Segunda-feira, 5 de agosto de 2013 - 18h01
Uma data histórica
Foi em 6 de agosto de 1983, portanto há 30 anos, que Rondônia ganhou sua primeira carta constitucional. Eleitos deputados constituintes em 1982, empossados no ano seguinte, sob o comando do então presidente José de Abreu Bianco foram longos meses de trabalhos e discussões.
Num depoimento histórico, Bianco revelou em artigo encaminhado a imprensa no final de semana os bastidores das batalhas travadas pelos parlamentares do PDS – em maioria de 14 contra os 9 do MDB, até então o único partido de oposição.
Lembro de debates acalorados envolvendo os líderes do PDS Jacob Atalah e Amizael Silva(este já falecido), tendo em outro lado como oponentes, Tomás Correia e Amir Lando.
A Constituição de Rondônia teve visão de futuro. Se antecipou a autonomia do Ministério Publico – só concedida pela Constituição Nacional em 88 – e inovou na proteção ao meio ambiente, um tema até então pouco priorizado pela classe política. Bons tempos aqueles: O articulista que vos fala estava lá, na assessoria de comunicação dos constituintes. Uma geração que marcou: de lá saíram senadores, governadores, prefeitos etc.
Rabos amarrados
Com num cipoal de rabos amarrados, os petistas se reuniram no final de semana para lavar a roupa suja e discutir a situação do ex-prefeito Roberto Sobrinho, do seu bando, dos deputados estaduais envolvidos em maracutaias – Epifânia Termópilas e Cláudio Apocalipse - e mais uma vez ninguém foi punido. É o fim da picada.
No cadeião
A Folha de São Paulo votou a dar destaque ao deputado federal Natan Donadon, o primeiro congressista-presidiário pós ditadura. Donadon é hóspede da penitenciária da Papuda, em Brasília, que é de segurança máxima. Esta na ala dos detentos perigosos, embora não seja considerado um individuo violento. Deve ficar no “fechado” até 2015, pouco para quem roubou milhões.
Plano B
O PMDB prepara um plano B para a disputa do governo do estado no ano que vem. O atual governador Confucio Moura resiste à idéia de disputar a reeleição, e assim sendo, a grande campeã de votos do partido – e uma das raras fichas limpas da legenda – a deputada federal Marinha Raupp, recordista de mandatos a Câmara dos Deputados será conclamada a assumir a candidatura no segundo semestre.
A conspiração
Hermínio e seus aliados comemoraram a volta ao cargo de presidente no final de semana. O regabofe foi uma demonstração de força no retorno das lides do presidente afastado por 30 dias. Soube-se então, naquele vespeiro, que o presidente teria reclamado de uma conspiração de Maurão e Neodi para colocá-lo na vala comum. O tempo vai dizer se isto é verdade ou não, né?
Embate político
Sem questionar o mérito da volta dos envolvidos na Operação Apocalipse, já que a justiça é que dará a palavra final, entendo que o embate do presidente da ALE com o Palácio Presidente Vargas, além de atingir duramente Hermínio, também pegou forte no governador Confúcio Moura. A conferir os reflexos nas eleições do ao que vem
Eleições limpas
O Movimento Nacional de Combate a Corrupção já está nas ruas, numa parceria com a OAB para coletar 1,6 milhão de assinaturas visando à elaboração de proposta a ser encaminhada no Congresso para uma reforma eleitoral, corrigindo as distorções existentes e o abuso de poder econômico. Parece um sonho, mas o projeto ficha limpa também era e virou realidade.
Via Direta
*** Apupada, a prefeitura de Porto Velho começa a trabalhar duro nos bairros *** Mas o tempo será curto para limpeza e encascalhamento das ruas, já que em outubro começa o inverno *** Na verdade, os problemas maiores estão estourando com as 31 invasões na periferia.
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis