Quarta-feira, 17 de outubro de 2012 - 05h05
Os indesejáveis
PT e PMDB, se tornaram indesejáveis na capital e ninguém queria saber de se aliar aos seus dirigentes. Mas como a necessidade faz o sapo pular e coisa esta apertada, Garçon já aceitou desde o vice de Fátima Cleide (PT), Miguel de Souza (PR), até o secretário da Saúde Willians Pimentel (PMDB) - aquele que foi preso.
As pesquisas
O prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura poucas semanas antes da eleição tinham comemorado as elevadas taxas de popularidade atribuídas as suas gestões pelo Ibope. Um deles chegou a festejar 78 por cento de aprovação, um recorde. Mas na eleição do dia 7 tiveram um choque – de realidade. |
Em erupção
Que o portovelhense não se engane com o tom cândido dos candidatos a prefeitura no horário gratuito. Existe uma situação de rigoroso equilíbrio e a campanha esta prestes a entrar em erupção com lava incandescente para todo lado. A coisa deve esquentar nos debates.
Mapa da mina
Verificando os resultados das urnas em 7 de outubro na capital, é possível desenhar o mapa da mina para os candidatos. Garçon precisa reforçar suas paliçadas na região central, nos conjuntos habitacionais e, melhorar seu desempenho perante os formadores de opinião.
Pontos nevrálgicos
Do lado de Nazif, a coisa é revitalizar seu desempenho nas Zonas Leste e Sul. Também precisa reforçar sua estratégia perante o segmento evangélico, outro fator de desequilíbrio no primeiro turno. Junto aos indecisos, vai ter que reforçar a idéia de que não é um político talhado apenas para o Legislativo.
A rotatividade
Nunca na história de Rondônia tivemos tamanha rotatividade na Casa Civil de Rondônia. O último a cair, Juscelino Amaral, também não esteve a altura, sofrendo rápido desgaste com a classe política e com sindicatos. A torcida é que seu sucessor, Marco Antônio alcance êxito na difícil missão.
Memorial
O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) está em Brasília onde providencia emenda parlamentar para a recuperação do memorial Jorge Teixeira de Oliveira. Ele ficou sensibilizado com a situação do logradouro e ao reassumir o cargo na próxima semana já dará andamento à captação de recursos.
Dobradinha
Indagado sobre seus projetos futuros, Acir foi taxativo. O projeto do PDT é manter seu compromisso com o governador Confúcio Moura, cedendo Airton Gurgacz de vice, e ele saindo em dobradinha para a reeleição em 2014. Acir entende que Confúcio esta em plena recuperação.
PT caipira
Aos petistas que ficaram deprimidos com o vexame histórico do partido na capital resta comemorar a competência e a unidade da sigla na roça. O PT emerge das urnas mais caipira em Rondônia, conquistando importantes colégios eleitorais como Cacoal ( 4º), Jaru (6º), além de Guajará Mirim, Médici etc.
Do Cotidiano
Analfabetismo devora
O analfabetismo total no Brasil decresce lentamente, e talvez em razão do falecimento dos idosos analfabetos, mas estima-se que o analfabetismo funcional alcance três quartos da população. Diante dessa realidade, o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, defendeu a adoção de políticas robustas para superar o analfabetismo no Brasil, onde eles são estimados em 13 milhões completamente incapazes de ler e escrever.
“Superar o analfabetismo é questão urgente e complexa, por isso exige políticas robustas e capazes de fazer sentido para os cidadãos que não conseguiram se alfabetizar”, analisa Cara. Hoje, 10% da população acima de 25 anos tem apenas o ensino fundamental completo. Um quarto da população tem o ensino médio completo e apenas 11,5% concluíram o ensino superior.
Para a Campanha Nacional pelo Direito à Educação esses números demonstram o atraso educacional do País. O dramático desse dado é que boa parte da população brasileira acima de 25 anos é composta por cidadãos que não tiveram respeitado seu direito à educação, pois 31,5% não completaram nem o ensino fundamental.
O analfabetismo funcional corre quando as pessoas até chegam a ser treinadas para desenhar o nome, conhecer odinheiro e abrir contas embanco, mas não conseguem compreender textos simples. Seu alcance é tão grande no País que já está comprometendo a formação de mão-de-obra, que começa a ser importada, como trabalhadores braçais haitianos para a construção civil, costureiras bolivianas para a indústria de confecções, técnicos médios de várias, engenheiros e cientistas.
Segundo o professor Paulo Botelho, consultor de empresas para Programas de Engenharia da Qualidade “o analfabetismo funcional constitui um problema silencioso e perverso que afeta as empresas”. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola, afirma. Elas sabem ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não conseguem compreender a palavra escrita.
Calcula-se que, no Brasil, os analfabetos funcionais somem 70% da população economicamente ativa, com a possibilidade de abarcar 75% da população total acima dos 7 anos.
Via Direta
*** O governo de Rondônia começa a se alinhar, obedecendo as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal *** O fantasma da Operação Termópilas voltou a assombrar os deputados estaduais, com novas revelações da Polícia Federal *** E o inverno amazônico começa a dar as caras...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis