Sábado, 25 de janeiro de 2014 - 18h05
Ivone, a pedrinha
Comparando as primeiras sondagens eleitorais do ano, a ex-primeira dama Ivone Cassol pré-candidata do PP ao governo do estado é o nome que mais cresce na oposição na corrida sucessória estadual. Já tem pesquisa com a esposa do ex-governador Ivo Cassol em segundo lugar e seu nome há pouco foi colocado nos discos de rodadas de pesquisas.
Com o governador Confúcio Moura (PMDB) indeciso em disputar o pleito, com o prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) desistindo da peleja, o candidato do PT Padre Tom liderando um partido que se afundou no estado, Bianco (Democratas) com receio de entrar em campo, Maurão de Carvalho (PP) e Neodi Carlos (PSDC) ainda verdes para uma disputa deste porte, Ivone vai crescendo desde os campos de soja do Cone Sul a Bacia Leiteira de Jaru.
E Dona Ivone neste momento passa a ser uma pedrinha do sapato do pré-candidato Expedito Junior (PSDB) já que disputa e divide com ele a mesma base eleitoral nas regiões do Café, Zona da Mata, Médio Guaporé e Cone Sul. Cassol sequer poderia imaginar que a solução para voduzar o desafeto Expedito era caseira. A ficha suja de Ivo não tem colado em Ivone, o que é outro fato interessante. Temos um fenômeno eleitoral para estudar. Coisa de louco!
Um acordo
PMDB e PDT chegaram a um acordo com relação às eleições de outubro. Os partidos vão liderar o eixo de apoio ao projeto de reeleição do governo Confúcio Moura ao Palácio Presidente Vargas e de Acir Gurgacz (PDT) ao Senado. A questão da indicação do vice-governador Airton Gurgacz (PDT) a reeleição também estaria embutida no pacto.
A decisão
Com a aliança selada entre PMDB e PDT, falta o governador Confúcio Moura anunciar que é realmente candidato. Da sua boca até agora não saiu o anuncio do projeto de reeleição e isto tem gerado inúmeros boatos sobre uma possível desistência. Como o governo chutou para março sua decisão, antes disto, tudo fica no terreno das especulações.
Pesquisa do PT
É possível imaginar o PT liderando a disputa ao governo em Rondônia depois de mensalão, dinheiro na cueca e tanta desmoralização em Brasília, na Assembléia Legislativa do estado, na prefeitura de Porto Velho com Roberto Sobrinho, vexame na disputa a prefeitura em 2012? Na pesquisa publicada pelo PT rondoniense sim! Coisa de louco!
Lugar certo
Caro leitor, confira neste domingo no Rondônia Debate, no SGC, a participação do secretário de Segurança Marcelo Bessa. Tem as estatísticas na ponta da língua, uma memória de elefante e vive em lua de mel com a opinião publica em razão da eficiência no combate a bandidagem. O cara certo, para o lugar certo. Um cara que o crime organizado gastou uma fortuna para desmoralizar, mas não conseguiu.
As gerações
As gerações futuras serão beneficiárias do trabalho do secretário Bessa e do procurador Reginaldo Trindade – considero ambos grandes personagens de Rondônia de 2013 no combate a rapina, ao tráfico de drogas e as raposas felpudas. E existe uma coincidência na vida dos dois: ambos foram vitimas e calunias e missas encomendadas pagas pelo crime organizado.
PSB nas paradas
O Diretório Nacional do PSB já esta estudando o lançamento de candidaturas aos governos estaduais para fazer as dobradinhas com o presidenciável Eduardo Campos. Já tem equipes de trabalho nas linhas de frente em vários estados, inclusive em Rondônia a cúpula nacional estuda um nome para a missão.
Via Direta
*** A ponte sobre o Rio Caracol na BR 364, sentido Jacy-Paraná precisa de reparos *** Um dos pilares já está meio solto, conforme constaram pescadores habituais que praticam o esporte na região *** A cada escândalo de rapinagem mais o eleitorado fica revoltado com a classe política. Não passa semana sem estourar golpes no estado.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri