Sábado, 13 de abril de 2013 - 18h18
Os clãs políticos
Os clãs políticos regionais vão medir forças nas eleições de 2014, alguns para reafirmar seu poderio, outros para evitar o declínio, depois de tantos anos no poder. Só na capital não foram criadas dinastias políticas. Talvez por ser uma cidade extremamente dividida politicamente, o fenômeno acabou não acontecendo.
Em Ariquemes o clã Amorim, formado pelo ex-senador Ernandes Amorim, pela filha Daniela (ex-prefeita e ex-deputada estadual), mais o prefeito Ernan Amorim esta em declínio e precisa voltar a vencer nas urnas. Igualmente em baixa, o clã dos Muletas precisa da reabilitação em Jaru. Em Ouro Preto, o clã Textoni esta em alta e pode lançar um candidato ao governo. Já, em Ji-Paraná, na capital da BR, os Gurgacz estudam as alternativas, mas o senador Acir confirma que sairá à reeleição. Em Rolim, existem os clãs Raupp, Cassol e dos Ferreira, num grande confronto de afirmação. Por último, no Cone Sul, pode pintar uma nova geração de Donadons, já que Melki, Marco Antonio e Natan têm restrições na justiça para encarar as eleições.
Salvar a pele
Os fichas sujas de todo país se mobilizam para aprovar a PEC-37, que revoga o poder de investigação do Ministério Público. Em contrapartida, a sociedade organizada começa uma série de atos de repúdio contra esta Proposta de Emenda Constitucional.
A improbidade
Não bastasse a iniciativa dos políticos envolvidos até o pescoço para se livrar dos procuradores, eis que o senador Ivo Cassol – objeto de graves acusações na justiça – quer alterar a Lei de Improbidade Administrativa para facilitar a vida daqueles que tem o poleiro sujo.
A omissão
Embora cobrada, a presidente estadual do PT, prefeita Sônia Cordeiro se calou a respeito da prisão e soltura do ex-prefeito Roberto Sobrinho. O vice-presidente, deputado Claudio Carvalho também catimbou o jogo. E assim o PT vai indo: de Epifânia a Sobrinho, fazendo vistas grossas.
Agenda cheia
O senador Acir Gurgaz, cumpriu agenda cheia no final de semana na capital e anunciou a realização de audiências públicas em Rondônia para tratar da nossa agropecuária. Na sede estadual do PDT, despachou com vereadores do interior e com o Comitê Feminino.
A visita
Recebemos na redação, sexta-feira, a visita do atual presidente do Diretório Estadual do PMDB Tomás Correia e agendamos entrevista para a semana que vem para uma sabatina sobre o partido, e os caminhos da legenda para as eleições 2014.
A violência
Aumenta, geometricamente, a violência nas escolas da capital. As meninas brigando a tapas e se descabelando, os meninos na base da bala. Ao mesmo tempo os traficantes rondam os estabelecimentos e fazem a festa. Cadê a patrulha escolar?
Os números
Mesmo com o Denarc fazendo um grande trabalho no combate ao narcotráfico, com apreensão de toneladas de cocaína e maconha nos últimos anos, o que se vê é Rondônia transformada em quintal dos cartéis bolivianos, peruanos, colombianos e mexicano. É coisa- literalmente – de louco!
Via Direta
*** O Diário ampliou a cobertura do interior de Rondônia e terá novas seções nas próximas semanas*** O fim da greve nas usinas foi um alívio na capital. Já se esperavam baixarias neste final de semana *** O inverno amazônico resiste em se despedir...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri