Quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 05h55
Lebrão tocaiado
Revoltado com a falta de quórum para a reunião da Comissão Processante, ontem pela manhã, na Assembléia Legislativa, o deputado Lebrão (PTN-São Francisco) tomou doriu. A imprensa fez “tocaia” para Lebrão no gabinete do deputado Tucura (Cacoal), mas ele saiu pelas portas dos fundos, lépido como um coelho.
As eleições municipais de outubro, como se sabe, será pano de fundo para a grande disputa de 2014 ao governo e ao Senado. Neste sentido os partidos estão se unindo em blocos, em todo o estado. Em Cotidiano, na seção abaixo, projeto como se desenha a coalizão governista desde já.
Vitaminada
A vitória, de virada - já que disputava as prévias em circunstância adversas - da ex-senadora Fátima Cleide, deu uma injeção de ânimo na militância do PT. A grande verdade, é que Cláudio Carvalho não entusiasmava a legenda de Lula. Fátima vitaminou a sigla.
A unificação
No PT a palavra de ordem agora é se unir para enfrentar a oposição. Também o prefeito Roberto Sobrinho garantiu seu apoio à candidatura da ex-senadora e, como se sabe a máquina municipal esta azeitada para garantir a legenda uma grande vitória.
Toca distante
Algumas salas da ALE-RO sofrem com a infestação de ratos. A coisa gerou até piadas, uma delas dando conta que os roedores na verdade, vieram para visitar os colegas envolvidos na Operação Termópilas e para pular cirandinha. Lamentaram muito a ausência de Valter Araújo, um colega foragido - e com a toca distante!
Maluco beleza
O povão pediu e o Palácio Presidente Vargas detonou o tatuado Dr. Sérgio Paulo de Melo Mendes, apelidado pela imprensa de maluco beleza, recentemente vitima de um surto de psicose gravado e divulgado pela internet. A cabeça do doidão tinha sido exigida também pelos deputados estaduais.
A reviravolta
A grande marca da atual campanha em Porto Velho são as reviravoltas. No PP, o nome de Ivan Rocha voltou com força impulsionado pelo apoio do governador Ivo Cassol. Preterido, o médico Amado Rahhal já busca abrigo no PMDB do governador Confúcio Moura.
Mais pretendentes
Se de fato, o senador Ivo Cassol fechou com Ivan Rocha – fala-se que os dois são sócios – outro rejeitado será Edgar do Boi, do PSDC, que também mirava a indicação para disputar o Palácio Tancredo Neves sob o abrigo da Frente Popular que reúne cinco agremiações.
O pré-candidato a prefeito do PMDB Wanir Cavalheiro disse ontem que o partido terá prévias em maio envolvendo seu nome, do médico José Augusto e do engenheiro Edson Duarte. Ele espera aliança com o PDT, PC do B, PSC, e legendas da base aliada do governo.
Do Cotidiano
Aliança projetada
A vitória da ex-senadora Fátima Cleide no segundo turno das prévias do PT, neste domingo, projeta desde já uma aliança com o PMDB do governador Confúcio Moura e o PDT do senador Acir Gurgacz. Tudo sob medida, já que o PMDB chutou suas definições para julho, esperando uma vitória da ex-senadora, assim como os pedetistas que aguardavam este resultado.
Sobre as prévias do domingo até agora não se sabe como a facção liderada pelo prefeito Roberto Sobrinho conseguiu perder a parada. No primeiro turno Sobrinho jogou contra suas traves, lançando dois candidatos e rachando os votos da sua ala, facilitando o resultado para a ex-senadora. No segundo turno, mesmo comprovando ter ampla maioria no Diretório Municipal, com os votos dos seus dois ungidos, ele deixou passar ao segundo turno justamente a candidatura de Cláudio Carvalho – impedido de disputar as eleições em outubro caso vitorioso naquela seleção - já que teve suas contas rejeitadas pela justiça eleitoral. Com tantos equívocos, para dar e vender, não deu outra.
Tem coisa ainda para ser explicada mais a frente sobre o que ocorreu domingo, porque nunca na história das articulações políticas em Rondônia, se errou tanto neste campo. O lado palaciano errou mais que o personagem Cebolinha de Mauricio de Souza, na sua eterna luta contra Mônica. Até houve a desconfiança que o prefeito e companhia foram obrigados – por instâncias superiores – a se entregar. Se, de fato ocorreu isto, os palacianos “entenderam”, via Diretório Nacional que a opção da candidatura de Fátima Cleide era o melhor para o partido.
De qualquer forma a ex-senadora reverteu um quadro que lhe era desfavorável tanto no primeiro como no segundo turno. Sua vitória garante ao partido o que de melhor existe nos seus quadros para a difícil disputa a prefeitura da capital. Seu desafio agora será juntar os cacos da legenda - e ela esta disposta a esquecer todos os desaforos atuais e passados, agindo como uma grande mãe petista - e seguir em frente.
O tom de conciliação já adotado pela ex-senadora é o que melhor pode ser feito para que a legenda consiga a unidade. Colar os cacos ainda é um desafio, mas extremamente importante para que Fátima desembarque em 2013 no Palácio Tancredo Neves.
Via Direta
*** A coluna tem novo telefone a disposição: 8408-5743 e mais o e-mail Csperanca@uol.com.br*** O funcionalismo se divide desde já entre Fátima e Nazif, os lideres da transposição *** Na próxima de semana o prefeito Sobrinho coloca seu bloco nas ruas para combater as crateras na capital.
O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB
Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani
As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais
Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para