Sábado, 30 de maio de 2015 - 14h47
Não é de hoje que a opinião pública tem conhecimento da existência do nepotismo e do modus operandi mais recente, que é o nepotismo cruzado – e temos denúncias recentes por aqui – em todo País. Como se sabe, a nomeação de parentes para cargos públicos em detrimento de qualificações específicas funciona muito entre políticos, procuradores, desembargadores, prefeitos, ministros e governadores trocando nomeações entre si de esposas, ex- mulheres, filhos, tios e parentes próximos.
A coisa vem de longe, desde o início da colonização portuguesa no País, com Pero Vaz de Caminha. Na vida moderna o nepotismo é considerado uma prática ilegal na administração pública, pois se refere à promoção de um indivíduo em função de seu parentesco com aquele que o promove. Trata-se de uma conquista baseada em privilégios.
“Para ludibriar a Justiça,
então se criou o nepotismo cruzado”
Nesse caso, um acordo entre as partes envolvidas que estabelece a nomeação de parentes de um gestor, sendo que o gestor que teve parente beneficiado, indica o parente daquele que o beneficiou. A coisa está rolando muito nestas bandas.
Eleições 2016
No PP de Porto Velho existem vários pré-candidatos a prefeitos, uma fartura até. Começa com Odacir Soares, vai ainda com Amado Rahhal e tem o deputado Aélcio da TV, uma liderança emergente. Como não bastasse, tem também Jaqueline Cassol, ungida do senador Ivo, que faz o partido de quintal. Por conseguinte, quem quiser ser candidato vai ter que saltar fora.
A mobilização
Por falar em eleições 2016, a temporada promete em Porto Velho, já que o Diretório Nacional do PDT determinou o lançamento de candidaturas próprias nas Capitais. Com isso, os pedetistas de Porto Velho já trabalham em alguns nomes para a tarefa. Entusiasmados, os movimentos PDT Mulher e a Juventude Socialista já começaram a mobilização.
Vice Em Ji-Paraná
Em Ji-Paraná todo mundo está se lançando candidato a prefeito para tentar ser vice do prefeito Jesualdo Pires (PSB), um dos maiores favoritos no Estado na jornada de 2016. Estão na pista o ex-deputado estadual, Euclides Maciel (PSDB); e o atual deputado estadual, Laerte Gomes (PEN), que mudou domicílio eleitoral de Alvorada do Oeste para a Capital da BR. O PMDB e o PP também estudam candidaturas
Lava Jato
Abalado com a repercussão nacional do seu envolvimento na Operação Lava Jato – rapinagem de recursos da Petrobras, lavagem de dinheiro etc – o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) deixou Brasília ainda na quintaa-feira buscando o carinho dos companheiros nas suas bases. A situação do parlamentar é delicada e se agravou com a quebra do sigilo telefônico determinada pelo Supremo Tribunal Federal.
Crise na segurança
Nem uma baita operação policial combatendo os pontos de venda de drogas em Porto Velho reduziu o crescente índice de criminalidade. Temos um verdadeiro banho de sangue na periferia, mesclado com roubos, furtos e assaltos a mão armada. A coisa não anda diferente no interior. Cidades polos, como Ariquemes e Vilhena, vivenciam há tempos uma situação bastante aflitiva.
Via Direta
*** Rola uma grande epidemia de gripe em Porto Velho. Só aqui no SGC, com a bruxa solta, meia dúzia está em convalescência, inclusive o colunista *** Sobrou até para o nosso diretor geral, o popular Cavalca *** A Rondônia Rural Show está mostrando a pujança do agronegócio em nosso Estado *** A festa no campo rondoniense prossegue agora com as exposições agropecuárias, nos principais municípios do Estado.
.
A nova rodoviária de Porto Velho é mais um cartão postal de Porto Velho
Conceito vencedorÀ medida que se ampliam os estudos sobre a realidade amazônica novos conceitos passam a ser levados em consideração pelos cientist
Depois de idas e vindas e polêmicas, Hildon Chaves inaugurou a nova Rodoviária
Verdade que apareceÉ noção corrente, correta e amplamente repetida que o setor agropecuário é um dos esteios do Brasil, a julgar pelo peso das ativ
Imóveis depenados: os ladrões estão levando de tudo
Experiência importante Os negacionistas se escoram em dois argumentos para continuar a destruir a biodiversidade e bagunçar o clima global. Os doi
Importantes causas rondonienses não foram para frente nos últimos anos
Sem brutalidadeCom as frequentes notícias de bombas caindo e tiros disparados sufocando os gestos humanitários, as razões para contentamento se red