Quarta-feira, 19 de março de 2014 - 00h03
Bancada se garante
Tão criticada pelos aspirantes à Câmara dos Deputados e ao Senado e sindicalistas com intenções políticas, a bancada federal de Rondônia foi uma das poucas em todo país, que não teve suas emendas contingenciadas pelo Orçamento da União. Com isto, estão asseguradas duas pontes para Rondônia, a binacional em Guajará Mirim e a outra, ligando Rondônia ao Acre, na altura do Abunã.
Também não foi decepada pelo governo Dilma Roussef, a dragagem do Rio Madeira, bastante assoreado nas últimas décadas e que impede a navegação fluvial durante alguns meses do ano ocasionando graves prejuízos as exportações brasileiras a partir do porto local já defasado pelo tempo.
A bancada também se move atenta com relação ao anuncio do PAC 3, onde foi solicitada a inclusão da Ferrovia transcontinental, chegando a Porto Velho, a duplicação da rodovia 364 em toda sua extensão – de Porto Velho a Vilhena – entre outras obras importantes de infra-estrutura.
Com tudo que se vê, levanta-se em contas perdas expressivas no Orçamento, como ocorreu no Paraná e outros estados de grande porte, onde as tesouradas foram enormes, Rondônia, apesar da desgraceira das enchentes tem alguma coisa a festejar
Pé na estrada
Depois de percorrer o Vale do Jamari na semana passada, o senador Acir Gurgacz botou o pé na estrada na região sul do estado e deve encerrar este giro neste final final de semana na região de Pimenta Bueno. Aonde vai o pedetista nega com firmeza que será candidato ao governo, confirmando seu projeto de reeleição ao Senado.
Bicadas no ninho
Com interesses díspares, os cassolistas se reuniram em Ji-Paraná no final de semana cogitando lançar vários pré-candidatos ao governo. Os nomes cogitados foram 1- Ivone Cassol 2- Maurão de Carvalho 3 –Neodi Carlos. Na capital, já tem um front avançado organizando as coisas para o lançamento em junho da empresária Ivone Cassol.
Mais dois
A semana marcou o surgimento de mais duas pré-candidaturas ao governo do estado. A primeira é de Beto Cantanhede, do PSOL, a segunda de uma coalizão de pequenos partidos projetando o deputado estadual Lebrão, do PTN. No ultimo caso, a campanha tem o patrocínio de três prefeitos rondonienses e 21 vereadores. A principal base de Lebrão é o Vale do Guaporé.
Causa estranheza
Causou a estranheza nos meios políticos a não convocação dos suplentes dos deputados cassados Ana da Oito (Nova Mamoré) e Adriano Boiadeiro (Nova Brasilândia). Tanto César Licório (Ji-Paraná) como o pastor Delson (Porto Velho) estão inconformados. No caso do pastor Delson tem o consolo de que se mantém como vereador e não se arrisca perder o mandato.
A definição
O presidente da Assembléia Legislativa José Hermínio (PSD-Porto Velho) analisa o cenário político rondoniense para decidir o cargo que vai disputar nas eleições de outubro. Como Bianco – outro indefinido – ele acredita que esta tudo aberto ainda. Por conseguinte, pode sair desde a reeleição até governador, dependendo do quadro do momento.
Via Direta
***Endividados até o talo, os municípios brasileiros se preparam para nova marcha municipalista *** Em Rondônia também o quadro financeiro da maioria das municipalidades é preocupante *** O ramal paulista da máfia chinesa vai tomando conta do pedaço em Porto Velho *** Os ambulantes se queixam da queda de movimento nas ruas centrais da capital.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri