Quarta-feira, 5 de setembro de 2012 - 05h20
A diferença
Com a tendência de eleição em dois turnos, a pergunta que se faz é se haverá tempo – temos agora pouco mais de 30 dias - para os concorrentes tirar a diferença dos dois candidatos que vão liderando a corrida sucessória na capital, Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB). Joga-se agora contra o tempo.
Edição especial
O Diário da Amazônia já está em clima de festividades para seu 19º aniversário. A programação vai culminar com uma edição especial no próximo dia 13 de setembro. Com uma exposição de artistas e fotógrafos locais, prossegue aberta a visitações a semana de arte e comunicação deste diário.
A coincidência
Por coincidência, a data de inauguração deste Diário é a mesma do Território Federal do Guaporé (que originou Rondônia) e da TV Rondônia. Então a festa é maior, uma data histórica unindo dois grandes órgãos de comunicação e o território criado pelo então presidente Getulio Vargas.
Chá de sumiço
Nos bastidores políticos tem sido comentado o chá de sumiço do ex-governador Ivo Cassol (PP), atual senador e líder da oposição ao governo de Confúcio Moura (PMDB). Nos principais municípios do estado ele não tem participado ativamente da campanha deste ano. Será que deixou para a coisa para a reta final?
CPI da Emdur
Os vereadores começam a falar da instalação de uma CPI pra investigar as irregularidades já constatadas na Empresa de Desenvolvimento Urbano –Emdur. Como o governo municipal tem ampla maioria na Câmara de Vereadores, dificilmente às investigações vão causar algum dano à gestão do prefeito Roberto Sobrinho.
Na Época
O ex-prefeito Melki Donadon ainda não conseguiu registrar seu nome como candidato a prefeitura de Vilhena. Depois do novo escândalo divulgado pela revista Época envolvendo a família Donadon é até possível que desista da empreitada para sair do foco da grande imprensa.
A condenação
A conceituada revista focalizou na sua edição do final de semana a boa vida do deputado federal Natan Donadon, condenado a 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal e um dos casos mais marcantes de impunidade neste país. A matéria é assinada por Leandro Loyolla.
A arrecadação
Como não bastasse a queda no repasse de recursos federais nos últimos meses e o recuo na arrecadação de tributos estaduais, os prejuízos ao erário rondoniense devem aumentar com a queda nas exportações de grãos pela hidrovia do Rio Madeira cujo leito desce dia após dia.
As conseqüências
E por falar na severa estiagem que atinge a capital, também a região central do estado tem sido seriamente penalizada pela seca. No Distrito de Nova Aliança, na região de Urupá, o governo do estado foi obrigado a furar vários poços artesianos para atender as populações urbanas e rural da localidade.
Anualmente, milhares de turistas brasileiros vão ao exterior em busca de novidades e acabam se contentando com roteiros já sem surpresas, como Paris, Roma ou Nova Iorque, sem saber que o Brasil têm maravilhas ainda desconhecidas.
Uma delas, sem qualquer dúvida, é o Delta do Parnaíba, localizado no Piauí. Um dos três únicos deltas naturais do mundo, o Delta do Parnaíba é um santuário ecológico que abriga diversas espécies de aves, peixes e mamíferos de nossa fauna.
Suas praias, ilhas, lagoas e dunas são um espetáculo imperdível que a natureza proporciona aos privilegiados que têm a sorte de conhecê-las. O Delta do Parnaíba é formado por cinco braços: Luís Correia, Canárias, Caju, Melancieira e Tutóia. São mais de 80 ilhas e ilhotas espalhadas entre dunas, mangues e gamboas que abrigam diversas espécies da flora e fauna brasileiras, além de proporcionar ao visitante paisagens belíssimas.
O litoral do Piauí é privilegiado pela beleza de suas praias, capazes de atender aos caprichos de qualquer turista. Águas mornas e areias claras são suas marcas registradas. Elas se apresentam sob a forma de praias utilizadas para a prática do surf, áreas movimentadas, com muita música, badalação e também praias tranquilas, ideais para o descanso.
A Praia da Pedra do Sal é uma das praias mais belas do litoral piauiense. Caracteriza-se por um braço de formações rochosas adentrando o mar, dividindo o local em duas praias: Uma com águas calmas e outra com águas agitadas, próprias para a prática do surf.
Já a Praia de Atalaia é um local de agitação, movimento, som, festa e alegria. Diversos bares e restaurantes se destacam por toda a orla, oferecendo as mais diversas opções em frutos do mar e comidas típicas.
Situada no município de Parnaíba, a Lagoa do Portinho é um local de prazer e entretenimento. Suas dunas sinuosas e brancas contrastam com as águas escuras e uma densa vegetação, onde uma completa infra-estrutura receptiva oferece bares, restaurantes, espaços para shows, estacionamentos e atracadouros para lanchas. Competições de jet-skis, lanchas e windsurf contribuem para o visual jovem e movimentado da lagoa, onde, nos finais de tarde, se pode assistir a um belíssimo pôr-do-sol, um dos preferidos do litoral brasileiro.
Via Direta
*** A sucessão na OAB começa a agitar o pedaço *** Na oposição Andrey Cavalcanti vai se firmando, enquanto que na situação José Bandeira e Ivan Maquiavelli (este de Ji-Paraná) disputam espaço *** E Celso Cecatto desponta como um nome alternativo.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri