Sábado, 5 de outubro de 2013 - 18h01
O balanço das filiações
Num balanço final das filiações em Rondônia, tudo indica que o partido que mais ganhou foi o PMDB de Valdir Raupp, que atraiu para suas fileiras o milionário Mário Portuguê$, que já é pré-candidato ao governo fazendo sombra ao governador Confúcio Moura – e o ex-prefeito de Candeias e ex-deputado federal Lindomar Garçon, com boa performance nas eleições passadas a prefeitura da capital.
Quem conhece a política rondoniense, sabe o quanto as coisas são recorrentes por aqui. Portuguê$ e Garçon são herdeiros de uma corrente política local que tradicionalmente não se entende com o PMDB, nutrindo rivalidades tribais históricas. A mistura pode ser explosiva, redundando em danos como já ocorreu em alianças em décadas passadas, como Jacob Atalah com Raquel Candido, Chiquilito com Raupp, Carlinhos com Nazif, etc, etc.
Outro fato a ser considerado é que até hoje a imagem dos políticos que deixam partidos da oposição para ingressar no governo é de velhacos, interesseiros, buscando tetas. Já, quem deixa o governo, para se bandear para a oposição, a imagem é positiva, de desapego ao balcão de negócios que se transformou a política.
Contrariando suas bases, Portuguê$ e Garçon vão ter que trabalhar dobrado para conter o desgaste do PMDB, com deputados presos e com a imagem bem deteriorada.
Homem bomba
Desde que se entregou a justiça – com aquela mentirada que nunca saiu de Porto Velho – o ex-presidente da Assembléia Legislativa Valter Araujo, o Homem Bomba, que teve tratamento vip durante a captura, é alvo das mais diferentes especulações. Uma delas dá conta que através de recursos, conseguiria voltar ao Poder Legislativo estadual e reaver seu cargo de Hermínio. Acredita-se que ele tem maioria lá para mudar qualquer decisão como ele fazia antes: na escuridão das madrugadas.
Os sanguessugas
Em tom áspero, o atual ( e já ameaçado por Valter Araujo...) presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho se posicionou contra a reforma administrativa do governo estadual que tem como objetivo economizar R$ 50 milhões. No entendimento de Coelho, quem deveria deixar o governo seriam os ex-prefeitos, os ex-deputados e todos os sanguessugas que são protegidos pelo poder dominante.
Eleições 2013
Em virtude de eleições anuladas em 2012, vários municípios dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão voltam às urnas, neste domingo dia 6. Em São Paulo a nova eleição acontecerá nas cidades de Ibaté e Tabatinga, no Rio Grande do Sul, em Tupandi e no Maranhão, no município de Boa Vista do Gurupi.
Chapa sangrando
Com seu candidato ao governo, Neodi Carlos (PSDC-Machadinho) flagrado pela justiça no episódio da folha paralela da Assembléia Legislativa e o vice Carlos Magno (PP-RO) que na Operação Dominó foi algemado e preso, a chapa apoiada pelo senador condenado Ivo Cassol (PP) esta fácil de ser alvejada pelos adversários. É uma chapa que já começa sangrando.
Esperanças renovadas
A recuperação da rodovia 425 e a licitação da ponte na altura do Abunã, na rodovia 364, que liga Rondônia ao Acre, foram festejadas pela bancada federal rondoniense. A luta se volta agora para a dragagem do Rio Madeira e para que a ponte binacional em Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia, saia do papel, depois de quase dois anos de conversa fiada.
A chiadeira
Mesmo com chiadeira da oposição – que não dá trégua -, a grande verdade é que a gestão Mauro Nazif (PSDB) apresentou algumas melhoras nos últimos dois meses na capital. Temos bairros em asfaltamento, ruas já encascalhadas e, a buraqueira, em algumas regiões da cidade diminuiu sensivelmente. Prova disto é que os protestos de ruas com queima de pneus e entulhos também deram um refresco.
Via Direta
*** Mais de 100 parlamentares trocaram de partido no apagar das luzes, nos últimos dias de filiações*** A Assembléia Legislativa foi aprovar o projeto de reforma administrativa longe dos olhos das centrais sindicais: em Pimenta Bueno *** É grande a expectativa para o primeiro julgamento do Homem Bomba, marcado para o dia 30.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis