Quinta-feira, 10 de outubro de 2013 - 17h50
Limpando a barra
Aos poucos o governador Confúcio Moura (PMDB) vai limpando a barra em Porto Velho, cujo eleitorado foi decisivo na sua vitória de 2010. Pensar que até um ano atrás estava mais sujo do que poleiro? Era mais xingado do que juiz de futebol e a oposição o taxava de frouxo, banana, etc, etc.
Já se vê uma nova imagem se formando na capital, pavimentando seu projeto de reeleição – que ele insiste em não confirmar gerando candidaturas paralelas como a de Mário Português – calcada em alguns pontos. Os principais são pagamento do funcionalismo em dia, melhorias na saúde pública, asfaltamento da periferia. Além disto, a economia do estado vai bem e nosso PIB tem crescido acima da média nacional.
A gestão do PMDB foi protagonista de dois grandes escândalos – Termópilas e Apocalipse – mas incrivelmente a culpa perante a opinião pública ficou mais para o lado dos deputados. Na primeira gestão de Ivo Cassol ele também teve seus caros rumorosos, mas os deputados da época também acabaram pagando o pato. Em ambos episódios as responsabilidades deveriam ter sido compartilhadas, né?.
A coisa não esta ainda no ponto de Confúcio ganhar a eleição na capital, onde tradicionalmente os governadores de plantão levam peia. Mas sua situação já é bem melhor do que a vivenciada em anos anteriores.
Nos estados
As lideranças nacionais do PSB e da Rede de Sustentabilidade começaram a tratar das candidaturas nos estados a partir de encontros em São Paulo e no Pernambuco. Em Rondônia, havendo chapa ao governo, os nomes serão escolhidos de comum acordo, com Eduardo Campos indicando o candidato ao governo e a Rede, de Marina Silva o Vice. Mas quem???
A decadência
Nos anos 70 o Edifício Rio Madeira, com vista privilegiada para o por do sol do Madeirão e Palácio Presidente Vargas, era o maior arranha céu de Rondônia, com seus cinco pavimentos. Com o tempo, mesmo num dos pontos mais centrais da cidade, veio à decadência. O prédio esta sem elevador e o condomínio esta decretando falência afugentando os inquilinos para outros endereços.
A emancipação
Como se sabe, o distrito de Nova Califórnia é parte integrante do município emancipado de Extrema, com processos aprovados na Assembléia Legislativa, com plebiscito realizado, etc. Fazendo de conta que nada disto aconteceu alguns politiqueiros estão liderando um movimento pela autonomia de Nova Califórnia, o que pode entornar o caldo de vez na independência de Extrema, que ainda não saiu do papel.
Profissionais
Os bancários berraram com relação a denuncia do comunicador Euclides Maciel, de que existiam populares contratadas a R$ 120,00 para fazer greve no lugar deles, mas é o que mais tem ocorrido nos últimos anos. Os sindicalistas depois de vinte dias de greve, se acomodaram, como também fazem os sem terra lá pelas bandas de São Paulo nas temporadas de invasões de terras. São muitos estranhos no ninho.
PDT rachou
O PDT esta rachado quanto à sucessão presidencial. Uma parte quer desembarcar logo do governo federal para apoiar a candidatura do governador do Pernambuco Eduardo Campos a presidência – agora com apoio de Marina Silva – e outro pleiteia a permanência do ministro Manoel Dias no Ministério do Trabalho e os cargos regionais.
Em Rondônia
Já, em Rondônia, os pedetistas estão se reunindo para acertar o passo quanto às questões relacionadas à eleição do novo diretório municipal de Porto Velho e sobre a propalada expulsão ou não do vereador Cabo Anjos, aquele do caso Apocalipse. Existem duas alas se digladiando e por isto, as coisas estão sendo discutidas com cautela.
Via Direta
*** Continua enorme a procura pelas inscrições nas casas populares do Conjunto Orgulho do Madeira na Vila Mariana *** Isto mostra que a demanda por moradias populares segue crescente, mesmo no período chamado de pós usinas *** O grupo político do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) se prepara para lançar candidatos a ALE, Câmara dos Deputados e Senado.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina