Quarta-feira, 27 de novembro de 2013 - 18h47
Confúcio na pista
Para a imprensa, curiosos e opinião pública em geral, governador Confúcio Moura tem afirmado que a decisão de tocar seu projeto de reeleição só acontecerá às vésperas das convenções estaduais previstas para julho do ano que vem. Justifica que não é de seu interesse, tampouco do estado, antecipar a guerra da corrida sucessória.
Mas na prática, o governador já age como candidato a reeleição. Se armou até os dentes com uma equipe de imprensa já calejada, tem inaugurado obras até nos grotões mais distantes de Rondônia e, sua agenda corrida no interior, onde estão concentrados dois terços do eleitorado do estado, indica que ele está com o pé no estradão para se manter no poleiro por mais quatro anos.
Neste momento algumas coisas conspiram a favor do governador, depois de quase três anos remendando sua equipe na busca de ajustar um secretariado heterogêneo, formado por 17 partidos, num processo de autofagia jamais visto na história do Palácio Presidente Vargas. São obras em profusão, adversários com problemas na justiça, oposição dividida, classe política desgastada, etc, etc.
Como prefeito de Ariquemes, Confúcio demorou quase dois anos para acertar e se tornar o prefeito melhor avaliado da década. O mesmo modus operandi esta aplicado agora no seu governo. Por isto, já se manifesta otimista e irradiante.
Dividir por dois?
O governador Confúcio Moura garante que existe guerrilha armada na região de Rio Pardo. Seu desafeto maior, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Hermínio Coelho afirma que o que existe é um massacre contra a classe trabalhadora. Então, como é que fica a coisa? Vamos dividir por dois para encontrar a verdade? Ai dá o seguinte: invasores, posseiros, jagunços se unindo para regularizar propriedades na reserva nacional.
Operação Zagan
A Polícia Federal agiu de novo e mandou mais monte de criminosos do colarinho branco para cadeia. Desta vez quase meia família do “exilado” político Mário Calixto foi para trás das grades. Lembrando que o golpe praticado pelos 35 envolvidos é muito semelhante – e até deve ter inspirado - os envolvidos na Operação Apocalipse no que tange ao quesito de estelionato. É o mesmo modus operandi. É um crime com conexões.
Operação Apocalipse
E por falar em operações policiais, a Comissão Processante da Assembléia Legislativa ouviu hoje as testemunhas do caso da deputada estadual Ana da Oito e quase todo mundo confirmou o compromisso que ele assinou e reconheceu firma em cartório com os chefões do crime organizado de Rondônia. Ela se complicou de vez e para se garantir no poleiro ameaça cantar como um rouxinol caso for cassada. E, aí, gente? Coisa de Louco!
Haja corruptos
No Supremo Tribunal Federal-STF já se arrastam 834 ações contra políticos envolvidos em corrupção e alguns casos atingindo renomados rondonienses. A coisa deve aumentar nos próximos anos, já que só em Rondônia, pelo que se sabe, o Ministério Público Federal examina 600 processos. A praga da corrupção se alastra pelo País e precisa ser debelada.
Prévias no PMDB?
Para importunar o governador, os contras do partido estão propondo a realização de prévias. Este grupo tem interesse em alavancar a candidatura do empresário Mário Português, mais conhecido como El Pato. A carga de interesses existe, mas Confúcio tem candidatura preferencial para a reeleição. Tem gente querendo forçar a barra por uns trocados...
Baita encrenca
O PSDC não gostou nem um pouquinho de Ari Saraiva ter pulado de barco para o PTB liderado pelo deputado federal Nilton Capixaba. Agora, o partido quer seu cargo indicado na gestão do prefeito Jesualdo Pires (Ji-Paraná) de volta, conforme exige o dirigente cristão Edgar do Boi. Saraiva deve disputar cadeira à Assembléia Legislativa pelos quadros trabalhistas.
Nas paradas
O deputado federal Padre Ton, pré-candidato ao governo de Rondônia pelo PT, é o entrevistado do programa Rondônia em Debate, apresentado pelo jornalista Lubiana, nesta quinta-feira, na Rede TV. No programa, que sempre é reprisado aos domingos, Padre Ton abre o jogo sobre a situação do partido e a decisão dos petistas em lançar candidatura própria nas eleições do ano que vem.
Audiência pública
A Assembléia Legislativa encerra as audiências públicas de novembro em Jaru, no próximo dia 28, quando vai discutir os problemas relacionados a toda região da Bacia Leiteira. O presidente Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), tem destacado a importância do programa de interiorização das ações do Legislativo.
Via Direta
*** Os deputados federais constituintes foram homenageados em sessão especial em Brasília na quarta-feira *** A violência aumenta na capital com mortos e feridos em assaltos e arrombamentos. Coisa de louco*** Trocando de saco para mala: tem mais um ex-prefeito corrupto para curtir férias na cadeia nos próximos dias...
As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez
Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina