Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes


O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes - Gente de Opinião

Lebrão tocaiado

Revoltado com a falta de quórum para a reunião da Comissão Processante, ontem pela manhã, na Assembléia Legislativa, o deputado Lebrão (PTN-São Francisco) tomou doriu. A imprensa fez “tocaia” para Lebrão no gabinete do deputado Tucura (Cacoal), mas ele saiu pelas portas dos fundos, lépido como um coelho.

 

O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes - Gente de OpiniãoPano de fundo

As eleições municipais de outubro, como se sabe, será pano de fundo para a grande disputa de 2014 ao governo e ao Senado. Neste sentido os partidos estão se unindo em blocos, em todo o estado. Em Cotidiano, na seção abaixo, projeto como se desenha a coalizão governista desde já.

 

O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes - Gente de Opinião

Vitaminada

A vitória, de virada - já que disputava as prévias em circunstância adversas - da ex-senadora Fátima Cleide, deu uma injeção de ânimo na militância do PT. A grande verdade, é que Cláudio Carvalho não entusiasmava a legenda de Lula. Fátima vitaminou a sigla.

A unificação

No PT a palavra de ordem agora é se unir para enfrentar a oposição. Também o prefeito Roberto Sobrinho garantiu seu apoio à candidatura da ex-senadora e, como se sabe a máquina municipal esta azeitada para garantir a legenda uma grande vitória. 

 

O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes - Gente de Opinião

Toca distante

Algumas salas da ALE-RO sofrem com a infestação de ratos. A coisa gerou até piadas, uma delas dando conta que os roedores na verdade, vieram para visitar os colegas envolvidos na Operação Termópilas e para pular cirandinha. Lamentaram muito a ausência de Valter Araújo, um colega foragido - e com a toca distante!

 O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes - Gente de Opinião

Maluco beleza

O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes, apelidado pela imprensa de maluco beleza, recentemente vitima de um surto de psicose gravado e divulgado pela internet. A cabeça do doidão tinha sido exigida também pelos deputados estaduais.

 

 
 

A reviravolta

Gente de OpiniãoA grande marca da atual campanha em Porto Velho são as reviravoltas. No PP, o nome de Ivan Rocha voltou com força impulsionado pelo apoio do governador Ivo Cassol. Preterido, o médico Amado Rahhal já busca abrigo no PMDB do governador Confúcio Moura.

 

Gente de OpiniãoMais pretendentes

Se de fato, o senador Ivo Cassol fechou com Ivan Rocha – fala-se que os dois são sócios – outro rejeitado será Edgar do Boi, do PSDC, que também mirava a indicação para disputar o Palácio Tancredo Neves sob o abrigo da Frente Popular que reúne cinco agremiações.

 

Gente de OpiniãoTem prévias

O pré-candidato a prefeito do PMDB Wanir Cavalheiro disse ontem que o partido terá prévias em maio envolvendo seu nome, do médico José Augusto e do engenheiro Edson Duarte. Ele espera aliança com o PDT, PC do B, PSC, e legendas da base aliada do governo.

 

 

Do Cotidiano

Aliança projetada

A vitória da ex-senadora Fátima Cleide no segundo turno das prévias do PT, neste domingo, projeta desde já uma aliança com o PMDB do governador Confúcio Moura e o PDT do senador Acir Gurgacz. Tudo sob medida, já que o PMDB chutou O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes - Gente de Opiniãosuas definições para julho, esperando uma vitória da ex-senadora, assim como os pedetistas que aguardavam este resultado.

Sobre as prévias do domingo até agora não se sabe como a facção liderada pelo prefeito Roberto Sobrinho conseguiu perder a parada. No primeiro turno Sobrinho jogou contra suas traves, lançando dois candidatos e rachando os votos da sua ala, facilitando o resultado para a ex-senadora. No segundo turno, mesmo comprovando ter ampla maioria no Diretório Municipal, com os votos dos seus dois ungidos, ele deixou passar ao segundo turno justamente a candidatura de Cláudio Carvalho – impedido de disputar as eleições em outubro caso vitorioso naquela seleção - já que teve suas contas rejeitadas pela justiça eleitoral. Com tantos equívocos, para dar e vender, não deu outra.

Tem coisa ainda para ser explicada mais a frente sobre o que ocorreu domingo, porque nunca na história das articulações políticas em Rondônia, se errou tanto neste campo. O lado palaciano errou mais que o personagem Cebolinha de Mauricio de Souza, na sua eterna luta contra Mônica. Até houve a desconfiança que o prefeito e companhia foram obrigados – por instâncias superiores – a se entregar. Se, de fato ocorreu isto, os palacianos “entenderam”, via Diretório Nacional que a opção da candidatura de Fátima Cleide era o melhor para o partido.

De qualquer forma a ex-senadora reverteu um quadro que lhe era desfavorável tanto no primeiro como no segundo turno. Sua vitória garante ao partido o que de melhor existe nos seus quadros para a difícil disputa a prefeitura da capital. Seu desafio agora será juntar os cacos da legenda - e ela esta disposta a esquecer todos os desaforos atuais e passados, agindo como uma grande mãe petista - e seguir em frente.

O tom de conciliação já adotado pela ex-senadora é o que melhor pode ser feito para que a legenda consiga a unidade. Colar os cacos ainda é um desafio, mas extremamente importante para que Fátima desembarque em 2013 no Palácio Tancredo Neves.

 

Via Direta


*** A coluna tem novo telefone a disposição: 8408-5743 e mais o e-mail Csperanca@uol.com.br*** O funcionalismo se divide desde já entre Fátima e Nazif, os lideres da transposição *** Na próxima de semana  o prefeito Sobrinho coloca seu bloco nas ruas para combater as crateras na capital.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026

Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia

A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB

Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Localidades rondonienses sonham com a autonomia

Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)