Quarta-feira, 19 de novembro de 2014 - 07h02
O novo desafio
Desde Jerônimo Santana, eleito prefeito de Porto Velho, em 1985, que o PMDB não emplaca vitória ao Palácio Tancredo Neves. De lá para cá, o partido sobreviveu na capital através de alianças apontando vices de prefeitos eleitos. Na última disputa, com o Dr. José Augusto, a legenda se dividiu e o resultado foi um desastre.
Com a reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB) nas eleições de outubro, o comando do PMDB volta a pensar na conquista da prefeitura de Porto Velho, mesmo tendo aliança com o PSB de Mauro Nazif. Ocorre que aliança estadual é uma coisa e aliança municipal é outra. Assim toca a banda.
A princípio o PMDB teria o empresário Mário Português como seu candidato a prefeito. Chegou a se filiar ao partido a convite do presidente nacional Valdir Raupp com a ficha abonada pelas lideranças regionais. Ultimamente, no entanto, Português se mostra reticente a enfrentar mais um pleito, optando pela continuidade de seus negócios com a Distribuidora Coimbra, a criação de gado confinado e plantio de soja.
A próxima eleição já tem como favorita Mariana Carvalho (PSDB), com Aluizio Vidal (PSOL) também em franco crescimento político.
Novo partido
Começa a se desenhar um novo partido no País para dar sustentação ao governo Dilma Rousseff, cuja gestão recebe defecções de parlamentares da base aliada. Em Rondônia preparam-se para aderir à nova legenda – idealizada pelos irmãos Ciro e Cid Gomes do Ceará – pelo menos um deputado federal, três estaduais e mais de uma dúzia de vereadores.
Nos bastidores
Corre nos bastidores políticos que o atual presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio (PSD-Porto Velho) será o grande líder da nova legenda em Rondônia e possível candidato a prefeito pelo novo partido, que vai juntar o PROS e mais meia dúzia de siglas. Lembrando que existe janela de transferência de parlamentares que permite a troca quando se trata da criação de novas siglas.
As tratativas
Falando-se em termos da eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa, por enquanto só temos uma chapa em formação, reunindo Maurão de Carvalho (presidente), José Hermínio (vice), Glaucioni Nery (secretaria). Existem entendimentos em andamento para uma composição com a base aliada, mas o governador Confúcio Moura anda arisco.
Uma pena
É realmente uma pena que o advogado Odacir Soares tenha que devolver o cargo de senador para o titular Ivo Cassol (PP-RO) nos próximos dias. O raposão mostrou qualidade no Parlamento. Além disto, apresentou projetos importantes para Rondônia e região amazônica, enquanto que Ivo além do despreparo para a função pode ser preso de uma hora para outra e até ser cassado.
Firme no poleiro
O deputado estadual eleito Cleyton Roque (PSB-Pimenta Bueno) se diz tranqüilo sobre os vodus fabricados por suplentes de deputados para tirá-lo do páreo. Ao mesmo tempo festeja a queda dos caciques Augusto Placa e Kaká Mendonça em seu território de caça aos votos – região de Pimenta, Primavera e São Felipe - com ambos em maus lençóis com a justiça
Via Direta
*** No município de Buritis a expectativa é que o ex-prefeito José Volpi (PT) assuma a cadeira do deputado Ribamar Araujo indicado pelo PT para a secretaria da Agricultura *** Os governadores reeleitos começam a fazer cortes no funcionalismo com vista ajustes a Lei de Responsabilidade Fiscal *** Em Goiás foram anunciados 16 mil cortes de comissionados.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina