Segunda-feira, 8 de abril de 2013 - 18h33
A casa da Mãe Joana
A política sempre foi uma casa da mãe Joana, mesmo na época da ditadura militar quando Arena e PMDB tinham três sublegendas cada. Neste caso eram três partidos dentro do mesmo partido e com isso era possível as duas legendas lançar, numa disputa, até três candidatos a prefeito, por exemplo. Foi com o instituto da sublegenda, para exemplificar melhor, que o PDS (sucedâneo da Arena) elegeu três senadores da mesma agremiação em Rondônia em 1982.
O pau já cantava naquela época e tende a piorar. Como os políticos atualmente precisam de brechas para acomodações partidárias, cerca de 30 novos partidos estão em fase de criação. Tem sigla, caro leitor, para todo gosto, desde aqueles que querem a volta da Monarquia até os saudosos do antigo Arenão, o partido da ditadura.
Entre idiotices, como a criação do Partido Pirata, tem iniciativas de maior projeção, como da presidenciável Marina Silva, com o seu Base da Sustentabilidade. A legenda já começou a coleta de assinaturas e deverá acolher representantes de varias legendas tradicionais, com PSDB, PSB, PPS, PT, PDT e PSOL.
____________________
Bem distantes
As grandes causas rondonienses ainda estão distantes de serem alcançadas pela nossa classe política. Da recuperação da sucateada Unir, a Ponte Binacional em Guajará-Mirim, o que se vê de mais próximo de ser atingido é a recuperação das rodovias federais, algo que se tornou emergencial depois de um rigoroso inverno amazônico.
Pau cantou
No final de semana, durante passagem por Vilhena o deputado Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) desceu a lenha no governador Confúcio Moura e atacou também os senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol. Não poupou também o ex-senador Expedito Júnior, classificado de “assaltante”.
Poder paralelo
Enquanto os índios estão sendo massacrados em Rondônia, em outros estados tentam montar um poder paralelo, com a cobrança de pedágio. Na Amazônia, entre Humaitá e Apuí; entre Manaus e Boa Vista e na BR 117 que dá acesso a Boca do Acre. No Vizinho MT, o pedágio é cobrado entre Barra Dos Garças e Primavera. Não demora chega aqui.
Mania pega
A mania do pedágio indígena agora chega ao Nordeste atingindo Barra do Corda, no MA e Teresina, no Piauí. Na maioria das regiões do pedágio já existem saques aos caminhões – às vezes com atos violentos - com os índios armados até os dentes. É a reação dos índios ao abandono, fome e miséria.
Espaço disputado
Caso Bianco se decida pela disputa a Câmara Federal, vai ocupar espaço de antigos aliados, como os deputados Carlos Magno (na região da Bacia Leiteira) e Rubens Moreira Mendes (cujos redutos são Porto Velho e o Vale do Jamari). A decisão também prejudicaria Marcos Rogério (na região central).
Chá de sumiço
Os políticos que no poder – ou quando fora dele - tomam chá de sumiço em Rondônia pagam o preço. O primeiro foi Jerônimo, que ao morar em Brasília nunca mais ganhou eleição por aqui. Amir Lando no cargo de ministro abandonou as bases e não faturou mais nada. A última a sumir e pagar o preço foi à senadora Fátima Cleide.
Atentos
Atentos ao retrospecto dos derrotados, o casal Raupp adotou uma estratégia de revezamento para não deixar as bases na mão. Quando o senador Valdir – hoje cacique nacional do PMDB – não pode vir, vem a deputada Marinha. Boa sacada.
Via Direta
*** Confúcio ajustou Rondônia na Lei de Responsabilidade Fiscal. SP e PE não conseguiram ainda *** O médico Zé Augusto é o nosso entrevistado especial da semana e anuncia que vai pendurar as chuteiras *** A questão fundiária virou grave transtorno para Nazif.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis