Segunda-feira, 28 de abril de 2014 - 20h22
Revista intima
Como foi noticiado pela média, tramita no Congresso Nacional projeto de lei que vai extinguir a pratica de revista intima nas penitenciárias brasileiras, no momento em que as ONGs e a sociedade brasileira cobram uma atitude mais firme do governo neste sentido. De fato, para uma mãe, esposa ou filha visitar parentes presos, tem sido uma verdadeira tortura, em vista da nudez, dos seguidos agachamentos e até revista ginecológica completa em caso de suspeita.
Nos casos dos estados dominados pelo narcotráfico - Rondônia infelizmente esta neste rol - com as penitenciarias superlotadas de traficantes, será necessário uma revista alternativa, já que a cada ano aumenta o índice de mulheres transportando drogas e celulares pela vagina e pelo ânus.
A cada revista nos presídios – já descontadas as suspeitas em cima das mulheres - os agentes penitenciários encontram mais armas, drogas e celulares pelas celas. Neste caso, também existem outras formas dos produtos chegarem aos presídios, ou seja, por agentes corruptos ou até por advogados mal intencionados.
Enfim, ao mesmo tempo em que precisa combater a violência e a humilhação praticada corna as mulheres, o sistema prisional precisa se modernizar e tornar mais eficiente as revistas a todos os visitantes.
Sem aliança
O PT decidiu em Cacoal que não fará aliança com o PMDB do governador Confúcio Moura e seu pré-candidato ao governo, Padre Tom chegou a garantir que prefere voltar a rezar missa a ser indicado à vice do atual governador. Os petistas lembraram antigas trairagem dos peemedebistas e lançaram mão de pesquisas que dão conta de 40 por cento de rejeição do atual governador.
Um desafio
Ao meio de queda na arrecadação, falta de condições de investimentos em infra-estrutura quase a metade dos municípios rondonienses perdeu população nos últimos treze anos, conforme o IBGE. O desafio de conter a migração nestas cidades permanece nesta década, ao contrários do que ocorre nos pólos regionais (VIlhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho) que continuam crescendo.
Contagem regressiva
Começa a contagem regressiva para as convenções estaduais que vão definir os candidatos ao governo, senado, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados. A maioria dos partidos esta marcando as homologações das candidaturas para a primeira quinzena de junho, mas as grandes coligações vão deixar a coisa para os últimos dias.
Vices indefinidos
Com quatro candidaturas supostamente colocadas na corrida sucessória rondoniense, nenhuma delas definiu seu vice. Confúcio Moura (PMDB), Expedito Junior (PSDB), Padre Tom (PT), Ivone Cassol (PP) não sinalizam definições rápidas. Mesmo porque estas próprias postulações podem ser revistas. Confúcio quer reduzir a rejeição, Expedito é ficha suja, Padre Tom depende do que Lula decidir e Ivone do que o marido acertar.
Raposas de Toga
Em matéria denuncia intitulada Raposas de Toga, a revista Veja revela que 62 por cento dos conselheiros de tribunais de contas são políticos em fim de carreira e muitos respondem processos desde corrupção até assassinato. Em Rondônia nos últimos anos tem aumentado a indicação de políticos, alguns diga-se de passagem, com trajetórias pouco republicanas.
Mudando a escolha
A mesma revista informa que um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional desde o ano passado, poderá modificar a situação relacionadas aos conselheiros. A proposta prevê que os futuros conselheiros sejam escolhidos entre técnicos dos tribunais e do Ministério Público de Contas por meio de eleição interna. Falta definir como afastar tantos pilantras que exercem o cargo pelo Brasil afora.
Via Direta
*** O PTB continua indeciso quanto a sua política de alianças para as eleições de outubro. O encontro realizado em Cacoal não avançou nada a respeito *** Também o PT do Padre Tom permanece sem rumo, com o coração balançando entre um acordo com Ivo Cassol ou com o PMDB ***Com a denuncia premiada, Valter Araujo espera soltura para breve.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri