Quarta-feira, 18 de setembro de 2013 - 21h14
Hermínio volta ao jogo
Salvo da guilhotina pelo Ministério Público, o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), presidente da ALE, volta ao jogo sucessório estadual. É claro, que algo chamuscado pela ação da Polícia Civil, na Operação Apocalipse, mas no cenário político estadual, entra na peleja como o inimigo público nº 1 do governador Confúcio Moura e, portanto, em condições de polarizar contra o Palácio Presidente Vargas caso a justiça mantenha o que foi pedido pelo MP.
Como até agora não surgiram candidatos realmente oposicionistas – Bianco, Testoni, e Expedito são da base aliada do governo e assim sendo, oposicionistas meia boca – e o petista Padre Tom tem sua campanha prejudicada por representar um partido mais sujo do que poleiro no estado, Coelho volta a cena com chances renovadas. Na volta ao plenário, depois de um período calado, voltou a bombardear o desafeto, o secretário de Segurança Marcelo Bessa.
Como o grande motor da política rondoniense é a raiva contra o governador de plantão, neste quadro, o reabilitado presidente do Poder Legislativo, volta em condições de galgar etapas numa disputa ao governo, para uma grande finale no segundo turno, possivelmente contra seu arquiinimigo, Confúcio Moura.
Nossos botos
É temporada de botos de duas pernas nas praias de Fortaleza do Abunã. O festival de Praia começa neste final de semana e as mulheres dos políticos já estão com a pulga atrás da orelha. Ocorre que em temporadas anteriores, esposas de políticos flagraram os maridos acampados com gatinhas, quando falavam aos familiares em pescar...
Trocas de partido
Os rumores dão conta de surpresas e trocas de partidos nos próximos dias. O ex-deputado federal Lindomar Garçon (PV) teria sido convidado a ingressar no PMDB de Valdir Raupp, os deputados Luiz Claudio (PTN-Rolim de Moura) e Neodi Carlos (PSDS-Machadinho do Oeste) estariam se transferindo para o PP de Ivo Cassol ou, ao PPS de João Cahula.
A impunidade
Quando Rondônia inteira esperava rigor na punição dos políticos envolvidos na Operação Apocalipse, o Ministério Público Estadual inocentou meio mundo. Dois pesos e duas medidas com relação à Operação Termópilas e aos envolvidos na Câmara Municipal de Porto Velho. Aqui é tudo às avessas, né?
Palestras
O jornalista José Luís Alves abre no final de semana palestras sobre a história da Semana Farroupilha e de Rondônia, no CTG Sinuelo do Norte, em Vilhena. No próximo dia 24 será a vez de Cacoal, com conferencias marcadas para o CTG local. Anteriormente, na mesma toada, o historiador já tinha feto este trabalho em Ariquemes e Rolim de Moura.
As possibilidades
Os governadoraveis seguem avaliando as possibilidades pelo interior do estado. Agora além do prefeito Alex Testoni, do ex-governador Bianco, o deputado Hermínio Coelho, o ex-senador Expedito e do deputado padre Tom, o prefeito de Rolim de Moura, César Cassol (PP) começa a correr trecho para ser se deslancha como candidato apoiado pelo seu irmão Ivo Cassol.
Aliança preferencial
O PMDB segue preferindo uma aliança Ariquemes/Ji-Paraná para a disputa as eleições ao governo do estado. Caso o vice-governador Ayrton Gurgacz opte por disputar qualquer outro cargo eletivo, o nome preferido da cúpula do PMDB para compor de vice seria o do ex-governador José de Abreu Bianco, também com base em Ji-Paraná e com boa penetração na capital.
Do Cotidiano
*** Com a minirreforma eleitoral aprovada pelo Senado à campanha começa oficialmente dia 7 de julho *** O sindicalista Daniel Pereira (PSB) é o ungido do prefeito Mauro Nazif para a Câmara dos Deputados *** Vários partidos enfrentam dificuldades para preencher a quota de mulheres exigida pela legislação eleitoral nas nominatas a ALE e Câmara dos Deputados.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina