Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013 - 18h15
Aos poucos os pequenos municípios vão conquistando espaço na ALE-RO e Câmara Federal. Casos de Alto Alegre, (padre Tom, deputado federal) e de Brasilândia (Adriano Boiadeiro), Andreazza (Maurão de Carvalho), São Miguel (com Lebrão), Urupá, (com Edson Martins) como deputados estaduais.
A fragmentação
Na medida em que os pólos regionais, como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena se fragmentam, os municípios com eleitorados menores, se unindo, conseguem emplacar seus representantes. É o que mais tem ocorrido nos últimos anos.
Com otimismo Quem acompanha o dia-a-dia do governador Confúcio Moura constata um administrador confiante para os dois últimos anos de seu mandato. Moura acredita que 2013, por exemplo, será seu melhor ano frente ao Palácio Presidente Vargas, graças a investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em infra-estrutura. A dívida Por falar no governador Confúcio, ele afirmou que não esqueceu da sua dívida com Guajará Mirim, cidade onde conquistou o maior índice de votos até hoje numa disputa. Dentro do seu projeto de infra-estrutura para os municípios, a Pérola do Mamoré terá importante quinhão nos próximos dois anos. Dias contados
O governo do PMDB, entende, que até o problema de saúde, o mais grave da atual gestão, tem seus dias contados, com a experiência de Willians Pimentel a frente da pasta. Esta mesma visão otimista é salientada por vários deputados da base governista. Enfim, tudo, a conferir, |
De coalizão
O governo popular de Mauro Nazif, a exemplo da gestão estadual, é sustentado por uma coalizão de partidos. Com isto, temos no Paço Municipal, desde representantes do PSB e PDT, da aliança mãe, até indicações de outros partidos de apoio no segundo turno, como o DEM que indicou Leonel Bertolim, para Agricultura.
Com apego
Constata-se que os petistas tem um baita apego aos cargos. Com a Operação Termópilas, o PT rompeu com a mesa diretora e pediu que os seus filiados deixassem os cargos, fruto de acordo com Valter Araujo. Ninguém deixou. Agora, no rompimento com o governo, muitos petistas resistem em sair.
Partido Verde
Liderado no estado pelo ex-deputado federal Lindomar Garçon, o Partido Verde comemora nesta quinta feira, 27 anos de existência e um programa especial vai ao ar pela TV aberta. A legenda teve o auge com Marina Silva disputando a presidência da República em 2010.
Santo da Ferrari
Fico imaginando qual será o próximo lance de iluminação divina a ser concebida pelo marketing político local. Que tal aquele político que busca projeção – o santo da Ferrari - carregar uma cruz nas costas, como um autêntico pagador de promessas? A coisa já deu certa e elegeu muita gente pelo País afora...
A partir da proposta de aproveitar espaços urbanos ociosos para oferecer hospedagem a jovens viajantes dispostos a ir além dos caminhos apontados pelo turismo convencional, o arquiteto Guilherme de Vasconcelos, da Universidade Federal de Minas Gerais, cunhou um projeto que pode mudar face e economia do turismo.
Seus hotéis-cápsulas instalam novas possibilidades de hospedagem em locais antes improváveis e não passíveis de receber construções, por ser de emprego provisório e não permanente. Vasconcelos abre o leque de possibilidades de sua proposta arquitetônica ao sugerir que um morador do imóvel com espaços ociosos que esteja interessado em empreender opções turísticas de temporada alugue ou compre uma cápsula para ser colocada no terraço de sua casa ou no quintal, por exemplo.
A ideia do arquiteto mineiro segue a mesma lógica de iniciativas como o CouchSurfing e o Bed and Breakfast, que viabilizam serviços de hospedagem colaborativa a partir de comunidades virtuais.
O CouchSurfing é um serviço de hospitalidade com base na Internet com mais de um milhão de membros em mais 180 países. O serviço se baseia numa proposta bem simples: alugar o sofá da sala para viajantes de passagem.
A proposta de Guilherme Vasconcelos, por sua vez, oferece o quarto de dormir inteiro, com suas cápsulas modulares e desmontáveis, que funcionem como quartos itinerantes de hotel itinerantes. É o que ele chama de “alternativa físico-digital para otimizar o potencial turístico de cidades em todo o mundo.
Em todos os lugares há espaços subaproveitados, como topos de casas e de prédios, que podem ser utilizados para abrigar cápsulas. Como as peças se encaixam, é possível montar acomodações de diferentes tamanhos, desde uma pequena suíte até uma edificação maior.
O projeto foi idealizado para que as cápsulas sejam facilmente montadas por duas pessoas em menos de um dia. A estrutura proposta é de painéis de fibra de vidro e isopor – combinação de materiais que oferece resistência, leveza e tem baixo custo.
Os painéis possuem baixa condutividade térmica, garantindo um ambiente confortável e independente do clima externo, diferenciando as cápsulas dos módulos de contêineres já usados para outras finalidades.
Via Direta
*** Na capital, os vereadores predadores já tratam de queimar secretários municipais possíveis concorrentes a ALE no ano que vem *** Macário da saúde é um deles *** Os políticos estão doidinhos para antecipar 2014 e já estão entrando em campo.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis