Quinta-feira, 4 de junho de 2015 - 05h10
Catástrofes climáticas
O município de Porto Velho poderá ser beneficiado com proposta aprovada no início da semana pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional da Amazônia, que proíbe contingenciamento de verbas para municípios atingidos por catástrofes. É o caso da capital rondoniense que ainda sofre os efeitos de um desastre natural sem precedentes em 2014.
Conforme a matéria, a União fica obrigada a repassar automaticamente recursos para ações de apoio às famílias atingidas por catástrofes climáticas ou para educação em áreas afetadas. Se a coisa for levada a sério, Porto Velho e seus distritos serão beneficiados.
A tramitação segue o seu destino ainda em caráter conclusivo, passando pelas comissões de Finanças, Tributação e de Constituição e Justiça e Cidadania, a mais importante de todas.
O incrível da coisa é que com recente medida provisória os repasses da União foram tornados obrigatórios nestes casos. No entanto, segundo explicou o deputado Zeca Cavalcanti, autor da proposta, os recursos disponíveis continuam sujeitos a limitação e gastos por parte do governo federal. É coisa de louco.
Segurança pública
Por iniciativa do deputado Jesuino Boabaid (PT do B-Porto Velho), a Assembléia Legislativa volta a discutir o problema de segurança em audiência pública nos próximos dias. Já se sabe antecipadamente, que um dos problemas é a falta de policiais militares. Falta quase que a metade do necessário no estado.
A defasagem
O promotor de Justiça Shalimar Marques advertiu sobre a gravidade da situação em depoimento na ALE. Segundo ele, o estado tem uma defasagem de 50 por cento do efetivo da Policia Militar e em Porto Velho a situação é mais agravada, já que a defasagem chega a 75 por cento. Com isto pode se concluir a situação da nossa segurança pública. Salve-se, quem puder!
A expulsão
O PRB, que tem no comando de Rondônia o pastor Roberto Santos, foi o único partido a expulsar dos seus quadros políticos envolvidos em corrupção. A legenda expulsou o vereador Delson pelos seus malfeitos dando um bom exemplo na política. A medida merece elogios já que em outros partidos o que se viu foi acobertamento dos políticos pilantras presos nas operações policiais.
Bico do corvo
Os suplentes de deputado federal Amir Lando (PMDB) e Ernandes Amorim (PTB) estão mais otimistas com relação a assumir a titularidade na Câmara dos Deputados. Agora, além de Lúcio Mosquini e Garçon (PMDB) enrolados com a justiça, tem Nilton Capixaba (PTB) já com ação penal por crime de peculato no caso das ambulâncias.
A perplexidade
Causou espanto a recente divulgação sobre a situação carcerária no Brasil. Enquanto as prisões dos homens aumentaram em 70 por cento, entre 2005 e 2012, das mulheres o aumento foi de 146 por cento. Constata-se também que este elevado percentual tem tudo a ver com o envolvimento da mulherada com o tráfico de drogas, principalmente em Rondônia, Acre e Amazonas.
Via Direta
*** A família do jornalista Valdir Costa, assessor de imprensa da Assembléia Legislativa esta em luto com o falecimento de seu pai Jurandir. Meus pêsames a todo clã neste momento difícil *** Anomeação das regionais do DER tem causado disputas autofágicas entre os parlamentares da base aliada no governo de Rondônia. *** E faltam bombeiros para tanto fogaréu *** Quem em parente drogado esta pagando o pato: as contas são cobradas com surras ou a bala
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri