Terça-feira, 24 de março de 2015 - 05h11
Obras ameaçadas
Podemos perder as esperanças de vez com a Ferrovia Norte Sul, trecho Vilhena Porto Velho. No final de semana a presidente Dilma “mãos de tesoura” Rousseff anunciou cortes de significativo bloqueio de recursos no orçamento da União recentemente aprovado pelo Congresso Nacional. Temos obras ameaçadas de sequer serem iniciadas em todo pais.
Estados com menor expressão política – como Rondônia –costumam pagar o pato em tempos de crise. Temos importantes obras em andamento como a recuperação das rodovias federais, a ponte do Abunã, que uniu lideranças rondonienses e acrianas, a ponte binacional em Guajará Mirim, a Usina Hidrelétrica de Tabajara ameaçada pelos cortes também. Não podemos perder causas como o esgotamento sanitário da capital tão protelado, o sistema de ampliação da rede de água a ser concluída já que metade da cidade padece de abastecimento.
Enfim, iniciamos a semana com as barbas de molho. As notícias de Brasília não são nada alvissareiras para a economia nacional.
Disputa definida
Em Brasília, esta praticamente definida a disputa pelo cargo de coordenador da bancada federal de Rondônia. Eram três deputados envolvidos na peleja: Marinha Raupp (PMDB), a abelha rainha da política de Rondônia, Nilton Capixaba (PTB) e Marcos Rogério (PDT). A ultima “pesquisa” mostrava Capixaba quase confirmado para o cargo mais dois anos. Será “reeleito”.
Novo comando
Em Porto Velho, depois da derrota do clã Moreira Mendes –Moreirão perdeu ao Senado e Xaropinho a Câmara dos deputados – o PSD trocou de comando. Assumiu o diretório municipal o ex-vereador Porfírio Costa com a missão de discutir as alianças para as eleições do ano que vem. O provável candidato a prefeito do partido é o deputado Hermínio Coelho.
A estabilização
Depois de consultas a algumas imobiliárias e a gerentes bancários foi possível concluir que temos uma estabilização no mercado de imóveis em Porto Velho, depois de um período com tendência de queda. A maioria das barbadas para venda já foram comercializadas. Já, no que se refere ao aluguel, imóveis com preço justo e boa localização encontram boa demanda, principalmente salas comerciais.
Reforma política
Há mais de três décadas o Congresso Nacional chuta para diante a reforma eleitoral. A novela Rei do Gado, reprisada atualmente pela rede Globo, já discutia o tema que já predominava – ao lado dos conflitos fundiários – a mais de duas décadas. Novamente os congressistas chutaram para frente às discussões, agora para o mês de maio.
Empregos e comércio
O mês de março entra hoje na sua última semana com recuo de empregos nas áreas de varejo e construção civil. É a tônica nos últimos dois anos, que também vê avançar o comércio nas avenidas Amador dos Reis (Eixo Tancredo/JK/São Francisco) e Jatuarana (eixo Eldorado/Caldinho/Conceição), enquanto que os lojistas do centro histórico começam a migrar por falta de estacionamento.
Via Direta
*** Existem centenas de mandados de prisão em aberto em Porto Velho *** Significa que todo cuidado é pouco nas ruas, nos bares, perto da rodoviária, etc. *** Muitos corruptos brasileiros estão mudando para Cuba e Venezuela. Porque será? *** Já, os criminosos de colarinho branco de Rondônia preferem a Bolívia. Tem até uma pousada em Guayará Mirim lotada deles...
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza