Sexta-feira, 2 de maio de 2014 - 20h18
O grupo da morte
Com a contagem regressiva já rolando para as convenções partidárias, o que se vê nos bastidores políticos é uma série de indefinições tanto nas alianças majoritárias como nas proporcionais. A novidade é a formação de um chapão vitaminado, liderado pelo PMDB a Câmara dos Deputados, onde se pretende eleger a bancada inteira, com oito cadeiras em disputa.
Dentro desta perspectiva, formariam a super-chapa o PMDB de Confúcio, o PDT de Acir Gurgacz, o PSB de Mauro Nazif, o PTB de Nilton Capixaba, o DEM de José Bianco. Cogita-se ainda, a entrada do PT neste grande balaio, onde o PMDB é grande bicho papão para as cadeiras com Marinha Raupp (Rolim de Moura), Lindomar Garçon (Porto Velho), Lucio Mosquini (Jaru) e Mário Português (Porto Velho). Acredita-se que Nilton Capixaba (PTB-Cacoal) e José Bianco (DEM-Ji-Paraná), sejam os outros grandes puxadores de votos para o agrupamento.
Com adversários de tamanha envergadura puxando votos, postulantes coadjuvantes de outras siglas desta coalizão esperam surpreender e conseguir um lugar ao sol.
Vejo aí a formação de um verdadeiro grupo da morte, mesmo porque dificilmente a aliança governista fará bancada inteira. O mais provável é que eleja cinco deputados, já que a oposição vem aí também com outra poderosa aliança. Volto ao assunto.
Pela indicação
Na semana passada, lideranças políticas apresentaram mais um nome para ser indicado para vice da chapa do governador Confúcio Moura (PMDB) a reeleição. Trata-se do deputado estadual Eurípedes Lebrão. O atual governador até agora nada disse a respeito da escolha do vice e as cobranças neste sentido estão aumentando nos últimos dias. Já, o PSB esta fechada na indicação de Mário Medeiros e parte do PT quer o deputado Anselmo de Jesus.
Nas paradas
O ex-senador Odacir Soares, o raposão, pediu autorização para o poderoso chefão Ivo Cassol (PP) para também ser pré-candidato ao governo do estado, como já foram Carlos Magno e Maurão de Carvalho. Outros também já foram indicados e tiveram as asas aparadas caso de Neodi Carlos que se sentiu traído e pulou para os braços de Expedito Junior. Raposão já deve sair nas próximas pesquisas. Antigamente ele gostava mesmo era de videntes prognosticando suas vitórias.
Embaralhando
E com tudo isto Cassolão vai embaralhando o jogo e protegendo o nome da sua esposa Ivone, que é verdadeira ungida do grupo ou enrolando os petistas com entendimentos seguidos com o Padre Tom e seu grupo político. Ele ainda arruma tempo para brigar com o irmão, o prefeito licenciado de Rolim de Moura César Cassol. Arre, Ivo gosta é de confusão mesmo.
Os esforços
Aproveitei feriado para percorrer as ruas que foram inundadas pelo Rio Madeira na região portuária do Cai N’àgua, constatando os esforços da população em retirar logo a lama deixada e retomar logo as atividades comerciais. Com tantos sedimentos, o Rio Madeira deixou uma verdadeira prainha entre o terminal fluvial de passageiros e o Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Peleja ao Senado
Aos poucos o Frentão, que também esta montando uma forte nominata à Câmara dos Deputados, vai definindo sua chapa para a disputa do governo ao Senado. Com a impossibilidade do deputado Moreira Mendes disputar o Senado por sua condição de ficha suja, o Frentão deve entrar em campo com Expedito Junior (PSDB) ao governo e José Hermínio Coelho (PSD) ao Senado, em dobradinha.
Via Direta
*** Com o regime de chuvas alterado pela formação dos grandes lagos das usinas, Porto Velho assiste um replay do ano passado *** Chegamos em maio e o verão reluta em assumir seu lugar no pódio *** Trocando de saco para mala: com as próprias pernas, de mãos dadas, os comerciantes vão arrumando a região portuária no pós cheia.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina