Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Histórico de surpresas


Gente de Opinião

Histórico de surpresas

Nos meios políticos, o tema dominante a partir de agora é a eleição do novo presidente da Assembléia Legislativa dia 1º de fevereiro na reabertura dos trabalhos da nova legislatura. As indagações se multiplicam. Será que Maurão de Carvalho esta garantido? E Adelino Follador, por trás dos panos, esta montando sua chapa? E o governador Confúcio Moura aceitará a chapa de Maurão com Hermínio de  2º Vice presidente?

As duvidas, os pontos de interrogação ainda são muitos sobre a escolha que esta se afunilando. Os caciques estão se reunindo desde ontem para Gente de Opiniãobuscar um acordo em torno de uma chapa única.

Enfim, pelo histórico de surpresas, teremos suspense até o fim. Lembram do caso Silvernani Santos, favorito, aliado do governador José Bianco? Natanael Silva virou o jogo e faturou a parada. O histórico de viradas, na verdade vem desde 1986, quando Amizael Silva (PDS) bateu o favorito Amir Lando (PMDB) por um voto em cima da hora. A virada ocorreu no dia da eleição.

O caso mais recente foi de Valter Araujo que deu uma volta no governador Confúcio Moura, O governo tinha maioria, a bola, a torcida, o juiz e os bandeirinhas na mão e num baita vacilo acabou a oposição levar a melhor.

Pneus e entulhos

As soluções dos moradores para ruas e avenidas interditadas por buraqueiras ou por deslizamentos tem sido feitas através de manifestações pesadas com paralisação das vias com entulhos e queima de pneus. Foi assim na Estrada dos Japoneses e mais recentemente na estrada do Belmont. É que por bem as autoridades pouco se “sensibilizam”.

Jogo de empurra

A prefeitura de Porto Velho e o governo do estado precisam trabalhar em parceria ao invés de fazer o jogo de empurra como tem ocorrido na capital. Unidos seria possível retomar obras paralisadas, levar a frente da construção do novo terminal rodoviário, entre outras obras que se transformaram em clamor público da população. No mínimo  é preciso falar a mesma língua.


 

Pacote de medidas

Histórico de surpresas - Gente de Opinião

Já no batente depois de duas semanas de recesso, o governador Confúcio Moura pensa em tocar um pacote de medidas para melhorar a segurança pública no estado, um tanto abalada nos primeiros dias do ano. Equipar e aparelhar os organismos das polícias civil e militar principalmente nas regiões de Porto Velho, Ariquemes e Vale do Jamari, as mais afetadas.

A dragagem

Prometida reiteradas vezes nos últimos dois anos a dragagem do Rio Madeira acabou não acontecendo. Ora, se nem isto foi cumprido, como acreditar nas autoridades rondonienses que falam numa barreira de contenção no madeirão de 20 quilômetros a partir da Usina de Santo Antonio? Confúcio e Nazif têm falado nisto nas suas entrevistas, mas se depender de recursos da União podem tirar o cavalinho da chuva.

Contingenciamento

O governo federal está segurando despesas e obras importantes para Rondônia estão sendo suspensas, como a Ferrovia Transcontinental e a coisa deve ir para o mesmo caminho com a ponte binacional em Guajará Mirim que também ficou só na promessa e nem começou. É possível acreditar apenas na ponte do Abunã com as obras iniciadas e com as bancadas do Acre e Rondônia unidas pela causa.

Via Direta

***Considerados municípios bem estruturados, Rolim de Moura e Vilhena só agora pagaram agora os vencimentos de dezembro do funcionalismo *** A crise pegou em cheio o municipalismo rondoniense *** Alguns alcaides que buscavam projeção para jornadas políticas futuras, como Cesar Cassol na Zona da Mata acabaram se queimando.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)