Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os escândalos...


A marcha de vereadores

Os vereadores brasileiros encerram nesta sexta feira em Brasília, a 12ª Marcha dos Vereadores, que teve como tema de discussão o fortalecimento do legislativo municipal e a defesa do municipalismo. Ao todo quatro dias, e eles, todos forrados de diárias para debater um assunto que poderia ser exaurido nos próprios plenários de suas respectivas cidades.

Vereador daqui de Rondônia ou de qualquer outro lugar, na maioria, é aquele aprendiz de corrupto que inventa seminários em praias do Nordeste, debate dos problemas das suas cidades em Brasília - ou até no exterior. Na década de 90, lembro que os vereadores de Porto Velho foram debater saneamento básico da capital rondoniense em Cuba. Lógico que todos com passagens aéreas e diárias recheadas. Pobre erário!

Para render acréscimos em seus salários, os vereadores inventam pelo menos duas vezes ao ano viagens para outros estados para se “atualizar” ou tratar de assuntos de interesses dos seus municípios. Ora, para tratar de liberação de recursos e destravar emendas orçamentárias, temos os prefeitos e os secretários municipais de fazenda e planejamento. Enfim, vereador virou uma raça de pilantra. O que dá para esperar deles quando eleitos deputados?

Os escândalos

Os escândalos se sucedem e mais uma operação foi desencadeada para prender os acusados de envolvimento no desvio de recursos na construção do novo espaço alternativo. Figuras proeminentes foram atingidas, como o ex-diretor geral do DER, Lucio Mosquini, deputado federal eleito e o prefeito de Ouro Preto do Oeste, o milionário Alex Testoni.

Uma surpresa

Os escândalos... - Gente de Opinião

O envolvimento do prefeito de Ouro Preto Alex Testoni (PSD) no golpe do Espalo Alternativo não deixa ser uma surpresa. Na sua passagem pela Assembléia Legislativa tinha posado de moralista e como gestor desenvolvia uma administração eficiente na sua municipalidade. Mais um aspirante a governador que entra na vala comum por causa da sua ambição desenfreada.

Os escândalos... - Gente de Opinião
Lucio Mosquini

Um entreposto

Ficou mais do que confirmado do que nunca com a Operação Denarius, que Rondônia é um grande entreposto dos cartéis de drogas do Peru, Colômbia, Bolívia e México. As descobertas vêm de longe, pois desde os tempos de Pablo Escobar – que foi o maior traficante do mundo -, que as máfias se instalaram na terrinha, comprando fazendas, aviões, madeireiras, caminhões etc.

Água e esgoto

Com audiência publica marcada para o próximo dia 15, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) começa a discutir o problema de saneamento básico e esgotamento sanitário em Ji-Paraná. O município tem uma equação difícil para resolver a coisa em curto prazo: se for a Caerd a assumir as obras, se abe que é morosa. esta endividada e sem condições de resolver os gargalos do tratamento de esgoto tão cedo

Paralisação

Já começou a peleja entre a prefeitura de Porto Velho com as empresas concessionárias de transportes coletivos - com risco de paralisação dia 1º de janeiro. De um lado os empresários clamam por um reajuste de da tarifa para R$ 3,20 de outro o prefeito Mauro Nazif não aceitando até que haja melhorias no sistema. O Paço Tancredo Neves, na verdade, quer afastar as atuais empresas e licitar novas concessionárias.
 

Via Direta

***Aumenta o numero de presidentes de Câmaras de Vereadores em Rondônia enrolados com a justiça *** São pelo menos meia dúzia nas últimas semanas. Como este povo gosta de superfaturar as coisas *** O desembarque de levas de haitianos nos estados do Sul país tem gerado debates calorosos nas últimas semanas no Rio Grande do Sul.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)