Sábado, 25 de janeiro de 2014 - 18h05
Ivone, a pedrinha
Comparando as primeiras sondagens eleitorais do ano, a ex-primeira dama Ivone Cassol pré-candidata do PP ao governo do estado é o nome que mais cresce na oposição na corrida sucessória estadual. Já tem pesquisa com a esposa do ex-governador Ivo Cassol em segundo lugar e seu nome há pouco foi colocado nos discos de rodadas de pesquisas.
Com o governador Confúcio Moura (PMDB) indeciso em disputar o pleito, com o prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD) desistindo da peleja, o candidato do PT Padre Tom liderando um partido que se afundou no estado, Bianco (Democratas) com receio de entrar em campo, Maurão de Carvalho (PP) e Neodi Carlos (PSDC) ainda verdes para uma disputa deste porte, Ivone vai crescendo desde os campos de soja do Cone Sul a Bacia Leiteira de Jaru.
E Dona Ivone neste momento passa a ser uma pedrinha do sapato do pré-candidato Expedito Junior (PSDB) já que disputa e divide com ele a mesma base eleitoral nas regiões do Café, Zona da Mata, Médio Guaporé e Cone Sul. Cassol sequer poderia imaginar que a solução para voduzar o desafeto Expedito era caseira. A ficha suja de Ivo não tem colado em Ivone, o que é outro fato interessante. Temos um fenômeno eleitoral para estudar. Coisa de louco!
Um acordo
PMDB e PDT chegaram a um acordo com relação às eleições de outubro. Os partidos vão liderar o eixo de apoio ao projeto de reeleição do governo Confúcio Moura ao Palácio Presidente Vargas e de Acir Gurgacz (PDT) ao Senado. A questão da indicação do vice-governador Airton Gurgacz (PDT) a reeleição também estaria embutida no pacto.
A decisão
Com a aliança selada entre PMDB e PDT, falta o governador Confúcio Moura anunciar que é realmente candidato. Da sua boca até agora não saiu o anuncio do projeto de reeleição e isto tem gerado inúmeros boatos sobre uma possível desistência. Como o governo chutou para março sua decisão, antes disto, tudo fica no terreno das especulações.
Pesquisa do PT
É possível imaginar o PT liderando a disputa ao governo em Rondônia depois de mensalão, dinheiro na cueca e tanta desmoralização em Brasília, na Assembléia Legislativa do estado, na prefeitura de Porto Velho com Roberto Sobrinho, vexame na disputa a prefeitura em 2012? Na pesquisa publicada pelo PT rondoniense sim! Coisa de louco!
Lugar certo
Caro leitor, confira neste domingo no Rondônia Debate, no SGC, a participação do secretário de Segurança Marcelo Bessa. Tem as estatísticas na ponta da língua, uma memória de elefante e vive em lua de mel com a opinião publica em razão da eficiência no combate a bandidagem. O cara certo, para o lugar certo. Um cara que o crime organizado gastou uma fortuna para desmoralizar, mas não conseguiu.
As gerações
As gerações futuras serão beneficiárias do trabalho do secretário Bessa e do procurador Reginaldo Trindade – considero ambos grandes personagens de Rondônia de 2013 no combate a rapina, ao tráfico de drogas e as raposas felpudas. E existe uma coincidência na vida dos dois: ambos foram vitimas e calunias e missas encomendadas pagas pelo crime organizado.
PSB nas paradas
O Diretório Nacional do PSB já esta estudando o lançamento de candidaturas aos governos estaduais para fazer as dobradinhas com o presidenciável Eduardo Campos. Já tem equipes de trabalho nas linhas de frente em vários estados, inclusive em Rondônia a cúpula nacional estuda um nome para a missão.
Via Direta
*** A ponte sobre o Rio Caracol na BR 364, sentido Jacy-Paraná precisa de reparos *** Um dos pilares já está meio solto, conforme constaram pescadores habituais que praticam o esporte na região *** A cada escândalo de rapinagem mais o eleitorado fica revoltado com a classe política. Não passa semana sem estourar golpes no estado.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina