Terça-feira, 31 de março de 2015 - 06h30
Conexão Altamira
O que tem a ver a distante Altamira, no Pará, onde esta sendo construído o complexo hidrelétrico de Belo Monte, com a inauguração da Map Linhas Aéreas em Porto Velho, com vôos diários a Manaus? Tudo a ver e Altamira foi decisiva em vista do incremento do fluxo aéreo para cá, para a nova empresa se instalar na capital rondoniense.
Ocorre que já são quase sete mil operários rondonienses trabalhando naquele intrincado projeto, onde até os índios estão metendo o bico e botando os trabalhadores para correr de vez em quando.
Com bom poder aquisitivo, e o consórcio construtor pagando as despesas, pelo menos uma vez por ano os operários vêm para Porto Velho, com conexão imediata em Manaus para cá. Constatando este nicho de mercado, atento ao crescimento aéreo no interior da região amazônica, a MAP largou na frente e já esta estuda ampliar suas paliçadas para Cacoal e Vilhena, com vôos diários para Porto Velho, uma continua reivindicação para quem precisa de rapidez na locomoção ou até mesmo evitar a perigosa BR 364 que se transformou num corredor de tragédias. A Azul bobeou, a MAP entrou com tudo.
O contingenciamento
A redução de empenhos – contingenciamentos de recursos –para 2015 é uma situação que preocupa o país. Na área de segurança pública, por exemplo, desde 2011, o setor tem sido prejudicado, inclusive o Projeto Calha Norte, que só gastou três por cento de suas verbas programadas. Com isto a vigilância das nossas fronteiras com os países produtores de drogas caiu drasticamente.
Miserê danado
Como em outros estados, Rondônia também vai se deparar com contingenciamentos. Por isto obras federais projetadas não deverão sair do papel. Os orçamentos do estado e de nossos municípios também devem acompanhar a tendência da esfera nacional, cujos cortes devem ser anunciados nos próximos dias. Que a bancada federal fique de olho vivo.
Boi voa
Como se sabe, em Rondônia boi voa e um importante segmento tem sido investigado – a coisa já estourou em outros estados – no que tange a lavagem de dinheiro. Os escândalos tem sido rotineiros e este é mais um explodindo na terrinha. Sempre lembro que Rondônia é como um vulcão e volta e meia expele lavas incandescentes para todo lado. Será o caso.
Curso de Medicina
Aumenta o numero de universitários rondonienses migrando para cidades de Santa Cruz de La Sierra, Cochabamba e outros centos acadêmicos bolivianos para cursar Medicina. Porto Velho, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena são os municípios que mais exportam acadêmicos. A vantagem é o custo – menos do que a metade – e o inconveniente é o reconhecimento do diploma no Brasil.
Eleições 2016
Bom orador e atuante na fiscalização das esferas estadual e municipal, o deputado estadual Leo Moraes (PTB-Porto Velho) é o parlamentar mais destacado nestes primeiros meses de parlamento. Com isto, já é estimulado a entrar na peleja pela prefeitura de Porto Velho no ano que vem, ocupando espaços destinados a renovação política na capital.
Via Direta
*** Março vai se despedindo e também a estação das chuvas reduzindo os riscos de cheia histórica na capital ***Agora, só tem um repiquete pela frente antes do verão abrir aquele solão *** Já decidido a encarar a reeleição, o prefeito Mauro Nazif (PSB) vai trabalhar pesado a partir de agora para se garantir *** Dois frigoríficos já estão fechados entre Porto Velho e Extrema, rolando desemprego.
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza