Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O mau exemplo vem de cima


 Os gargalos rondonienses 

Repleta de gargalos no que tange a infra-estrutura, Rondônia patina com as estradas federais necessitando reparos, padece com a procrastinação de obras de dragagem no Rio Madeira e vê, na falta de agilidade na regularização de milhares de imóveis rurais um freio no desenvolvimento agropecuário, segmento responsável por boa parte do nosso PIB.

Não bastasse a falta de esgoto que multiplicam as doenças gastrointestinais e o abastecimento de água que não atinge 50 por cento dos domicílios na capital, atingindo seriamente a saúde, os rondonienses se afligem também com a segurança pública. O crescente tráfico de drogas – que é inclusive apoiado por alguns políticos que foram flagrados na Operação Apocalipse – reflete diretamente na alta taxa de homicídios, de latrocínios e assaltos a mão armada.

A década é repleta de desafios e temos sido penalizados por tantas obras paradas e outras que sequer saíram do papel como a ponte binacional em Guajará Mirim e a ponte que permite a ligação de nosso estado com o Acre, projetada para ser construída na altura do Abunã. É preciso que a bancada federal cobre com mais vigor das esferas federais soluções para tantos gargalos.

 

 

O mau exemplo vem de cima - Gente de Opinião

           O afastamento          

Em mais um episódio vergonhoso, a Câmara dos Deputados não cassou o mandato do deputado Natan Donadon, dando uma clara demonstração de desprezo a transparência, a moral e aos bons costumes. No entanto, por estar preso, Donadon foi afastado das funções e o ex-senador Amir Lando chamado a tomar posse.
 

 O mau exemplo vem de cima - Gente de Opinião

          Exemplo de cima         

Se em Brasília, sob os olhos da grande imprensa, os parlamentares tiveram coragem de cometer tamanho abuso, é possível entender porque a Assembléia Legislativa de Rondônia e a Câmara de Vereadores de Porto Velho catimbam a justa punição dos parlamentares envolvidos na Operação Apocalipse. Afinal, o mau exemplo vem de cima.

 

Em recuperação

Para surpresa até dos próprios petistas, a ex-senadora Fátima Cleide, depois de derrotas consecutivas ao Senado e a prefeitura de Porto Velho, apresenta bons sinais de recuperação. Pesquisas recentes revelam que diante do cenário de pouca vergonha na política rondoniense, ela se transformou no meio do PT numa das raras figuras  incólumes.

 

Afinar o discurso

Os pedetistas se reuniram no meio da semana, sob o comando do vice-governador Ayrton Gurgacz, para afinar o discurso, definir a eleição diretório municipal  e projetar o futuro. A legenda prepara fortes nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados no ano que vem e alguns nomes começam a ser cogitados para entrar na dança.

 


O mau exemplo vem de cima - Gente de OpiniãoEdição histórica

A equipe do Diário da Amazônia já trabalha na elaboração da sua edição histórica de 20 anos, que acontecerá no próximo dia 13 de setembro. Hoje o Diário é o único rotativo com circulação estadual, auditada pelo IVC, penetrando em mais do que o dobro dos municípios do seu principal concorrente. Olho vivo anunciantes, a edição será recorde de exemplares distribuídos no estado.

 

Audiência em Guajará

Sob o comando do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o Senado realiza audiência pública hoje em Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia. Com transmissão pela TV Senado, o encontro vai discutir com a lideranças locais investimentos no Vale do Guaporé, parcerias e alternativas de desenvolvimento regional

 

O mau exemplo vem de cima - Gente de OpiniãoRivalidades tribais

A Zona a Mata é um prodígio e ameaça lançar dois candidatos ao governo em 2014. Além do deputado federal Padre Tom, com base em Alto Alegre dos Parecis, onde foi prefeito duas vezes, os entendimentos avançam para o lançamento do atual prefeito de Rolim de Moura, César Cassol (PP). Na campanha de 2010 a região teve João Cahula e Expedito na peleja - e o racha regional prejudicou ambos.
 

 

Via Direta

*** A população da Zona Sul da capital reclama do aumento da criminalidade ***  O governador Confúcio Moura prossegue sua peregrinação de inaugurações neste final de semana no interior *** Quem disse que Porto Velho esta falida? Existem pelo menos quatro grandes empreendimentos imobiliários lançados nas últimas semanas...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sábado, 1 de março de 2025 | Porto Velho (RO)