Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 - 18h01
As definições
A Assembléia Legislativa reabre os trabalhos dia 15 e define os demais cargos da mesa diretora que faltaram no próximo dia 19. Como as funções de Presidente e 1º Vice já foram acertadas, o maior cargo de visibilidade para a disputa é da 1ª Secretaria, ocupada atualmente pelo deputado Lebrão.
Orçamento 2013
É primordial para o governo de Rondônia viabilizar os empréstimos - já aprovados na Assembléia Legislativa – para tenha recursos para investir em saúde e em infra-estrutura. O cobertor do orçamento 2013 é muito curto e cobre apenas a folha de pagamento do funcionalismo.
Ano de desafios
Teremos um 2013 de importantes desafios para a classe política. No Congresso, nossa bancada federal lutando para assegurar os recursos das emendas parlamentares e a concretização das obras do PAC no estado. Aqui, o governador precisa virar o jogo, principalmente nas áreas de saúde e segurança pública.
O municipalismo
Preocupante mesmo é a situação do nosso municipalismo. Exceto os pólos regionais mais importantes – e mesmo assim alguns deles também – os prefeitos estão à míngua e muitos terão sérias dificuldades para manter sequer as demandas sociais.
A briga começou
A pendenga entre o prefeito Nazif e as empresas de transportes coletivos e coleta de lixo apenas começou. Existe um longo – e pantanoso – caminho para ser percorrido nas barras da justiça. Além disto, lembro que na física, a cada ação corresponde uma reação. A peleja pode ser dura.
Ação e reação
A administração local precisa ficar atenta para que tanto os ônibus como a coleta de lixo não parem os serviços como retaliação, jogando a população contra o Paço Municipal. Como se sabe, a municipalidade não tem como suprir estes serviços de uma hora para outra.
Nossa região
A Amazônia ficou bem na fita na esfera federal. De Rondônia temos o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp; na liderança do PDT no Congresso Nacional, o senador Acir Gurgacz; na Mesa Diretora do Senado, o 1º vice-presidente é o Acreano Jorge Viana (PT), 2ªVice-presidência Romero Jucá (RR)
Os predadores I
Em todas as eleições a ALE os vereadores de Porto Velho emplacam pelo menos dois deputados. Em 2014 a tendência será maior, com vários deputados estaduais da capital inelegíveis pelo envolvimento em maracutaias, virando fichas sujas.
Os predadores II
Como não bastassem os vereadores, na capital teremos nomes fortes na peleja 2014. Figuras da estatura de um Mário Português (PPS), Mariana Carvalho (PSDB) e Aluízio Vidal (PSOL), que já são cobrados para serem puxadores de votos seus partidos.
Do Cotidiano
Lições da Ação Penal
Quando surgiram as primeiras denúncias do escândalo que viria a ser conhecido como mensalão, boa parte dos brasileiros manifestou descrença quanto ao desfecho do caso – em linguagem popular, poucos duvidavam que o caso terminaria em pizza, como tantos outros na história recente e antiga dos desmandos praticados na esfera da administração pública. Sete anos depois, o Supremo Tribunal Federal, numa atitude exemplar e desassombrada, deixa claro que o País voltou a viver sob o império da lei e de seu princípio maior, segundo o qual a lei é igual para todos. Esse talvez seja o mais benéfico efeito da Ação Penal 470, relatada de maneira também exemplar pelo ministro Joaquim Barbosa e examinada com competência jurídica e visão ética pela consagradora maioria de seus pares. A análise do caso serviu, ainda, para mandar para a lata do lixo (onde esperamos que permaneçam) conceitos que, de tão aéticos, contribuem para denegrir a imagem do Brasil no cenário internacional e enfraquecer valores da cidadania, sem os quais não há desenvolvimento sustentável nem construção da paz e igualdade social. Foi o caso da ministra Carmen Lúcia que, contundente, proferiu a mais clara condenação da conhecida (e tolerada) prática da caixa dois como um crime grave, que agride a sociedade brasileira.
Ao longo dos quase seis meses do julgamento – acompanhado pela TV, pela internet e pela imprensa nacional e internacional, com transparência elogiável adotada pelo STF, várias vezes voltou-me à mente a reflexão que abri um artigo que escrevi há pouco mais de dois anos e que aqui transcrevo. “ “Pode existir desenvolvimento econômico, social e político de uma nação, sem obediência aos princípios éticos? Em outras palavras, é possível o desenvolvimento a qualquer custo? Apesar da disseminação da crença em contrário, a história mostra que a resposta é negativa, pois, entendido em seu sentido mais abrangente, o desenvolvimento é impossível sem que dele participem cidadãos honestos, probos e comprometidos com os princípios éticos e morais, gerando um benéfico efeito cascata que, acredito, constitui, se não o único, pelo menos o mais promissor caminho para corrigir as graves injustiças e atenuar as perigosas tensões entre as nações, que marcam este início de século 21”. ( RuyAltenfelder)
Via Direta
*** As boates de Porto Velho estão sendo fiscalizadas com rigor na capital, depois da tragédia de Santa Maria *** Tem casos já, até com exageros, mas apertadas para ampliar as normas de segurança *** Textoni não falou mais em desistir da sua carreira política. Vai daí, que entra na peleja 2014...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis