Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego


 

Em Guajará Mirim

A ALE-RO terá sessão itinerante hoje em Guajará Mirim. Durante todo o dia os parlamentares vão ouvir as reivindicações da população e discutir os problemas da Pérola do Mamoré. Como se sabe, a fronteira passa um momento difícil e aquela situação exige um plano de recuperação.

Dia das Filiações

Com a filiação do empresário Marcito, advindo do quadro dos Democratas, o PDT realiza o seu Dia de Filiações no próximo dia 13, sábado, em Ji-Paraná. A legenda, que tem na presidência estadual o senador Acir Gurgacz, pode anunciar na ocasião o seu pré-candidato para o Palácio Urupá, sede da prefeitura local.

Muito trabalho

Mesmo com avanços em Porto Velho na regularização fundiária na pavimentação das ruas e obras de vulto como a urbanização e a construção do terminal fluvial de passageiros, o próximo prefeito vai ter muito trabalho para melhorar a coleta de lixo, água e esgoto, transportes coletivos, concluir viadutos, além da construção de uma nova rodoviária.

Mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego - Gente de OpiniãoSan Gabriel

Com o lançamento do condomínio de luxo San Gabriel, do empresário Adélio Barafaldi, o mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego neste ciclo das usinas para os clientes abonados. Já, no tocante a empreendimentos para a classe média, as vendas têm sofrido quedas seguidas nos últimos 60 dias.

Mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego - Gente de OpiniãoSinuca de bico

Se no plano administrativo havia a justificativa da suspensão dos Jogos Escolares-JOER pelas maracutaias, na esfera política a coisa se revelou num desastre. Estudantes e professores já estudam até passeatas pelas ruas como forma de protesto e a classe política – inclusive os deputados da base governista já estão tomando as dores da comunidade estudantil.

Torrar recursos

As coisas esquentaram de vez com as declarações do novo secretário da Educação, Júlio Olívar, afirmando que o JOER “servia apenas para se desviar e torrar recursos”. Felizmente para a gestão “Cooperação” o PT agora é governista, assim como o PC do B e eles e fazendo de mortos com, seus sindicatos, as coisas vão esfriando.

Mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego - Gente de OpiniãoTrocando de mãos?

Nos bastidores corre a informações dando conta que um grupo empresarial estaria adquirindo o controle acionário do tradicional jornal Alto Madeira, a caminho de 100 anos de circulação. O mesmo grupo também prepara o lançamento de um diário no Cone Sul do estado, com sede em Vilhena.


Em revoada

Como andorinhas com as asas quebradas e cheias de dor, os imigrantes rondonienses que foram para Portugal na década passada estão de volta numa grande revoada. A maioria deles, da região central – Ouro Preto, Ji-Paraná e P. Médici – voltam à terrinha se queixando do desemprego e da crise econômica vivenciada pelos portugueses.

Do Cotidiano

O computador do futuro

Mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego - Gente de OpiniãoExiste uma teoria tibetana da invisibilidade segundo a qual uma pessoa que entrar discretamente em determinado ambiente pode sair dele sem ser lembrada, como se fosse invisível. E se não foi vista por ninguém é porque estava realmente invisível.

Michal Lipson tem suas próprias impressões, inclusive práticas, a respeito da invisibilidade. Filha do astrofísico norte-americano Reuven Opher, professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) e coordenador do projeto temático Nova Física no Espaço – Formação e Evolução de Estruturas no Universo, ela viveu no Brasil até os 19 anos, quando saiu para voar mais alto.

Na verdade, saiu para mergulhar nos estudos em fotônica do silício, que há dez anos, quando ela começou, era uma atividade considerada no mínimo perda de tempo. A proposta de substituir os elétrons por fótons (porções minúsculas de luz) no transporte de dados dos processadores de computação não cabia na cabeça dos sábios da época, não tão distante assim.

Michal admite que era uma proposta ousada, mas foi por isso mesmo que, ao insistir nesses estudos, ela conseguiu figurar nas enciclopédias modernas entre os pioneiros nessa área, mesmo ainda bastante jovem, sendo já um dos nomes mais respeitados entre os especialistas que desenvolvem um novo paradigma da arquitetura de hardware.

Esse novo paradigma será o computador com componentes fotônicos, tecnologia que permitirá retomar o ritmo do aumento de velocidade dos processadores e tornar possível a construção de objetos de ficção científica, tais como os mantos de invisibilidade.

Além de herdar a veia científica do pai, Michal é irmã da também astrofísica Merav Opher, professora da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, que investiga a evolução de ondas de choque e camadas não-lineares de plasma associadas ao vento solar.

Michal Lipson fez os dois primeiros anos de graduação em física no Instituto de Física da USP, concluindo o curso em 1992 no Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), instituição na qual também fez o mestrado e o doutorado em física.

 

Mercado imobiliário de Porto Velho, ainda mostra fôlego - Gente de OpiniãoVia Direta

*** Guajará Mirim já está preparada e pintada nas cores de azul e vermelho para a disputa de Boi-Bumbá *** Hotéis e pousadas já estão com reservas lotadas na fronteira para este final de semana *** Em Cacoal se realiza mais uma Feira Exposição Agropecuária, mostrando a pujança do agronegócio rondoniense.
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)