Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Mais vereadores para que? Para trocar o nome de ruas?


Pela duplicação

A viúva do deputado federal Eduardo Valverde, Mara Regina trabalha no projeto da duplicação da BR-364 que tem causado tantas tragédias nos últimos anos. Para tanto, ela conta com todo o apoio da bancada federal de Rondônia cuja coordenação esta a cargo da deputada Marinha Raupp. Mara considera esta bandeira essencial já que a obra poderá evitar tantas vidas ceifadas.

 

Gestão conturbada

A nau da Câmara de Vereadores de Porto Velho sofre turbulências. A gestão do presidente Cláudio Padaria sofre denuncias pelo esquema de publicidade, sem respaldo legal e pelo surgimento de marajás e funcionários fantasmas. É lamentável: esperava-se mais transparência da atual mesa diretora

 

Mais vereadores

E ao meio de maracutaias rolando pelos legislativos, os vereadores da capital conspiram um projeto para ampliar de 16 para 21 o número de cadeiras já para as eleições do ano que vem. Alguns suplentes mais caras-de-pau pedem que a proposta seja votada já e que a lei seja validada desde agora. Mais vereadores para que? Para trocar o nome de ruas?

 

Será verdade?

Por falar em mazelas na Câmara de Vereadores, recebi queixas a respeito da conduta dos chamados “políticos de faculdades”. Nas campanhas mais recentes, ventilou-se que candidatos ligados a faculdades particulares da capital distribuíram bolsas de estudo em troca de votos. A coisa precisa ser mais bem investigada pela justiça, mesmo porque tem bolsista reclamando que foi ludibriado. Será verdade?

 

Nos presídios

A expectativa geral em Rondônia, é que com o mutirão desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no estado, vários problemas sejam resolvidos junto aos oito mil encarcerados rondonienses, a maioria pelo tráfico de drogas. Os trabalhos iniciados em Vilhena, prosseguem durante a semana, ao longo da BR-364.

 

Sedes modernas

A iniciativa do ex-governador Ivo Cassol em levantar um moderno Centro Político e Administrativo em Rondônia – que será concluído agora e inaugurado por Confúcio Moura em agosto – serviu de inspiração para que cidades como Cacoal e Ariquemes construíssem modernas e arrojadas instalações para suas prefeituras.

 

Pólos regionais

Dos principais pólos regionais de Rondônia, Ji-Paraná se tornou o patinho feio, com a sede da prefeitura mais defasada. O Palácio Urupá foi construído ainda no final da década de 70. Por isso o vereador Marcos Rogério (PDT) já trabalha num projeto para a construção do CPA local. Afinal, Ji-Paraná, a capital da BR não pode ficar por baixo.

 

Bulliyng político

Para se defender das acusações geradas por sua agressão a um repórter da Rádio Bandeirantes, o senador Roberto Requião (PMDB) criou a figura do “bullliyng político”. A partir de agora, pelo que se vê, cada político criticado pelas suas falcatruas vai se queixar da mesma coisa. Francamente, Requião não teria uma desculpa mais esfarrapada?

 

Do Cotidiano
 

Reservas perenes?

Mais vereadores para que? Para trocar o nome de ruas? - Gente de OpiniãoUma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. Um sedento, no futuro, poderá ser um homem desesperado: ainda que cercado de água por todos os lados, ela será imprópria para seu consumo, muito cara ou destinada a outras finalidades que não sejam matar a sua sede.

Os dois principais inimigos da água necessária ao consumo humano foram criados pelos próprios seres humanos: primeiro, a contaminação hídrica; segundo, as necessidades alimentares. 

Para produzir um quilo de arroz são necessários 1.900 litros de água. A produção de um quilo de carne de frango consome 3.900 litros. E para produzir um quilo de carne de gado é preciso investir cerca de 5.800 litros de água.

Quando exportamos fartas toneladas de produtos agrícolas e carnes, estamos exportando com eles uma quantidade imensa das nossas melhores águas. E essas preciosas águas, que valerão no futuro muito mais que grãos ou carnes, não são acrescentadas ao preço dos produtos exportados. simplesmente vão como bônus.

 A questão que sobra dessa realidade, para a qual muitos brasileiros estão completamente desavisados, é se a atual fartura de águas será eterna ou ao menos conseguiremos evitar exportar tanta água de graça.

O biólogo Helcias Bernardo de Pádua, que vem se dedicando a pesquisas referentes ao consumo e aos estoques de água, afirma que, no tocante às reservas hídricas, o Brasil é atualmente o país mais rico em toda a Terra. Dispõe de 13,7% da água doce existente, além de ter a maior área úmida extensiva do planeta.

Parece muita água, sem dúvida, mas para que ela seja tratada e conduzida às torneiras urbanas é necessário um investimento que vai além de simplesmente captar e canalizar o líquido.

“Para produzir 33 metros cúbicos por segundo de água tratada”, diz o professor Pádua, “uma estação como o Guaraú, no município de São Paulo, se gasta em média 10 toneladas de cloro, 45 toneladas de sulfato de alumínio e mais 16 toneladas de cal − por dia!”

São produtos químicos caros, substâncias lançadas na água com a necessária finalidade de tratá-la, mas que no final irão se depositar ou criar combinações químicas em outros meios (lodo, organismos, microssólidos), alterando a qualidade do ambiente em que se instalam.

 

Via Direta

*** Durante a semana, dois partidos da base aliada do governador Confúcio Moura (PMDB) vão desembarcar no Palácio Presidente Vargas pedindo mais espaço *** O PC do B pleiteia uma secretaria porteira fechada para David Chiquilito. *** E o Partido Verde, do deputado Lindomar Garçon pede a mesma regalia.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)