Quinta-feira, 29 de agosto de 2013 - 18h09
Os gargalos rondonienses
Repleta de gargalos no que tange a infra-estrutura, Rondônia patina com as estradas federais necessitando reparos, padece com a procrastinação de obras de dragagem no Rio Madeira e vê, na falta de agilidade na regularização de milhares de imóveis rurais um freio no desenvolvimento agropecuário, segmento responsável por boa parte do nosso PIB.
Não bastasse a falta de esgoto que multiplicam as doenças gastrointestinais e o abastecimento de água que não atinge 50 por cento dos domicílios na capital, atingindo seriamente a saúde, os rondonienses se afligem também com a segurança pública. O crescente tráfico de drogas – que é inclusive apoiado por alguns políticos que foram flagrados na Operação Apocalipse – reflete diretamente na alta taxa de homicídios, de latrocínios e assaltos a mão armada.
A década é repleta de desafios e temos sido penalizados por tantas obras paradas e outras que sequer saíram do papel como a ponte binacional em Guajará Mirim e a ponte que permite a ligação de nosso estado com o Acre, projetada para ser construída na altura do Abunã. É preciso que a bancada federal cobre com mais vigor das esferas federais soluções para tantos gargalos.
O afastamento
Em mais um episódio vergonhoso, a Câmara dos Deputados não cassou o mandato do deputado Natan Donadon, dando uma clara demonstração de desprezo a transparência, a moral e aos bons costumes. No entanto, por estar preso, Donadon foi afastado das funções e o ex-senador Amir Lando chamado a tomar posse.
Exemplo de cima
Se em Brasília, sob os olhos da grande imprensa, os parlamentares tiveram coragem de cometer tamanho abuso, é possível entender porque a Assembléia Legislativa de Rondônia e a Câmara de Vereadores de Porto Velho catimbam a justa punição dos parlamentares envolvidos na Operação Apocalipse. Afinal, o mau exemplo vem de cima.
Em recuperação
Para surpresa até dos próprios petistas, a ex-senadora Fátima Cleide, depois de derrotas consecutivas ao Senado e a prefeitura de Porto Velho, apresenta bons sinais de recuperação. Pesquisas recentes revelam que diante do cenário de pouca vergonha na política rondoniense, ela se transformou no meio do PT numa das raras figuras incólumes.
Afinar o discurso
Os pedetistas se reuniram no meio da semana, sob o comando do vice-governador Ayrton Gurgacz, para afinar o discurso, definir a eleição diretório municipal e projetar o futuro. A legenda prepara fortes nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados no ano que vem e alguns nomes começam a ser cogitados para entrar na dança.
Edição histórica
A equipe do Diário da Amazônia já trabalha na elaboração da sua edição histórica de 20 anos, que acontecerá no próximo dia 13 de setembro. Hoje o Diário é o único rotativo com circulação estadual, auditada pelo IVC, penetrando em mais do que o dobro dos municípios do seu principal concorrente. Olho vivo anunciantes, a edição será recorde de exemplares distribuídos no estado.
Audiência em Guajará
Sob o comando do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o Senado realiza audiência pública hoje em Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia. Com transmissão pela TV Senado, o encontro vai discutir com a lideranças locais investimentos no Vale do Guaporé, parcerias e alternativas de desenvolvimento regional
Rivalidades tribais
A Zona a Mata é um prodígio e ameaça lançar dois candidatos ao governo em 2014. Além do deputado federal Padre Tom, com base em Alto Alegre dos Parecis, onde foi prefeito duas vezes, os entendimentos avançam para o lançamento do atual prefeito de Rolim de Moura, César Cassol (PP). Na campanha de 2010 a região teve João Cahula e Expedito na peleja - e o racha regional prejudicou ambos.
Via Direta
*** A população da Zona Sul da capital reclama do aumento da criminalidade *** O governador Confúcio Moura prossegue sua peregrinação de inaugurações neste final de semana no interior *** Quem disse que Porto Velho esta falida? Existem pelo menos quatro grandes empreendimentos imobiliários lançados nas últimas semanas...
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis