Sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 19h15
Ícones em desgraça
Quem poderia imaginar que ícones da política rondoniense entrariam em desgraça na década passada? O então governador Ivo Cassol, no auge da sua popularidade, já projetava até disputar a presidência da Republica, espalhando outdoors por Brasília e outras capitais. De lá para cá uma sucessão de fatos colocou Cassol para baixo, a partir de condenações por improbidade, culminando com a recente confirmação do STF de mais de quatro anos de prisão em regime semi-berto.
No meio dos petistas, depois de uma vitória consagradora em 2010, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho se preparava para disputar o governo do estado. Acreditava-se então que teria um futuro promissor, mas ao final da sua gestão em 2012 vieram os processos, seu afastamento, a prisão de secretários e assessores do primeiro escalão. E as condenações se seguem.
Mas é na Assembléia Legislativa que se proporcionou recordes de lideranças em apuros com as prisões de presidentes da Assembléia Legislativa. Marcos Donadon, Carlão de Oliveira e mais recentemente Valter Araujo. É coisa de louco!
As convenções
Estamos a um passo do inicio das convenções partidárias – que começam agora em junho – e o cenário político rondoniense continua nublado. A carência de definições a disputa do governo estadual é tão grande que até os institutos de pesquisas estão se atrapalhando nas sondagens eleitorais. A catimba – e também as trairagens - é grande, torcida brasileira.
Enfraquecidos
A publicação do acordão do STF com a condenação do senador Ivo Cassol (PP-RO) foi um forte golpe nos aspirantes as candidaturas do bloco cassolista, Maurão de Carvalho e Jaqueline Cassol. Não poderão contar com o grande cacique em campanha, já que no regime semi- aberto terá que pernoitar na cadeia. Ivo já estava de asas crescidas de novo, mas acabou na vala comum.
Todo cuidado
Em toda eleição a população da capital, elege pelo menos uns três vereadores a Assembléia Legislativa. A partir de agora o eleitor deve ter mais cuidado com isto, já que os vereadores eleitos têm envergonhado Porto Velho até a medula e a atual safra de edis é bem mais desonesta que a dos deputados estaduais. Os deputados pelo menos puniram os envolvidos na Operação Apocalipse. Os vereadores se fizeram de gatos mortos.
Convenção tucana
Fontes do tucanato confirmam para o próximo dia 27 de junho a convenção estadual do PSDB e partidos alinhados – cerca de uma dúzia – para apontar os candidatos ao governo, vice, senador e aprovação das nominatas de postulantes a deputados estaduais e federais. As chapas proporcionais da coalizão se preocupam principalmente na disputa de cadeiras a Câmara dos Deputados.
Partido Verde
As informações sobre o controle do Partido Verde estão bem contraditórias. De um lado existe a noticia de que o ex-deputado federal Lindomar Garçon e seu grupo político tinham retomado a legenda. Neste caso o PV se atrelaria a candidatura de Confúcio Moura ao governo. De outro lado os tucanos garantem que o partido agora está sob mando de Expedito.
Via Direta
*** Os institutos de pesquisas locais estão em campo para a última rodada antes das convenções *** Com maquinário novo a prefeitura de Porto Velho estende as ações com tapa buracos e drenagem nos bairros *** Os Nazifs acreditam que vão recuperar o prestígio perdido no início da gestão até o final do ano, mostrando obras para a população.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina