Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ano de 2012 foi repleto de escândalos, roubalheira e de crises políticas em Rondônia


O ano de 2012 foi repleto de escândalos, roubalheira e de crises políticas em Rondônia - Gente de OpiniãoTermópilas II

O ano de 2012 foi repleto de escândalos, roubalheira e de crises políticas em Rondônia. Conforme o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho, 2013 não será diferente. Ele previu uma Operação Termópilas II botando muita gente boa em cana durante o ano que inicia. A conferir.

 


Ano violento

E 2012 terminou como começou, com muita violência. O prefeito reeleito de Machadinho do Oeste, Marinho da CAERD, sofreu mais um atentado a bala e desta vez só se salvou porque estava com um carro blindado. A região de Machadinho, como se sabe, virou terá sem lei com conflitos agrários e pólo de tráfico de drogas com conexão com o Mato Grosso,

 

Festa da posse

Amanhã é o grande dia, a posse dos prefeitos eleitos em outubro. Em Alto Alegre dos Parecis, a festa começou na sexta-feira dia 28, com a pose do prefeito Abadias Brás Odorico, do seu vice Juvenil José dos Santos e do novo presidente da Câmara de Vereadores Daniel Boone.

 

O ano de 2012 foi repleto de escândalos, roubalheira e de crises políticas em Rondônia - Gente de OpiniãoAno bom

Contrariando atentados a bala e as previsões pessimistas de Hermínio Coelho, o governador Confúcio Moura afirma que 2013 será um grande ano para o estado, com grandes investimentos para Rondônia manter seu elevado índice de crescimento. Ele entende que seu governo viverá sua melhor fase em 2013.

 

O ano de 2012 foi repleto de escândalos, roubalheira e de crises políticas em Rondônia - Gente de Opinião

 A coalizão

O prefeito eleito Mauro Nazif toma posse amanhã, divulgando seu secretariado, que será fruto de alianças com vários partidos. Além da aliança principal, PSB/PDT, a gestão socialista terá no primeiro escalão nomes oriundos do PC do B, PSOL, PT e até do PSDC. Enfim, um governo de coalizão.

 

Pé nos aliados

Por falar em governo de coalizão, aos poucos o PMDB vai expulsando as legendas aliadas de Confúcio Moura na gestão da Cooperação. Já levaram um pé, o PSB de Mauro Nazif, os Democratas de José Bianco, o PC do B de Manoel Neri e agora o PT, de Fátima Cleide e Roberto Sobrinho.

 

 

O ano de 2012 foi repleto de escândalos, roubalheira e de crises políticas em Rondônia - Gente de OpiniãoSem ruptura?

O governador Confúcio Moura faz questão de manter a aliança com o PDT de Airton Gurgacz seu vice governador e do senador Acir Gurgacz. No entanto, o comando do PMDB vê nos pedetistas uma ameaça para 2014 e cria casos constantemente com objetivo de gestionar uma ruptura.

 

 

Orçamento 2013

O Congresso Nacional virou o ano de 2012 sem aprovar o orçamento da União 2013 que só será votado agora depois do recesso em fevereiro. A bancada federal precisa ficar atenta, pois grandes investimentos estão inseridos na peça orçamentária para Rondônia, desde pontes à recuperação de rodovias federais.

 

Gente de OpiniãoA cassação?

Como já era esperado a Câmara de Vereadores de Porto Velho amorcegou o processo de cassação do prefeito afastado Roberto Sobrinho. Eram favas contadas: o presidente do organismo era líder do prefeito, o relator um parceiro de negócios. Enfim, ambos eram amigos do peito do ex-alcaide.

 

Do Cotidiano
Rondônia, 30 anos

Embora Rondônia tenha uma história centenária, ligada às obras da Estrada de Ferro Madeira–Mamoré, oficialmente a data magna do Estado é o dia 4 de janeiro, que remonta à sua instalação, em 1982.

Ao completar 30 anos como Estado, Rondônia se afirma como Estado promissor, na condição de síntese da alma nacional, tendo recebido predominantemente a valiosa contribuição étnica dos povos amazônico, nordestino e sulista.    

Em 4 de janeiro de 1982, a posse do primeiro governador do Estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira (1922–1987), conhecido popularmente como Teixeirão, ele governou Rondônia governou até 1985, quando o deputado estadual Ângelo Angelim, foi nomeado pelo presidente José Sarney – nos últimos suspiros da ditadura, os governadores de Estado ainda eram nomeados pelo presidente da República.

Oficial do Exército Brasileiro, Jorge Teixeira iniciou sua carreira militar como aspirante da Arma de Artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1947. Formou-se também em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Em 16 de dezembro de 1981 a Câmara Federal aprovou projeto de lei que deu origem à Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981, que instituía a nova unidade da Federação o Estado de Rondônia. Cumprida a tarefa de organizar a instalação do Estado, Teixeirão permaneceu no cargo, sendo reempossado em 29 de dezembro de 1981, em Brasília, agora não mais como governador territorial, mas de Estado.

Antes da posse de Angelim como seu substituto, porém, porém, Rondônia foi o primeiro Estado a ter uma governadora: em janeiro de 1984, durante licença de saúde do governador Teixeira, assumiu a paraibana Janilene Vasconcelos de Melo.

Sua eficiência a fez merecedora da indicação presidencial para gerir Rondônia durante a licença do governador Teixeira, entre 3 de janeiro e 15 de fevereiro de 1984.

 Para chegar à instalação oficial de 4 de janeiro de 1982, Rondônia passou por vários estágios históricos. Depois da epopeia da ferrovia Madeira–Mamoré, a Revolução de 1930 deu ensejo ao projeto de criação de novos territórios federais, que o ditador Getúlio Vargas pôs em prática ao baixar o decreto-lei 5.812, em 13 de setembro de 1943.

 


 

Via Direta

*** Porto Velho encerra 2012 com pelo menos meia dúzia de Gente de Opiniãonovas invasões de terras na periferia *** Mais problemas para a nova gestão resolver *** Mais um ano se passou e o deputado Natan Donadon, já tri-cassado, passa incólume na Câmara Federal...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)