Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 06h20
É preocupante
O governo estadual abre - aparentemente - 2013 em crise. Na esfera de segurança pública,muitas delegacias se queixam da falta de combustível e materiais de limpeza. Muitos fornecedores ainda se queixam de atrasos nos pagamentos, as chuvas danificaram a malha viária, etc, etc.
Para deslanchar
Para se ajustar a sua realidade econômica, o governo não esta poupando esforços. De um lado reduziu os comissionados – e foram centenas de demitidos – se ajustando aos rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal. O problema é que toda esta economia já está atingindo setores essenciais.
Mãe Joana
A política sempre foi uma casa da mãe Joana e tende a piorar. Como os políticos precisam de brechas para acomodações partidárias, cerca de 30 novos partidos estão em criação. Tem para todo gosto, desde aqueles que querem a volta da Monarquia até saudosos do antigo Arenão, o partido da ditadura.
Novos partidos
Entre idiotices, como a criação do Partido Pirata, tem iniciativas de maior projeção, como da presidenciável Marina Silva A legenda já começou a coleta de assinaturas e deverá acolher representantes de varias legendas tradicionais, com PSDB, PSB, PPS, PT, PDT e PSOL.
Os escândalos
Não fossem os escândalos que estouraram antes de suas posses, os ex-prefeitos Laerte Gomes (Alvorada do Oeste) e Roberto Sobrinho (Porto Velho) seriam respectivamente secretários da Casa Civil e da Agricultura do governo da Cooperação. Eles eram presidente e vice-presidentes da Associação Rondoniense dos Municípios-AROM...
Um rodízio
Em Porto Velhoos escândalos estavam tão banalizados nos últimos anos, que a Policia Federal fazia um rodízio nos últimos anos para atender a “demanda”. Era dia fazendo plantão na Assembléia Legislativa, outro no governo, na seqüência migrava para o Tribunal de Justiça, depois aparecia no Tribunal do Trabalho, daí pulava para a prefeitura e assim tocava a banda.
A transferência
Como já era esperado, desde o meio de semana, começou a transferência dos bandidos mais perigosos de Santa Catarina, que mesmo presos comandaram atentados em 30 municípios daquele estado desde o final do ano passado. E quando à coisa esta feia assim, lembram logo de Rondônia.Parte do bando já deve ter chegado.
Nem tatuzões
Nem com os “tatuzões” da prefeitura de Porto Velho em campo, a Secretaria de Obras conseguiu evitar o incômodo das alagações, com as fortes chuvas de quinta-feira – e com tanto lixo e entulho nas ruas acabaram entupindo as bocas de lobo e os canais que cortam a cidade. A grande verdade é que também falta cooperação do povão.
O putódromo
Esta surgindo o embrião de um “putódromo” em Londrina (PR), por iniciativa do vereador Roberto Fu (PDT). Ele quer um espaço próprio para a prática do lenocínio na cidade, afastando prostitutas, gays e travestis que exercem a profissão, dos bairros residenciais e da região central. A polêmica é grande.
Do Cotidiano
A lição e o peixe
Uma reflexão, digamos, mais acadêmica sobre os rumos da modalidade de assistência social que deve ser praticada no Brasil esbarra, de início, na dificuldade de estabelecer parâmetros de avaliação. Um exemplo: de quantos e de quais brasileiros estamos falando? Dos 16,2 milhões que vivem em situação de extrema pobreza, citados em pronunciamentos oficiais com base em dados de 2010 do IBGE? Ou dos 60 milhões que outras fontes situam abaixo da linha de pobreza? Não importa o tamanho do problema. Uma visão mais pragmática e próxima da realidade indica que a educação e a formação para o trabalho são os dois principais fatores para o resgate social. A educação, porque dotará o beneficiário de competências pessoais, senso crítico e consciência de seus direitos e deveres como cidadão. A formação para o trabalho, porque tornará esse mesmo cidadão independente, gerará autoestima e assegurará condições de uma vida digna a ele e à sua família.
Assim, os constituintes de 1988 foram sábios ao assegurar a todos os brasileiros o direito à educação e ao trabalho. Tanto assim que buscaram garantir o apoio aos menos favorecidos, estabelecendo no artigo 203 da Constituição Federal que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”, incluindo entre seus objetivos a promoção da integração ao mercado de trabalho (inciso III). Num Brasil que não é um país pobre, mas um país de muitos pobres, apenas a ação do governo, por mais ampla e bem intencionada que seja, não reduzirá as desigualdades sociais que condenam milhões à exclusão. A sociedade pode e deve dar sua contribuição, como as organizações do terceiro setor vem fazendo há séculos. Entre elas, é referência a atuação do CIEE, com o encaminhamento de 11 milhões de jovens estagiários e aprendizes ao mercado de trabalho e a oferta de dezenas de cursos e oficinas gratuitos, presenciais e à distância, destinados a estimular a formação integral das novas gerações. (Ruy Martins)
Via Direta
*** A prefeitura da capital ainda não marcou audiências públicas para discutir o futuro da nova rodoviária *** Os ribeirinhos começam a se preocupar com a possibilidade de enchentes também no Madeirão *** Os novos vereadores da atual legislatura na capital estão fiscalizando melhor o Executivo.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri