Quinta-feira, 12 de setembro de 2013 - 18h14
O Diário, aos 20 anos
O jornalismo paranaense esta ligado historicamente ao nascimento dos dois maiores diários do estado. Em 1980, o jornalista Paulo Martins, contratado pelo Grupo Mário Calixto, foi o sustentáculo da implantação do jornal Estadão do Norte; em 1993, a Eucatur firmou parceria com Emir Sfair – falecido na década passada – na época proprietário do jornal O Paraná, também procedente de Cascavel, que polariza a região que mais exportou migrantes para Rondônia. Em ambos os casos, boa parte da equipe técnica e de jornalismo veio do Oeste paranaense, incluindo este que vos fala que participou dos dois projetos.
Considero importante passar aos historiadores este contexto histórico do jornalismo, com os dois periódicos no seu nascimento com características tão diferentes. O Estadão surgiu com jornalismo mais crítico e investigativo, já o Diário, seguia os moldes do jornal o Paraná, com uma linha que buscava o equilíbrio, a ponderação, mas que volta e meia destoava deste norte editorial, mas sempre defendendo as bandeiras regionais.
Aos 20 anos, completados hoje, ao lado da TV Rondônia e do Território Federal do Guaporé, que deu origem ao estado, o Diário se apresenta maduro e com forte identidade com os rondonienses, refletindo os anseios regionais
Os governadoraveis
Dois governadoraveis se encontraram na quarta-feira pela manhã para tratar da sucessão estadual. O ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos –em fase de mudança de partido – e o ex-governador José de Abreu Bianco (DEM). Bem que eu quis bisbilhotar melhor a coisa, mas fui barrado no baile! O que foi tratado ficou a sete chaves.
100 por cento
Lembram do então governador Ivo Cassol e do então prefeito Roberto Sobrinho que falavam em 100 por cento de água, esgoto na capital e a coisa virou brisa? Agora foi a vez do governador Confúcio Moura falar em 100 por cento de água encanada e o prefeito Mauro Nazif falar em 100 por cento da capital iluminada. Haja sapecadores!
Ausentes
Expressivas lideranças rondonienses, a ex-vereadora Mariana Carvalho (PSDB) e a ex-senadora Fátima Cleide (PT) estão morando em São Paulo, e portando fora das lides políticas locais, neste momento. Mariana faz residência médica, Fátima Cleide trabalha no Instituto nacional do PT Ambas devem disputar cargos eletivos no ano que vem.
A coesão
Como Rio Branco, a urbanizada capital acriana, que conseguiu se firmar, através da coesão política de suas lideranças, o município de Ji-Paraná vai seguindo o mesmo caminho. Já com viaduto, travessia e marginais da BR 364 caprichadas, agora a capital da BR vai colocar para andar o seu anel viário. Desunida, Porto Velho vai padecendo com infra-estrutura.
Com parentes
Os políticos fichas sujas vêm quentes e fervendo para as eleições do ano que vem. Desta vez lançando parentes já que muitos deles, pertencentes aos clãs políticos estão impedidos de entrar na peleja. Já imaginaram? Temos neste momento quase 40 fichas sujas botando parentes na disputa. Suficiente para eleger governador, Assembléia Inteira e toda nossa bancada federal, se ganharem as eleições. Coisa de louco!
Novo prédio
Uma comitiva de vereadores esteve ontem na Assembléia Legislativa pedindo recursos de emendas parlamentares para a ampliação da sede da Câmara de Vereadores de Castanheiras, encascalhamento das estradas. O grupo, formado pelos vereadores Orlando Pereira (PRB), Moisés Rodrigues (PTC), Arilson Paisante (PSDC) e João Batista (PSB) se queixou da forte queda do FPM em 2013.
As definições
Só no próximo dia 18, quando o organismo receberá os inquéritos da Operação Apocalipse e nomear seu relator é que a comissão processante da Assembléia Legislativa finalmente começará a andar. Neste contexto, o desafio é encontrar alguém disposto a ser relator, um cargo que exige firmeza e honestidade de propósitos, enfim, um cara com perfil pitoco, sem rabos.
Via Direta
*** O PT de Rondônia não se cansa de produzir escândalos em larga escala *** Agora, foi à vez de Jorge Streit, presidente da Fundação Banco do Brasil no olho do furacão *** É tanto prefeito do interior de Rondônia condenado ou afastado por improbidade administrativa que chega a assustar*** Só neste ano meia dúzia deles já foram objeto de ações pública ou de afastamento pelas Câmaras Municipais
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis