Quinta-feira, 29 de maio de 2014 - 19h07
O abate clandestino
O Estado de Rondônia conta atualmente com um dos maiores rebanhos de bovinos do País - mais de 12 milhões de cabeças – e com o preço da carne lá nas alturas, muitas fazendas tem sido assediadas por ladrões. Com isto, parte da demanda de carne suprida pelos açougues e supermercados tem origem clandestina, o que é uma temeridade para os consumidores.
Chamou atenção no inicio da semana, em audiência da Comissão da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Rural, pronunciamento do deputado federal Afonso Hammm (PP-RS) a respeito do crime de furto dos animais pelo Brasil afora. A situação além de prejudicar toda a cadeia produtiva do setor de pecuária, também se tornou um problema de saúde para a população.
Conforme as estimativas, cerca de 20 por cento do abate clandestino de animais vêm dos animais furtados. Em vista dos acontecimentos e preocupado com a situação, o parlamentar gaucho apresentou proposta que aumenta a pena para o crime de abigeato, de abate ilegal, de transporte e intermediação clandestina de carnes de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais de corte. O projeto inclui também penalidades para o comércio de procedência ilegal.
A visibilidade
Mirando mais visibilidade, o pré-candidato do PP Maurão de Carvalho tem percorrido os meios de comunicação para falar de suas propostas de governo e suas andanças pelo estado. Segundo sua assessoria, lideranças como o ex-governador João Cahula, o prefeito de Rolim Cesar Cassol e o ex-deputado Miguel Sena já fecharam apoio a sua postulação Palácio Presidente Vargas.
Tudo travado
Seguem travados os entendimentos do comando estadual do PMDB- leia-se casal Raupp - com os dirigentes do PDT, PSB, DEM e PTB para formação de nominata à Câmara dos Deputados. Mesmo assim os dirigentes dos partidos alinhados com o governador Confúcio Moura acreditam que até as convenções será possível demover as lideranças peemedebistas e sacramentar a composição.
Frentão avança
O presidente regional do PSDC Edgar do Boi disse ontem que o Frentão já tem seu time escalado para as eleições de outubro, com Expedito Junior (PSDB) ao governo, Neodi Carlos (PSDC) a vice-governador e Moreira Mendes (PSD) ao Senado. O que não tem avançado é a formação das nominatas proporcionais. Neste sentido o líder bovino ainda cata aliados.
Novo reduto
Com novo reduto formado em Porto Velho, o ex-deputado estadual Leudo Buritis, com boa penetração no eleitorado evangélico, esta de volta as lides políticas e vai disputar uma cadeira à Assembléia Legislativa. Buritis, que fará dobradinha com o pedetista Marcos Rogério, também mantém esperança de receber uma boa votação em Ji-Paraná, onde residiu por mais de duas décadas.
Chapa reforçada
O PTB já tem três pré-candidatos a Câmara dos Deputados definidos para entrar na peleja das alianças em formação com os partidos governistas: 1- O cacique Nilton Capixaba (Cacoal) 2 – O emergente vereador Everaldo Fogaça (Porto Velho) 3 – Ex-senador Ernandes Amorim (Ariquemes). Além destes, nomes da Bacia Leiteira e Cone Sul estão sendo recrutados.
Via Direta
*** O ex-prefeito Roberto Sobrinho, alvo de recente condenação por improbidade esta recorrendo e mantém sua candidatura à Câmara dos Deputados *** Os pré-candidatos Julio Olívar (PSB-Vilhena), Amir Lando (PMDB-´Corumbiara) e Daniel Pereira (PSB-Cerejeiras) concentram esforços no Cone Sul na cata dos votos *** O apresentador Arimar Sá abriu preparativos para lançar programa nas noites de domingo na Rede TV.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri