Quinta-feira, 3 de abril de 2014 - 00h01
O plano dereconstrução
Como a necessidade faz o sapo pular e as cobranças são cada vez maiores, a esfera de planejamento da gestão Mauro Nazif (PSB) desenvolveu um projeto de reconstrução de Porto Velho, vitima do seu maior desastre natural de todos os tempos, cujo teor já foi entregue ao governo federal. Nele constam todos os prejuízos, as demandas necessárias para a recuperação para quando o Madeirão começar a baixar, com prioridade a saúde e infra-estrutura.
A União deve se manifestar até o próximo dia 17 sobre as reivindicações da capital de Rondônia e aproveito para enfatizar que neste episódio das enchentes é onde o prefeito mostrou qualidades importantes no enfrentamento, algo que até agora tinha faltado no seu gerenciamento.
A bem da verdade, desde que tentou impor a condição de estado de calamidade, objetivo que acabou conseguindo junto a presidente Dilma Roussef, é que Nazif vem se mostrando melhor articulado e merecedor de crédito da população.
Nesta desgraceira toda, Nazif me lembra alguma coisa do saudoso Chiquilito, que também sofreu com uma enchente histórica em 97, mas que conseguiu deslanchar depois da tormenta, graças a um bom planejamento da sua gestão
Espaço alternativo
O governo estadual é vitima da falta de planejamento na questão do Espaço Alternativo, que a Infraero e o Ministério da Aeronáutica ameaçam melar. Como tocar obras em terreno que não é do governo de Rondônia e com autorização de quem? Com licença de quem? A coisa esta ficando igualzinha a situação da rodoviária onde a pendenga judicial entre o proprietário da área com o poder público se prolonga até hoje.
Clima de tensão
O PP e sua base aliada sob o comando do senador Ivo Cassol ameaçam implodir de vez. O prefeito de Rolim de Moura César Cassol, rompido com o ex-governador já deu o tom do racha durante a semana. Agora o grupo do deputado Maurão de Carvalho (Ministro Andreazza) ameaça cisão. Ele foi estimulado a ser candidato ao governo e abandonado no meio do caminho.
Um ultimato
Metade dos pepistas considera que Ivo Cassol só pensa no próprio umbigo. Por isto deve receber um ultimato da sua proporia base aliada para definir logo quem será o candidato – ou candidata – ao governo do estado. Até o deputado federal Nilton Capixaba, presidente regional do PTB já estuda convite para integrar a nominata do PMDB a Câmara dos Deputados.
Em recuperação
O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho) esta se recuperando da saúde – fez uma intervenção cirúrgica recentemente – e politicamente. Suas últimas decisões – como não dar posse aos suplentes de deputados afastados – tiveram guarida na justiça e aprovação da opinião pública. Mesmo assim, esta afastado da disputa de cargos majoritários, fruto de conspiração de Moreirão Mendes.
As penalizações
Os prefeitos rondonienses se queixam que padecem com penalizações do Tribunal de Contas do Estado –TCE e com as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não bastasse, tem os investimentos de infra-estrutura reduzidos com a queda de tributos na época das chuvas. Muitos estão com dificuldades até para quitar a folha de funcionários e compromissos com fornecedores.
Via Direta
*** As convenções não chegaram ainda e Rondônia, mesmo com as enchentes já esta quente como um vulcão *** É nesta época, de pré-convenções, quando muitos candidatos acabam descartados como OB, que a brigarada fica feia *** Os caciques definem as composições de seus partidos a patirmdos seius próprios interesses futuros e com isto deixa um rastro de mágoas para trás.
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina