Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição


Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição - Gente de Opinião

Enfim, na segunda-feira, teremos um dia decisivo
no confronto da oposição com o prefeito Mauro Nazif.
O que será de nós com tanta confusão?

"ACORDARAM UM LEÃO", DIZ NAZIF
Reveja reportagem da TV Candelária/Record


 


O s    p r i m e i r o s    l a n c e s

Nos bastidores começam as articulações
pela disputa do comando da ALE

Com os ânimos acirrados das eleições passadas já se acalmando, uma nova disputa chama atenção nos meios políticos rondonienses. Trata-se da eleição da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, tendo de um lado o deputado Maurão de Carvalho (PP-Ministro Andreazza) e, de outro, como seu oponente, o deputado Jean de Oliveira (PSDB-Porto Velho).Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição - Gente de Opinião

Acredita-se que o atual presidente da Casa de Leis Hermínio Coelho estará ao lado de Maurão de Carvalho, enquanto nas paliçadas do de Jean, o ex-presidente do Poder Legislativo, Carlão de Oliveira. Os primeiros lances no tabuleiro já foram dados e nos próximos dias será a vez do Palácio Presidente Vargas sinalizar seu apoio para um candidato, talvez o peemedebista Edson Martins (Urupá).

Diferentemente de pleitos anteriores não se vê grandes orquestrações políticas. Os tempos são outros, e os parlamentares querem ficar longe de desgastes com confinamentos em fazenda ou em hotéis espetaculares, com lances cinematográficos.

Os deputados novatos começam a ser contatados pelos possíveis candidatos a presidência. Neste sentido Maurão de Carvalho vai largando na frente.
 



 

F r o n t e i r a s    a b e r t a s

Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição - Gente de Opinião

O testemunho dos pilotos do avião seqüestrado em Pontes de Lacerda – e já vendido na Bolívia - por narcotraficantes na fronteira com o Mato Grosso e liberados na selva, caminhando dias até chegar a Guajará Mirim, deixa bem claro a situação desguarnecida de nossas fronteiras na Amazônia, com a Bolívia, Peru e Colômbia, os maiores produtores de cocaína do mundo.

O que os pilotos disseram, a rigor, não é nenhuma novidade. Na fronteira, a cada trecho, de alguns quilômetros, existem pistas clandestinas. O tráfico de cocaína, de armas e de cigarros rola solta na fronteira do Vale do Guaporé e sem a devida vigilância. Faltam homens e equipamentos para fazer frente aos poderosos cartéis formados por bolivianos, peruanos e colombianos.

Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição - Gente de Opinião

Nossas fronteiras estão desprotegidasGente de Opinião
e o narcotráfico tomou conta

Até agora, a União apenas tem prometido agir nas fronteiras. Lembro que as viaturas aéreas não tripuladas, as chamadas Vants, compradas de Israel para controle do espaço aéreo não entraram em operação depois de dois anos. Nenhum destes drones de grande alcance foram vistos nos céus rondonienses até hoje.

Como o tráfico de drogas é um dos principais motivos da criminalidade no Brasil – as prisões estão superlotadas de traficantes – espera-se que em seu novo mandato a presidente Dilma não esqueça desta situação alarmante.


A   i n s t a b i l i d a d e      p o l í t i c a

Sempre comparo Rondônia a um vulcão, prestes a entrar em erupção, jogando lava para todos os lados. Recém saímos de uma eleição acirrada, com lama para todo lado, no âmbito estadual, eis que uma nova convulsão política explodiu com parte dos vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho tentando aplicar o impeachment (o afastamento) do prefeito Mauro Nazif por 90 dias.Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição - Gente de Opinião

Em cada confusão de ordem política, quem acaba penalizada é a população, como temos visto em tantos casos. Ainda mais em episódios de afastamentos temporários quando se sucedem as liminares, com entra e sai do prefeito, ocasionado problemas e soluções de continuidade.

Em décadas passadas já vimos situações semelhante em alguns municípios. Vou citar o caso de Pimenta Bueno, onde por força de liminares se trocava de prefeito quase toda a semana. Foi mais de um ano até a situação clarear. No Paraná, tivemos o afastamento no inicio do ano do prefeito Edgar Bueno, em Cascavel. O opositor fez uma festa danada na posse e do dia seguinte, o prefeito afastado reassumiu o cargo e esta empoleirado até hoje.

Enfim, na segunda-feira, teremos um dia decisivo no confronto da oposição com o prefeito Mauro Nazif. O que será de nós com tanta confusão?

Na segunda-feira teremos um confronto decisivo
entre prefeito e a oposição

Na 2ªfeira teremos um confronto decisivo entre prefeito e a oposição - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)