Quarta-feira, 17 de julho de 2013 - 18h10
Os bodes expiatórios
Com a crise provocada pela Operação Apocalipse nos meios políticos já se buscam bodes expiatórios em nome da governabilidade, na Assembléia Legislativa, no governo de Rondônia e na Câmara Municipal de Porto Velho. Que ninguém espere punições em massa, mas alguém vai pagar o pato – ao meio de alguns figurões, alguns deputados e vereadores, aqueles menos articulados.
Assim, os vereadores, os deputados e os governistas do Palácio Presidente Vargas se sentirão puros e castos até a próxima operação policial, já que as bandalheiras estão cada vez mais freqüentes. Como a Assembléia Legislativa e a Câmara de Vereadores estão em tempos de recesso, os trabalhos das comissões processantes foram chutados para agosto.
Eu não imagino o governador Confúcio Moura ou o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho penalizados, por vários motivos. O primeiro é que, de fato, não estão envolvidos com o tráfico de drogas; segundo porque os dois têm o poder nas mãos e são bem articulados; e por último, nesta altura do campeonato deixarão a briga no estilo dos macacos guaribas (como bem exemplifica o confronto entre ambos o jornalista Rubens Coutinho) para ver o que é possível salvar dos estragos já feitos nas suas carreiras.
Ano perdido
O primeiro ano de administração do prefeito Mauro Nazif (PSB) esta praticamente perdido. A prefeitura não dispõe de maquinário para deslanchar o setor de obras e ainda vai licitar. A burocracia emperra as coisas e até o aluguel ou aquisição das máquinas já estaremos em pleno inverno. E existe dificuldades até para adquirir cascalho.
Em ação
No programa “Na Mira do 38”, da TV Capital, apresentado pelo jornalista Nilton “Monstrão” Salinas, o deputado Lebrão (PTN) corregedor da ALE informou que logo que receba a documentação da justiça, a Casa de Leis vai acionar sua comissão processante para dar uma resposta à sociedade quanto a Operação Apocalipse.
A inocência
Lebrão lamentou a situação e garantiu que fará seu papel, doa a quem doer. Pessoalmente ele acredita na inocência do presidente afastado Hermínio Coelho, que poderá ser provada ou não durante as investigações. Lembrou o passado simples de Hermínio – um retirante nordestino- e o dele mesmo que já foi catador de papelão nas ruas, antes de virar empresário madeireiro.
Volta ameaçadora
Afastado quinze dias do cargo, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) volta ao cargo nesta quinta-feira, caso a justiça não prorrogue o prazo por mais quinze dias. Voltando as funções, a expectativa é que o quadro de tensão aumente entre o Executivo e o Legislativo já que Hermínio pretende pedir comissão processante e impeachment do governador. |
Em alta
O secretário de segurança pública Marcelo Bessa esta em alta. Depois de desvendar o envolvimento de políticos e empresários no crime organizado, a Policia elucidou um dos crimes considerados insolúveis, que era o estupro e assassinato da jovem Naiara. Bessa, que tanto incomoda os criminosos, tem demonstrado eficiência na pasta. Conter a alta criminalidade na capital, agora, é seu próximo desafio.
Bons tempos
Entre as legislaturas que fomentaram tantos escândalos na Assembléia Legislativa, os deputados mais antigos lembram que houve um hiato entre a gestão Carlão de Oliveira e Valter Araujo. Tanto nos primórdios da ALE com Bianco e Amizael, como mais recentemente nos idos de Neodi Carlos, a casa de Leis vivenciou tempos menos turbulentos.
Reforma política
Sem recesso, a Câmara dos Deputados começou a trabalhar numa proposta de reforma política. O grupo tem 14 deputados – nenhum representante de Rondônia – e os partidos se mostram divididos com relação às propostas apresentas até agora. O mais provável é que a coisa seja chutada para mais longe, sem valer para a eleição do ano que vem.
Via Direta
*** Novamente parada, a Rua da Beira agora é motivo de vexame para o governo estadual que assumiu tudo pomposamente *** Para continuar a coisa, a gestão Cooperação depende de projeto do Dnitt e já foi pedir penico para a Prefeitura *** Envolvido na Operação Apocalipse Alexandre Brito, o loquaz, continua sumido...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis