Segunda-feira, 19 de agosto de 2013 - 18h11
Semana decisiva
Teremos uma semana decisiva para alguns assuntos pendentes na esfera política. Em Brasília deverá ser equacionada finalmente a cassação do deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO) que esta preso na penitenciária da Papuda, o que vai ocasionar o ingresso do suplente, o ex-senador Amir Lando no seu lugar. Ainda no Congresso Nacional temos o caso do senador Ivo Cassol (PP-RO), já condenado pelo STF, cujo processo de cassação já é cogitado. Em Rondônia, na Assembléia Legislativa, a expectativa é que entre em pauta a cassação do deputado estadual Marcos Antônio Donadon e a formação da Comissão Processante para julgar os parlamentares envolvidos com o esquema de tráfico de drogas e estelionato, desvendado pela Polícia na Operação Apocalipse.
Rondônia em sido protagonista de escândalos políticos e assim sendo, ao mesmo tempo em que as coisas rolam para nossos representantes no Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, a Câmara de Vereadores de Porto Velho, coloca em ação sua comissão processante dos vereadores também envolvidos na Operação Apocalipse, sendo três deles ainda presos. É muita coisa para limpar com parlamentares de todos os níveis, nacionais, estaduais e municipais. Onde vamos parar?
Crime organizado
A Câmara dos Deputados reúne hoje a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para tratar em audiência pública do projeto 5776/13 que regulamenta a investigação criminal no país. Com a medida acabarão as polêmicas, como aquelas ocorridas em Rondônia quando O Ministério Público Estadual se manifestou contrário as investigações dos deputados envolvidos no tráfico de drogas e estelionato.
Ferrão afiado
A recente perda do esquema de vigilância, esta colocando o ex-senador Expedito Junior (PSDB) na oposição. A fama de se voltar contra aliados será alimentada mais uma vez nesta temporada. Como se sabe, Expedito já foi aliado dos ex-governadores Piana, Bianco e Cassol. O próximo a experimentar a ferroada do escorpião, como se vê, é Confúcio Moura nas eleições 2014.
Ocupando espaço
Com espaço perdido nos últimos anos, novas lideranças estão surgindo em regiões até então dominadas por clãs políticos regionais, como os Donadons, em Vilhena; Os Muletas em Jaru, e os Amorins em Ariquemes. A maioria dos integrantes destas dinastias está enrolada com a justiça eleitoral e como fichas sujas impedida de disputar as eleições em 2014.
Vetos presidenciais
Em sessão conjunta, o Congresso Nacional realiza sessão nesta terça-feira para examinar vetos presidenciais. Alguns assuntos são polêmicos, como a Lei do Ato Médico, novos critérios para a partilha de repasse do Fundo de Participação dos Estados, além da extinção da multa de 10 por cento do FGTS.
Eleições 2014
Antes de se atirar na disputa do governo do estado, o ex-governador José de Abreu Bianco (DEM) começou uma serie de consultas a possíveis aliados na Assembléia Legislativa, na bancada federal e junto a prefeitos rondonienses. Ele em sido estimulado a entrar na peleja em vista do impedimento de dois ex-aliados, Ivo Cassol e Expedito Junior, que são da mesma faixa de votos.
Bancada federal
Com o padre Tom (PT) entrando na disputa do governo, com Moreira Mendes (PSD) na condição de ficha suja (caso das passagens na ALE-RO), Natan Donadon (PMDB) preso e cassado, mais a desistência da reeleição de Carlos Magno (PP), a porteira da bancada federal esta aberta para a renovação dos quadros na Câmara dos Deputados.
Prá valer
Na briga por estas cadeiras na Câmara dos Deputados, já estão na área postulantes da estatura do ex-deputado federal Agnaldo Muniz (PSC-Cacoal), do ex-deputado estadual Daniel Pereira (PSB-Porto Velho), Aluísio Vidal (PSOL-Porto Velho), Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho), Lindomar Garçon (PV-P. Velho), Rodrigo Melo (PDT-Guajará Mirim), entre outros.
Via Direta
*** Os governadores estão de barbas de molho neste segundo semestre *** Ocorre que mais de vinte estados já passaram do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal *** A expectativa dos estados de reverter à situação esta no Congresso Nacional, caso seja aprovado o aumento de repasses no FPE nesta terça-feira.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis