Segunda-feira, 2 de setembro de 2013 - 18h01
No olho do furacão
Como nos anos 90, com a chamada bancada do pó, Rondônia entrou novamente no olho do furacão, exprimindo perante a grande mídia, o que existe de pior na política brasileira. A falta de vergonha do parlamento brasileiro no episódio da cassação – negada pelo Congresso Nacional– do deputado federal rondoniense Natan Donadon chutou nosso estado novamente para as manchetes dos jornais e ao horário nobre dos noticiários das redes de rádio e televisão.
Não bastava Natan participar da roubalheira ocorrida na Assembléia Legislativa, acabou se transformando em protagonista de mais um caso rumoroso, enxovalhando nosso estado até a medula. Juntamente num momento em que Rondônia vivencia um momento difícil, com políticos e empresários envolvidos com o narcotráfico, com vereadores presos a granel em vários municípios e cinco deputados estaduais sob investigação no Legislativo do estado.
Num estado onde se superfatura até o pão da merenda escolar, e se paga com recursos públicos consultas aos pais de santo, se vota maciçamente em fichas sujas, sanguessugas e rapinadores do erário. Por isto deu no que deu. Que sejamos mais atentos nas eleições do ano que vem, renovando nossos quadros políticos nas urnas com mais critérios.
Campus da Fiocruz
A exemplo de tantas capitais brasileiras que tem como marcos turísticos obras do consagrado do arquiteto Oscar Niemeyer, Porto Velho terá a sua. Conforme revela a Revista Época, o projeto do campus da Fiocruz em Porto Velho, ao custo de R$ 900 mil, leva a chancela do escritório do famoso arquiteto.
Prédio da Assembléia
A nova sede da Assembléia Legislativa – cujas obras avançaram muito nos últimos meses - também terá influencia do escritório de Niemeyer. A idéia, como se recorda, partiu do atual presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho, como uma justa homenagem de Rondônia ao arquiteto do século, ainda antes do seu falecimento.
Obra arrojada
As linhas arquitetônicas arrojadas estão norteando a construção da nova sede do Parlamento estadual, cuja edificação será mais uma marca da modernidade rondoniense, anexa ao centro cívico, que reúne o Centro Administrativo, os tribunais, o teatro estadual, etc. O conjunto destas obras esta se revelando um baita cartão postal de Porto Velho.
Prazo curto
Dois presidenciáveis estão com prazo curto – até outubro – para definir partido e poder participar das eleições de 2014. De um lado, Marina Silva, que tem dificuldades para regularizar o Rede de Sustentabilidade, de outro José Serra, que não tem controle do PSDB, que prefere Aécio Neves, mais jovem e com mais energia para enfrentar a presidente Dilma.
Minirreforma
Todas as atenções se voltam para a votação da minirreforma eleitoral, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, programada para acontecer nesta quarta-feira.
Para valer nas eleições do ano que vem, o texto tem que subir a plenário para ser aprovado até o final deste mês de setembro. O tempo urge e ruge.
A estimativa
Pela estimativa divulgada pelo IBGE 2013, o município de Porto Velho passou dos 486 mil habitantes. Ji-Paraná conta com quase 130 mil, e Ariquemes superou a casa dos 101.000. Porto Velho é a quarta cidade mais populosa da Amazônia, só perdendo para Manaus, Belém e Ananindeua, mas já supera capitais importantes, como Florianópolis (SC) e Vitória (ES).
Via Direta
*** Com tantas ossadas de bovinos jogadas pela periferia, se conclui que o abate clandestino tem sido enorme nas redondezas da capital *** Olho vivo, vigilância sanitária: é a saúde da população em risco *** Pelo IBGE 2013, Vilhena passou Cacoal e Rolim emparelhou com Jaru.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri