Quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 18h28
30 anos de ALE
Instalada, como Assembléia Constituinte em 1983, para elaborar a Carta Magna do estado, o Poder Legislativo Estadual nos seus 30 anos de atividades protagonizou uma série de escândalos com casos medonhos de rapinagem. No próximo dia 6 de agosto, a Casa de Leis comemora 30 anos da Constituinte envolta em mais uma crise, com a Operação Apocalipse.
Numa trajetória de escândalos, onde a rigor apenas a primeira legislatura conseguiu levar a coisa dentro da normalidade, o parlamento estadual seguiu uma enormidade de casos rumorosos a partir da gestão do jovem deputado Marcos Antônio Donadon a presidência nos anos 90. Cassado e preso, foi Donadon que abriu a porteira para as futuras mesas diretoras, aplicando-se quase o mesmo modus operandi.
Na era Carlão de Oliveira, um dos piores momentos, com Rondônia projetada pela mídia nacional como um dos estados mais corruptos do país. Seguiram-se pilantragens a granel, mas a atual legislatura conseguiria a proeza de gerar novo escândalo nacional, com envolvimento do crime organizado, sob forte influência do narcotráfico. Como fênix, vamos ressurgir das cinzas mais uma vez.
Se rastejando
O vereador Cabo Anjos, um grande traíra instalado no PDT, esta com os dias contados na sigla. Com indícios de enriquecimento ilícito, envolvimento na Operação Apocalipse, ele esta sendo chutado pelo Diretório Municipal. A sigla esta sendo passada a limpo e os cavalos de tróia vão ter que procurar outras paragens para fazer suas bandalheiras.
Muita gozação
Na Mira do 38, programa apresentado pelo jornalista Nilton Salinas, se transformou numa nova sensação, ao fazer a opção por descer a lenha nos políticos. Feito quase de forma artesanal, o pau canta e nele foi possível descobrir que o vereador Marcelo Reis se transformou no artilheiro do presídio Pandinha. É o Neymar dos presídios. Coisa de louco!
Mais suplentes
Depois da posse de Edvaldo Soares (PMDB-Ji-Paraná), os outros suplentes se alvoroçaram diante da possibilidade de também alçar vôo na Assembléia Legislativa. Alguns até passaram a visitar o Poder Legislativo estadual para sentir o gostinho, enquanto fazem vodu para os deputados na mira da justiça.
Era contra
Foi graças a Operação Apocalipse, desencadeada pela Policia Civil, que foi possível desnudar o crime organizado, o envolvimento de deputados, vereadores e dirigentes partidários com o narcotráfico, a lavagem de dinheiro através de concessionárias e garagens de veículos. Por isso é possível entender, porque o Ministério Público, através de um importante procurador, vetou a operação, tentando desmoralizá-la?
Recesso branco
O Congresso Nacional descobriu um jeitinho de entrar em recesso – não poderia porque é obrigado a votar antes da Lei de Diretrizes Orçamentárias – que vai se prolongar até o dia 31. Mas como deputados federais e senadores não são de ferro, bolaram um “recesso branco”, enquanto o projeto de reforma política foi chutado para depois de agosto e com um prazo de 90 dias para ser concluído.
Parou tudo
Enquanto esperam as coisas esfriarem – protestos de ruas e Operações policiais contra os políticos – os partidos pararam as conversações visando à formação de nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. Na verdade, os dirigentes estão esperando clarear mais o quadro político, bastante nublado nas últimas semanas. È preciso ver quem é quem nas paradas.
Via Direta
***A prefeitura da capital esta espichando a operação tapa-buracos para todos os bairros *** O Hospital Infantil Cosme e Damião se tornou motivo de orgulho para os governistas. Lá, segundo eles a coisa funciona *** Com a batata assando, na Operação Apocalipse, o Dr. Cidadão Alexandre Brito sumiu do mapa...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri