Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 01h47
Foco de atrito
Surgiu o primeiro atrito entre o governo da presidente Dilma Roussef e o Congresso Nacional. Ele é motivado pelo corte das emendas parlamentares, atingindo 23 bancadas estaduais, num valor de R$ 1,86 bilhões. Os recursos seriam destinados a obras importantes nos estados e muitas delas já tinham sido anunciadas por deputados e senadores.
Nossa dengue
É um verdadeiro milagre não ter estourado uma epidemia de dengue em Porto Velho com tanta água parada, com tanto lixo nos terrenos baldios e atirados nas ruas e igarapés. Méritos na tarefa de controlar a doença principalmente para Wilians Pimentel, da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalhou com eficiência nas ações de prevenção nos últimos meses.
Dança dos partidos
Já visando às convenções municipais que começam a partir de março várias legendas já se mobilizam em Rondônia. O PDT, O PSOL e o PC do B começaram os primeiros movimentos, enquanto que o PSDC abre encontros no interior do estado, o PMDB programa um seminário e os tucanos já tem sua convenção marcada para Porto Velho no mês que vem.
Muita sarna...
Esse negócio do governador Confúcio Moura misturar na sua base de sustentação, de petistas a cassolistas, só esta dando confusão. Conciliar interesses díspares para as eleições municipais entre petistas e peemedebistas já era uma tarefa árdua, agora com deputados cassolistas na sua base de sustentação na ALE, o Palácio Presidente Vargas caçou sarna para se coçar.
Projetos retomados
Dois importantes projetos do então presidente Carlão de Oliveira a frente da Assembléia Legislativa estão de volta com ênfase da atual mesa diretora da casa de leis: a Escola do Legislativo e a realização de sessões legislativas itinerantes pelo interior. A primeira acontecerá em Vilhena, ainda no primeiro semestre.
Consórcios regionais
O projeto do governador Confúcio Moura (PMDB) de implantar consórcios regionais, como forma de resolver os problemas da saúde pelo interior afora é dos melhores, mas esbarra na questão de recursos. Os municípios estão em crise e a falta de recursos deverá aumentar com os cortes do orçamento da União e dos valores das emendas orçamentárias.
BR das ambulâncias
Depois de reduzir o caos no Pronto Socorro João Paulo II, o governo do estado precisa voltar a sua atenção ao corredor de ambulâncias formado na BR- 364 gerando gastos elevados e perigo. Vou citar um exemplo recente: um bebê que foi transferido da distante Corumbiara – quase 800 quilometros - para ser tratado na capital no início deste mês. Vilhena fica pertinho dali...
A governabilidade?
Os deputados estaduais estão cada vez mais marqueteiros. No episódio da eleição da mesa diretora, eles votavam e bradavam num jogo de cena: “pela independência do Legislativo!”. Agora, um a um vai esquecendo da tal “independência” – inclusive os cassolistas - e aderindo ao governo. Alguns nem dão satisfação, mas outros gritam “É pela governabilidade!” Tá bom...
Do Cotidiano
A manobra da reeleição
Não faziam sequer trinta dias da eleição da calorosa mesa diretora da Assembléia Legislativa e, na tarde de ontem, 22 deputados estaduais – contra apenas duas abstenções – reelegeram a chapa dos “Independentes”, liderada pelo deputado estadual Valter Araújo para o biênio 2013/2014. Em mais um grande lance político, Araújo já mostra os dentes: deve encarar a disputa de 2014 – e não as eleições municipais em Porto Velho no ano que vem como se imaginava - com amplo apoio dos parlamentares. Sua trajetória lembra muito o comportamento audacioso do ex-presidente Natanael Silva: tanto no confinamento de deputados para ter a certeza de uma boa vitória na primeira eleição, como nas costuras pontuais com seus pares para seus projetos futuros. No entanto, com mais estrutura (esta adquirindo uma rede de comunicação) para mirar uma vaga ao Senado ou o próprio Palácio Presidente Vargas em 2014.
Como duas andorinhas não fazem verão – apenas o petista Ribamar Araújo (Porto Velho) e o Democrata Adelino Follador (DEM) ficaram fora da manobra – não houve dificuldades para os chamados “independentes” sacramentar a mesma coisa que já tinha sido adotada em gestões anteriores, como a alteração meteórica no regimento interno. Foi um autêntico replay da reeleição do ex-presidente Neodi Carlos, que optou por ficar fora da atual mesa diretora, embora apoiando a trajetória dos independentes.
O interessante da eleição da nova mesa é que nesta eleição pularam cirandinha juntos desde os deputados cassolboys, aos parlamentares petistas, aos comunistas, aos tucanos aos socialistas e dos peemedebistas, aos democratas cristãos. Um verdadeiro balaio de gatos, com o se vê.
Com relação ao governo estadual, o panorama não deve sofrer alterações uma vez que boa parte dos deputados cassolistas já estão defendendo as cores do novo governo. E como na eleição anterior, o governador Confúcio Moura não meteu o bedelho na escolha do parlamento estadual, também nesta ficou de fora.
A acrescentar, que mais uma vez o petista Ribamar Araújo mostrou coerência, ficando de fora do balaio. Agora, a comemorar, ele tem um companheiro, que é o democrata Adelino Follador. E como eram apenas duas andorinhas, não conseguiram fazer prevalecer o verão da coerência naquela casa de leis.
Via Direta
*** A violência se alastra em Porto Velho e a coisa esta cada vez mais difícil de ser controlada *** De agressões às mulheres a matança de jovens motivada pelo tráfico, a coisa só tem degringolado na capital *** Com os rios de Rondônia subindo rapidamente não fica difícil começar o mês de março com enchentes em algumas regiões do estado.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
PP nacional aposta suas fichas na deputada federal Silvia Cristina para o Governo em 2026
O chicoteA tragédia dos incêndios de Los Angeles, afetando diversos ídolos do cinema, comprova que os ricos também sofrem com os fenômenos climático
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,