Quinta-feira, 7 de agosto de 2014 - 19h37
Pelo voto nulo
A primeira reação ao registro das candidaturas de tantas figuras carimbadas e envolvidas em crimes eleitorais em Rondônia é o início de uma campanha pelo voto nulo na capital. A situação foi constatada ontem em alguns bairros e o movimento se espalhando por aí. Será que em outras cidades rondonienses também esta acontecendo à mesma cosia? Quiçá seja um movimento nacional em andamento já que a mesma coisa – fichas sujas e seus parentes na disputa - ocorreu em outros estados também.
Encontrei um grupo de pessoas trabalhando ontem neste sentido na região do Areoclube. Justificavam a medida pela falta de confiança na classe política e a desilusão crescente de uma grande parte da sociedade. Acreditam que isto servirá para marcar posição e demonstrar claramente as autoridades o descontentamento vigente.
É algo a ser analisado sob a luz da sociologia também. Cheguei a questionar o movimento, se isto não iria facilitar as coisas para os corruptos, etc, etc. Estão com a cabeça feita e me disseram que a coisa prospera também entre professores, funcionários públicos e profissionais liberais.
Dr Rodolfo Viana Pereira faz um comentário sobre o voto nulo
Se a campanha pelo voto nulo tomar maiores proporções, aqueles possíveis candidatos que apostavam no voto de protesto devem ser os mais prejudicados já que pelo que vi este povo não acredita nem em renovação dos quadros políticos regionais. Coisa de louco!
“Veja também:
Dr Rodolfo Viana Pereira esclarece o voto proporcional para deputados
Projeto eleições
O jornal Diário da Amazônia, Rede TV, Rádio Alvorada, Rádio Globo e Portal do SGC definiram ontem seu projeto conjunto para as eleições. Os debates ente os candidatos ao governo serão realizados nos dias 21 de setembro, as 21 horas e havendo segundo turno no dia 26 de outubro, com apresentação do experiente jornalista Solano Ferreira nosso diretor de jornalismo de toda rede de comunicações.
A dragagem
Mesmo com muito atraso com relação ao prometido, a dragagem do Rio Madeira anunciada pelo Ministério dos Transportes para começar em setembro vem em boa hora. Será parte importante da estratégia para minimizar os efeitos de uma nova cheia no Rio Madeira, que conforme as estimativas vigentes deve voltar a transbordar em 2015. Os ribeirinhos já estão de cabelos em pé.
Cone Sul
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) cumpre agenda neste final de semana no Cone Sul rondoniense onde vai prestar contas do seu mandato sobre os benefícios colhidos através de suas emendas para os municípios da região. Em Vilhena, Acir lembra que existem muitos brizolistas que vestem camisa do PDT inspirados nos ideais do ex-governador Leonel Brizola
Relatório do CREA
Com cerca de 260 páginas, o relatório do CREA sobre a enchente histórica do Madeira é um estudo valioso que deveria ser incorporado imediatamente pelas esferas municipais, estaduais e federais. Impressionam os apontamentos detalhados sobre os impactos ambientais - dos Andes a foz do Amazonas -, as responsabilidades das usinas e das necessidades urgentes para evitar uma nova enchente.
O reforço
Com o registro da candidatura do ex-deputado federal Lindomar Garçon, o PMDB vem reforçado para a peleja da Câmara dos Deputados. O partido do governador Confúcio vai a campo com um bom time escalado: 1- Marinha Raupp (Rolim) 2 – Lucio Mosquini (Jaru) 3 –Lindomar Garçon (Porto Velho) 4- Amir Lando (Porto Velho) 5 – Marcelo Bessa (Ji-Paraná), entre outros.
Via Direta
*** Expedito Junior é ótimo para organizar comícios e carreatas desde os idos de 90 quando entrava em cena nos comícios ao som do tema da vitória de Airton Sena *** Foi criando clima de eleição, com muito foguetório, que ele abriu sua Campanha ao governo em Porto Velho e Candeias na quarta-feira *** Trocando de saco para mala: a expectativa é grande para a primeira pesquisa do Ibope e para o primeiro debate entre os governadoraveis.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri