Sexta-feira, 13 de julho de 2012 - 05h03
Tem vice na capital com o prazo de validade vencida. A situação tem se agravado, devido às primeiras sondagens demonstrando que juntar água e óleo na em Porto Velho é o caminho mais rápido para ladeira abaixo. Alguns candidatos perceberam a cilada que se meteram, outros ainda não.
A flexibilização
Mas há quem esta feliz com seu vice como é o PT, que colocou no mesmo palanque Fátima Cleide e Miguel de Souza. Veja abaixo nota assinada pelo coordenador de campanha da coligação Inácio Azevedo, cuja aliança coloca lado a lado a rainha da transposição e o vice-governador dos demitidos.
È a felicidade!
“Como leitor da sua coluna, tenho que concordar que existe a possibilidade de alguns vices de outras coligações “rodar” nos próximos dias. No caso da Coligação “Juntos Para Fazer Mais”, que têm como candidata a prefeita Fátima Cleide (PT) e a vice Miguel de Souza (PR), quero registrar que estamos satisfeitíssimos com o nosso vice Miguel de Souza”.
Na sabatina
O Diário encerra hoje, com Jader Silva (PSTU) a primeira rodada de entrevistas com os candidatos a prefeitura de Porto Velho. Ontem foi sabatinado o ex-deputado Lindomar Garçon (PV), cuja matéria publicaremos hoje. Depois do perfil e da trajetória dos candidatos, entraremos na semana que vem com sabatinas sobre os programas de governo.
Com o corte de benefícios para o funcionalismo público por 120 dias, o governo Cooperação esta jogando caminhões de água fria na candidatura de José Augusto na capital. Os sindicatos se preparam para berrar alto e quem pode pagar o pato nas urnas é quem não tem culpa de nada: o candidato a prefeito do PMDB.
Pelo que se vê por aí, caberá ao prefeito eleito em outubro dançar com a mais feia do baile em janeiro, assim que assumir. Vou trocar em miúdos: em 2012 não teve reajuste na capital e os proprietários das empresas já estão com as planilhas prontas para pressionar o Paço Tancredo Neves
Os boatos começam a se alastrar atingindo este ou outro candidato. Aqueles com a campanha menos ativa, acabam sendo alvo dos boateiros, como a dupla Mariana Carvalho (PSDB) e Guilherme Erse (PSD), cogitados para desistir. Os tucanos garantem que tão firmes nas paradas.
Lançamento oficial
É hoje, às 19 horas, o grande lançamento da campanha Fátima Cleide e Miguel de Souza, que pilotam a aliança “Juntos para Fazer Mais”. O evento acontecerá no Mirante 2,5 e a previsão é de uma grande arrancada do partido que controla o poder no município por quase oito anos.
Clima de eleição
Percorri alguns bairros ontem e constatei que ainda não existe clima de eleição na capital. A coisa só vai esquentar com alguma baixariazinha, seja do tipo de pesquisa fraudada – tão comum nesta época de campanha – ou a publicação de dossiês com candidatos com rabo comprido.
“Verdades Inventadas” foi o título escolhido para uma experiência no mínimo curiosa quando se trata de inovar na educação. Antecessoras das atuais novelas da TV, mundialmente qualificadas de soap operas (óperas de sabão, pois inicialmente eram patrocinadas por marcas de sabão em pó), as radionovelas marcaram época no rádio, prendendo famílias inteiras em casa para ouvir longas dramatizações, tais como O Direito de Nascer (1951), do cubano Félix Caignet, e Jerônimo, o Herói do Sertão, do brasileiro Moysés Weltman (1953).
A Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, colocou no ar, por meio de da Rádio UFSCar, emissora vinculada à instituição, uma radionovela que narrou de forma lúdica às descobertas científicas de Laura, uma adolescente fictícia de 15 anos. “A ideia não foi criar uma ficção científica e sim histórias baseadas em reflexões sobre o dia a dia da protagonista”, disse o coordenador do projeto, professor Adilson Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar.
A produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), iniciativa da universidade que conta com o apoio da FAPESP e do CNPq, foi dividida em 37 episódios de 10 minutos cada. O roteiro foi baseado na temática do tempo, no qual as atividades cotidianas de Laura a levam a aventuras imaginárias nas quais interage com cientistas e pensadores como Albert Einstein, Charles Darwin, Júlio Verne, Marie Curie e Isaac Newton.
No curso dessas experiências, sempre acompanhada por uma tia pesquisadora, o avô aventureiro ou um amigo, Laura acaba assimilando o conteúdo dominado por cada um desses célebres cientistas. Embora a protagonista seja uma personagem do primeiro ano do ensino médio, Oliveira destacou que a nova rádio-dramaturgia é destinada a todas as idades. Verdades Inventadas não foi produzida pensando no público infanto-juvenil, ela não tem essa linguagem. Esperamos atingir o público geral, pois o objetivo principal é a divulgação científica.
O projeto radiofônico surgiu a partir das ideias discutidas no LAbI e contou com a atuação de 30 participantes, entre profissionais de áreas como comunicação, rádio e dublagem, além de estudantes da UFSCar.
Via Direta
***Deputados federais brigam pela liberação recursos de emendas parlamentares com o Palácio do Planalto *** É o mesmo cenário vivenciado em Rondônia *** Novos dias de turbulências chegando...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri