Quinta-feira, 26 de setembro de 2013 - 18h01
A lei das cotas
Instituída em 1995, a lei que estabeleceu cotas para mulheres na política vai completar 18 anos no próximo dia 29, domingo. A coisa começou com a exigência de 20 por cento das mulheres como candidatas e hoje a percentagem aumentou para 30 por cento.
Mesmo com uma população feminina já acima da masculina no Brasil, as mulheres, que já elegeram Dilma Rousseff a presidência da Republica, não tem demonstrado interesse em disputar cargos eletivos. Os partidos políticos não estão conseguindo atender as cotas exigidas pela justiça eleitoral e começaram uma corrida contra o tempo para o lançamento de candidatas, cujas inscrições se encerram no próximo dia 4 de outubro.
Em Brasília, deputadas e senadoras, preocupadas com a situação lançaram a campanha “Mulher Tome Partido, Filie-se“ com apoio das Nações Unidas. Enfim, todos os esforços estão sedo envidados para que as siglas partidárias – agora são 32 – atendam os requisitos exigidos pela lei. Tem sido difícil convencer a mulherada a disputar cargos públicos, mesmo porque em campanhas elas são vitimas de toda sorte de calunias – mais do que os homens – e isto mais a desmoralização da classe política tem afastado o segmento das pelejas.
Homem bomba
Quase dois anos depois do escândalo Termópilas, o ex-presidente da Assembléia Legislativa, Valter Araujo (PTB) se entregou a justiça. Um clima de terror se instalou na classe política e empresarial com rabos felpudos, já que Araujo é considerado um baita homem bomba e se abrir o bico vai complicar e arrastar muita gente para o inferno.
Delação premiada
Como a coisa tem pinta de acordo com delação premiada, alguns deputados estaduais envolvidos na Operação Termópilas estão apavorados com a possibilidade de Araujo confirmar na justiça o célebre confinamento de um grupo de parlamentares num hotel luxuoso em Manaus e pagamento de propinas naquele episódio da eleição da mesa diretora da Assembléia Legislativa. Tem bombas estourando na aldeia.
A impunidade
Na contramão com a voz rouca das ruas, em âmbito federal os mensaleiros vão salvando o pescoço com a frouxidão das regras no Supremo e em Rondônia, além de todos os deputados estarem soltos – de todas as operações Dominó, Termópilas e Apocalipse – até o vereador mafioso Jair Montes acabou sendo libertado. É a desmoralização da sociedade brasileira em todos os níveis.
Aliança e exigência
O eixo de apoio da pré-candidatura do ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos ao governo do estado é formado pelo PSDC/PP/PPS/PR. Na primeira reunião da coordenação de campanha, outras siglas também se fizeram presentes como o PV e o PTN. Ao todo são dez agremiações políticas no projeto. Todas querem que o vice indicado seja de Porto Velho.
Apoio de Cassol
Além das costuras em andamento, a coalizão de Neodi já conta com as bênçãos do ex-governador e atual senador Ivo Cassol que liderava até pouco tempo as pesquisas de intenções de votos ao governo em todo estado. No primeiro encontro, o senador deixou bem claro que a família decidiu que nenhum nome do clã disputará cargo eletivo em 2014.
Assumindo o PR
O deputado Luiz Cláudio deixou o PTN e assumiu o comando estadual do PR, que era da empresária Jaqueline Cassol. Ele alinhava um acordo para disputar cadeira à Câmara Federal herdando as bases eleitorais do atual deputado Carlos Magno (PP), com impedimento perante a justiça eleitoral para disputar a reeleição.
As processantes
As Comissões Processantes da Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores de Porto Velho começaram a trabalhar visando um julgamento justo para os pilantras envolvidos na Operação Apocalipse. Como o MP estadual “inocentou” quase todos, no Poder Legislativo estadual, só restou à deputada Ana da Oito para pagar o pato por todos. Ela própria acredita que escapa, porque senão”vou abrir o bico”. Arre!
Via Direta
*** Com a aprovação do PCSS, os servidores da ALE voltaram à lua de mel com a mesa diretora da Casa de Leis *** Os funcionários mais antigos – com 30 anos de casa – começam a se aposentar a partir de fevereiro de 2014 *** O ex-prefeito Roberto Sobrinho continua quietinho da silva. Este apreendeu mesmo que falar demais é dar bom dia a cavalo...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri