Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Na eleição das reviravoltas, mais desistências na capital


Na eleição das reviravoltas, mais desistências na capital  - Gente de Opinião

Ao meio de uma série de reviravoltas e boatos durante o dia de ontem, e reuniões políticas que se prolongaram até a madrugada de hoje, quatro pré-candidatos caminhavam para a desistência da disputa da prefeitura de Porto Velho. Pelos mais diferentes motivos, Mauro Nazif (PSB), Miguel de Souza (PR), Lindomar Garçom (PV) e Mariana Carvalho (PSDB) ameaçavam deixar a peleja 2012.

Verdade ou não, isto será confirmado ou desmentido até as convenções de amanhã, dia 30, prazo final atribuído pela justiça eleitoral para a homologação dos nomes escolhidos.

Numa eleição onde se cogitou um recorde de candidaturas – quase uma dúzia – no afunilamento das convenções partidárias a redução de postulantes promete ser a tônica. Houve até desistência da desistência, como foi o caso de Hermínio Coelho (PSD), que voltou ontem às articulações buscando atrair para sua renovada candidatura, os Democratas de José Bianco e o PR de Miguel de Souza.

Sobre o deputado federal Mauro Nazif (PSB) a desistência se encaminhava ontem pela falta de alianças. Ele paralisou sua campanha já faz 30 dias. Já, com relação ao ex-deputado federal Lindomar Garçom (PV), com problemas na justiça eleitoral, ele negociava ainda ontem seu apoio com Mário Português da Frente Popular e com o PMDB, que ainda tinha um candidato a prefeito definido.

No que refere a Miguel de Souza (PR), a renuncia da sua postulação tem tudo a ver com a falta de parceiros no seu projeto. Ele chegou a se reunir com o deputado Hermínio Coelho (PSD), presidente da Assembléia Legislativa e com o ex-governador José Bianco (DEM) para acertar seu futuro, na tarde de ontem, aceitando até a possibilidade de ser vice numa composição com o PSD. Miguel também tratou de alianças com a ex-senadora Fátima Cleide a candidata do PT, mas nada até a noite tinha ficado acertado.

Outra provável desistência que se comentou nos bastidores seria da vereadora tucana Mariana Carvalho. Nas primeiras sondagens de ontem ela teria constatado rejeição entre os tucanos e, prejuízos eleitorais irreversíveis na aliança com o ex-vereador Guilherme Erse (PSD). Neste caso, também se propalou numa candidatura solo no ninho tucano, mas sem acordos firmes com outras siglas, seria outro nome a abandonar a campanha 2012.

As alianças ontem eram povoadas de incertezas. Se de um lado se falava que a petista Fátima Cleide já teria acertado receber seu vice do PMDB, ao mesmo tempo buscava composição com Miguel de Souza (PR) Enfim, hoje e amanhã serão dois dias longos e extenuantes para a classe política.

Fonte: Carlos Sperança
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)