Quarta-feira, 2 de janeiro de 2013 - 18h01
Época das chuvas
Festa da posse
Em clima de festa, os prefeitos eleitos tomaram posse terça-feira em Rondônia, exceto o alcaide de Alto Alegre, que já tinha assumido na sexta-feira. A maioria deixando de ser estilingue para ser vidraça, em plena época das chuvas.
Em Porto Velho
Com o secretariado só anunciado na posse, o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB) assumiu um orçamento de R$ 1 bilhão por ano e uma herança pesada, em virtude dos escândalos que redundaram no afastamento do prefeito anterior e na prisão de vários secretários.
Temas polêmicos
Num discurso emocionado, o prefeito lembrou sua trajetória – inclusive as peias – e não evitou temas polêmicos como a moralização do sistema de transportes coletivos e a questão do lixo. Deixou claro que não haverá caça as bruxas e os crimes praticados por Sobrinho devem ser investigados pela Justiça.
Do secretariado
Do secretariado anunciado, vários nomes especulados foram confirmados, como Mario Medeiros (Administração), Macário Barros (Saúde), Jorje Elarrat (Educação). Surpresas também existiram como o coronel Gutemberg (Semtram). Gilson Nazif assume Obras, área que vai enfrentar as alagações, buracos, etc.
Prestigiando
O governador Confúcio Moura prestigiou as posses em Buritis e em Porto Velho, reafirmando compromissos com o prefeito Mauro Nazif com quem pretende estabelecer parcerias. Acreditava-se que ele se faria presente a sua base, em Ariquemes e em Guajará, onde teve sua maior votação em 2010.
Quadro alterado
E o quadro sucessório estadual já está bem alterado para 2014 com dois possíveis governadoraveis inelegíveis: o ex-senador Expedito Junior e mais recentemente o senador Ivo Cassol. Além deles, o ex-prefeito Roberto Sobrinho também virou fumaça, com carimbo de ficha suja.
Os ajustes
O governador Confúcio Moura busca com seus últimos ajustes viabilizar seu projeto de reeleição em 2014. Ele procura colocar nos postos chaves nomes mais cascudos, para enfrentar uma difícil travessia, como Willians Pimentel, na Saúde. Por isto, outras mexidas estão a caminho.
A ruptura
O PT ao se afastar do governo do PMDB de Rondônia começa planejar seu futuro. Já é um inicio para juntar os cacos, depois do envolvimento dos seus próprios dirigentes no escândalo da Saúde e no recente afastamento do prefeito Sobrinho e da prisão de vários secretários.
Um fracasso
Na ruptura entre o PT e o PMDB é certo que o sujo não pode falar do mal lavado, mas uma coisa é absolutamente certa: a aliança foi um fracasso em todos os sentidos, haja vista o que se viu nas eleições municipais quando ambos levaram pau nos principais colégios eleitorais do estado.
Do Cotidiano
A pecuária tem sido constantemente apontada como um importante segmento emissor de Gases do Efeito Estufa (GEE). O processo de fermentação no rumem dos bovinos gera metano, gás que é jogado na atmosfera por meio da flatulência ou eructação do animal.
Tradicionalmente, para melhor compreensão dos estudos relativos ao tema, o metano, assim como outros gases de GEE, é convertido para CO2 (carbono) na apresentação dos resultados. Estudo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) indica que apesar de responder por aproximadamente 42% das emissões de GEE do País – desconsiderando queimadas e desmatamentos – a pecuária tem um significativo potencial de sequestro de carbono promovido por meio das pastagens.
No entanto, segundo Rodrigo Paniago, presidente da Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável (APPS), relatórios como, por exemplo, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) ignoram esta vantagem de fixação de carbono no solo como um contraponto a emissões baseadas apenas em metano.
De acordo com Paniago, em palestra na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), realizada em junho, um cálculo mais exato das emissões de GEE da pecuária precisa separar, de modo claro, o que é emitido pelos animais e o que é sequestrado pelas pastagens.
A Feira teve em 2012 sua 18ª edição, promovida no Centro de Exposições Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. Maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo, a Feicorte se destaca como principal vitrine do setor.
Em 2012, o Centro de Exposições Imigrantes recebeu cerca de 25 mil pessoas, entre pecuaristas, profissionais, estudantes e demais interessados em sua programação variada, destacando 120 eventos paralelos, entre reuniões, seminários, workshops, conferências, palestras e cursos, além de julgamentos e leilões de varias raças bovinas.
Participaram mais de 4 mil animais, de 20 raças entre bovinos, caprinos e ovinos (Brahman, Santa Gertrudis, Tabapuã, Canchim, Limousin, Simental, Simbrasil, Nelore, Angus, Bonsmara, Caracu, Senepol, Wagyu, Guzerá, Brangus, Hereford, Braford e Sindi, Dorper,White Dorper, Santa Inês,Texel,Suffolk, Anglonubiano, Boer entre outros).
Via Direta
*** O anuncio do secretariado do prefeito Nazif foi feito quase de improviso no Clube Talismã *** Sem a nominata nas mãos, o prefeito precisou do auxilio para se lembrar de alguns nomes *** Isto, porque algumas escolhas aconteceram de última hora.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis