Segunda-feira, 11 de março de 2013 - 18h02
Obra ameaçada
O maior conjunto de obras projetado nas últimas décadas em Porto Velho e já com parte dos recursos alocados através de emendas esta ameaçada. Trata-se do projeto Arena Multieventos, na região do Aeroclube, onde está previsto a implantação do novo estádio, bumbódromo, centro de convenções, etc.
Os problemas
Problemas que vão desde litígio na área pretendida até falta de planejamento, afetam o projeto, como relatou a repórter Ana Aranda, do Diário, no final de semana. Aliás, pelos mesmos motivos a construção da nova rodoviária da capital anda a passos de tartaruga e temos outras obras enroladas.
Muito trabalho
O ex-deputado federal Miguel de Souza, nomeado para a representação do governo do estado, terá muito trabalho em Brasília para corrigir projetos que não andam nas esferas federais, com problemas crônicos, que vão desde detalhes técnicos a falta de acompanhamento nos Ministérios.
Em campanha
Entidades de alguns municípios importantes querem se unir para aumentar a representatividade. Alguns pólos têm perdido deputados para municípios com menor densidade eleitoral nos últimos anos e com isso cidades como Mario Andreazza, Nova Brasilândia, São Miguel, Machadinho, Alta Floresta e Urupá e deram bem.
A interiorização
A Assembléia Legislativa volta suas atenções, a partir da semana que vem ao seu plano de interiorização, realizando sessões itinerantes pelo estado. Em Guajará Mirim, haverá a retomada do programa, posteriormente, vai a cidade de Buritis, no Vale do Jamari, que será a próxima cidade aquinhoada.
Agenda cheia
O senador Acir Gurgaz, presidente regional do PDT, cumpriu agenda cheia no final de semana, participando de inaugurações e reuniões políticas e ontem a tarde seguiu para Brasília. Os pedetistas estão definindo encontro estadual para dar largada a campanha de filiações.
Ação política
A maioria dos partidos já trabalha com vistas às convenções municipais e regionais, casos do PMDB, PSDB, PSD, PTB, DEM, PT, etc. Como se sabe, caberá aos dirigentes eleitos conduzir a política de alianças para as eleições do ano que vem, definindo as nominatas de postulantes.
Nova leva
Rondônia continua sendo um penico para as tensões sociais de outros estados. No final de semana, mais uma grande leva de presos de alta periculosidade foi transferida para a Penitenciária Federal de Porto Velho. Desta vez, a OAB local protestou, já que poucos políticos falam do assunto.
Faltou Testoni
Na reportagem de domingo sobre a corrida sucessória estadual, faltou um nome importante dentro do tabuleiro político rondoniense. Trata-se do atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni (PSD), que é um dos pretensos candidatos e no caso de ser preterido pode deixar a sigla.
Do Cotidiano
A flor cadáver
Pela segunda vez no Inhotim, e na América Latina, a famosa “flor-cadáver" ou Amorphophallus titanum (Becc.) Becc. ex Arcang. floresceu em um jardim botânico. O evento que ocorreu no Jardim Botânico Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais. O material cresceu dentro da estufa equatorial do Instituto, local com condições de temperatura e umidade controladas, que permite o cultivo de espécies tropicais.
De acordo com Letícia Aguiar, gerente de Jardim Botânico e Meio Ambiente, a túbera, nome dado à imensa "batata" que permanece sob a terra, geralmente pesa entre 18 e 20 kg quando está propenso a florir. No caso da flor do Inhotim, este material possui cerca de 25 kg e mede 70 cm. Em dezembro de 2010, esta mesma planta floresceu no Instituto, e durou três dias. Apenas dois anos depois, o material volta a florescer no Inhotim. “Foi uma grande surpresa nascer uma flor outra vez, em tão pouco tempo”, comemorou Letícia.
A planta possui um caule gigante e subterrâneo, como uma batata, e produz apenas uma folha a cada dois anos, que pode atingir até dois metros de altura e sete metros de diâmetro. A flor é produzida depois dos 10-12 anos, após a germinação da semente. Quando a planta está em flor, está sem folha e vice-versa. A planta nunca produz flores e folhas simultaneamente.
Apesar de ser conhecida como "a maior flor do mundo", o que a espécie produz é, na verdade, uma inflorescência, isto é, um conjunto de flores em uma estrutura compacta. Notável é seu odor, que já foi descrito como "uma mistura de açúcar-queimado com peixe-podre", que atrai moscas e besouros, seus polinizadores. A partir daí surgiu o nome "flor-cadáver” (ou corpse-flower, em inglês). Ainda com esta peculiaridade, atrai multidões aos jardins botânicos no mundo inteiro.
A espécie Amorphophallus titanum foi descrita originalmente por Odoardo Beccari, em 1878, botânico do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou na Ilha de Sumatra, Indonésia. Dez anos depois, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, maravilhando o ocidente com sua inflorescência peculiar. O material que floresceu no Inhotim foi obtido à partir de sementes enviadas pelo jardim botânico da Flórida.
Via Direta
*** Tem “mensalinho” rolando num certo município de Rondônia *** Não é surpresa, pois o costume foi herdado da administração anterior ***A limpeza das ruas começa a melhorar – finalmente, né? – na capital. Já era hora.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri