Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ex-prefeito Roberto Sobrinho já projeta 2014


O ex-prefeito Roberto Sobrinho já projeta 2014 - Gente de OpiniãoUm pântano

O prefeito Mauro Nazif ainda se movimenta num terreno pantanoso no Palácio Tancredo Neves. A auditagem solicitada para a folha de pagamento dos servidores indica claramente que ele ainda esta tateando algum ponto de apoio para deslanchar sua gestão. Enquanto isto as nomeações de segundo escalão continuam paralisadas.


 

O ex-prefeito Roberto Sobrinho já projeta 2014 - Gente de OpiniãoAs especulações I

O ano começa com uma série de especulações: 1 -Amir Lando acredita que assume a vaga de Natan Donadon ainda neste primeiro semestre na Câmara 2 – Depois das últimas derrotas, o ex-deputado Miguel de Souza já estaria de transferência para Brasília. 3 – Mário Português esta deixando o grupo político de Ivo Cassol e João Cahula.

Gente de OpiniãoAs especulações II

Ainda no terreno das especulações: o prefeito de Ouro Preto Alex Testoni ameaça abandonar a carreira política; o ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça mira uma cadeira na Câmara Federal em 2014; o dirigente do PSOL Aluízio Vidal entra na peleja por uma vaga na Assembléia Legislativa, o dirigente tucano Lindomar Carreiro, idem.

Decepcionado

O presidente regional do PSDC Edgar do Boi já não esconde sua decepção com a nova gestão na capital. Ele esperava ser nomeado secretário da Agricultura e acabou sendo preterido. Que o dirigente bovino tenha esperança: o segundo escalão ainda não foi nomeado.

Gente de OpiniãoNa agenda

O senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, depois de cumprir agenda nos últimos dias no interior deverá conversar com o vice-prefeito Dalton di Franco para tratar das eleições do Diretório Municipal do partido na capital. A legenda já estuda nominatas aoo pleito de 2014.

Gente de OpiniãoSiglas de aluguel

Com as eleições do ano que vem, já começam a proliferar as siglas de aluguel na praça rondoniense. Além das já existentes e já sobejamente conhecidas, agora surge o Partido da Segurança Pública e Cidadania –PSPS. Tem mais meia dúzia de legendas no forno se preparando.

Gente de OpiniãoEm dobradinha

Com novo ânimo, já que as previsões sombrias de prisão não se confirmaram e escapou da cassação do seu mandato na Câmara de Vereadores, o ex-prefeito Roberto Sobrinho já projeta 2014: pode disputar uma cadeira á Câmara Federal em dobradinha com os deputados estaduais Cláudio Carvalho e Epifânia Barbosa.

A recuperação

O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), coordenador da bancada federal de Rondônia incluiu como sua prioridade nas emendas de bancada a recuperação da Universidade Federal de Rondônia- UNIR tão carente de recursos financeiros e até mesmo de equipamentos para os cursos. “Será uma somatória de esforços dos deputados e senadores”, explica

 
 

A desoneração

A desoneração do óleo diesel é uma as soluções estudadas por alguns estados para reduzir as tarifas de transportes coletivos e passagens de ônibus em geral. No Paraná, o governo do estado já subsidia as tarifas dos coletivos em Curitiba e Londrina e deve manter a medida com os novos prefeitos.

Do Cotidiano

A lição e o peixe

Uma reflexão, digamos, mais acadêmica sobre os rumos da modalidade de assistência social que deve ser praticada no Brasil esbarra, de início, na dificuldade de estabelecer parâmetros de avaliação. Um exemplo: de quantos e de quais brasileiros estamos falando? Dos 16,2 milhões que vivem em situação de extrema pobreza, citados em pronunciamentos oficiais com base em dados de 2010 do IBGE? Ou dos 60 milhões que outras fontes situam abaixo da linha de pobreza? Não importa o tamanho do problema. Uma visão mais pragmática e próxima da realidade indica que a educação e a formação para o trabalho são os dois principais fatores para o resgate social. A educação, porque dotará o beneficiário de competências pessoais, senso crítico e consciência de seus direitos e deveres como cidadão. A formação para o trabalho, porque tornará esse mesmo cidadão independente, gerará autoestima e assegurará condições de uma vida digna a ele e à sua família.

Assim, os constituintes de 1988 foram sábios ao assegurar a todos os brasileiros o direito à educação e ao trabalho. Tanto assim que buscaram garantir o apoio aos menos favorecidos, estabelecendo no artigo 203 da Constituição Federal que a assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social”, incluindo entre seus objetivos a promoção da integração ao mercado de trabalho (inciso III). Num Brasil que não é um país pobre, mas um país de muitos pobres, apenas a ação do governo, por mais ampla e bem intencionada que seja, não reduzirá as desigualdades sociais que condenam milhões à exclusão. A sociedade pode e deve dar sua contribuição, como as organizações do terceiro setor vem fazendo há séculos. Entre elas, é referência a atuação do CIEE, com o encaminhamento de 11 milhões de jovens estagiários e aprendizes ao mercado de trabalho e a oferta de dezenas de cursos e oficinas gratuitos, presenciais e à distância, destinados a estimular a formação integral das novas gerações. (Ruy Martins)

 

Via Direta

Gente de Opinião*** Os tucanos querem antecipar o processo sucessório colocando seu candidato Aécio Neves para percorrer o País *** Com a conclusão prevista para abril, seguem as obras do Centro de Referência da Mulher *** Os recursos são oriundos do Consórcio Santo Antônio.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)