Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os próximos dias serão decisivos na política rondoniense


 Os próximos dias serão decisivos na política rondoniense - Gente de Opinião

As definições

Os próximos dias serão decisivos na política rondoniense. As definições mais esperadas são em Porto Velho, nas convenções partidárias do final de semana, já que os principais blocos formados não se entendem e até ontem ainda não tinham chegado a um consenso sobre os pilotos das coalizões formadas.

 

Prazo final

O prazo final das convenções partidárias será neste dia 30. Quase todos os partidos marcaram a definição dos seus candidatos e alianças para os dias 29 e 30, sendo que em alguns casos haverá convenção conjunta, com formação de blocos, como é o caso da “Frentinha” dos nanicos.

 

Os próximos dias serão decisivos na política rondoniense - Gente de OpiniãoTantas incógnitas

Entre tantos mistérios e incógnitas estão às candidaturas de Hermínio Coelho (PSD), que na prática já desistiu da jornada, mas ainda não anunciou a decisão; de Mauro Nazif (PSB), que está com a campanha paralisada e Garçom (PV) que negociava até ontem ser vice com pelo menos duas grandes coalizões.

 

Gente de OpiniãoGrandes duelos I

Mesmo com tantas indefinições, já é possível projetar bons duelos na peleja 2012 na capital. No campo de postulantes populistas, Garçom x Dalton di Franco, na disputa pelo voto conservador, mais a direita Miguel de Souza x Mário Português. Sem vencer primeiro esta batalha, nenhum deles deslancha na temporada.

 

Gente de OpiniãoGrandes duelos II

Já, perante o funcionalismo público – uma faixa de votos decisiva na capital – o confronto será travado pela ex-senadora Fátima Cleide (PT) x deputado federal Mauro Nazif(PSB). Os dois tem mais penetração neste segmento do eleitorado que os demais concorrentes.

 

Os próximos dias serão decisivos na política rondoniense - Gente de OpiniãoEra da soja

O pecuarista Mário “Coimbra” Português (PPS), pré-candidato a prefeito, vai colocar Porto Velho na era da soja. Uma de sua tantas fazendas de gado será transformada para o plantio. O município, que já tem o pescado e o rebanho bovino vitaminando a economia, agora terá mais uma alternativa.

 


 

Gente de OpiniãoPunhal afiado

Antes era apenas nos bastidores. Agora já é boca no trombone mesmo. O prefeito Roberto Sobrinho se queixa amargamente do punhal afiado dos assessores diretos da ex-senadora Fátima Cleide (PT), pré-candidata à prefeitura de Porto Velho. Fafá busca a unidade petista.

 

Epidemia de crak

O combate a epidemia de crak que assola 91 por cento dos municípios brasileiros, ainda padece com a falta de agilidade nos estados. Apenas quatro unidades da federação, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Sul assinaram acordo de cooperação com a União.

 

Alianças frankstênicas

As alianças franskstênicas unindo adversários políticos, como aconteceu em São Paulo com Lula e Paulo Maluf proliferam na aldeia. Em Rolim de Moura, por exemplo, os desafetos Ivo Cassol e Expedito Júnior, estarão no mesmo palanque com as candidaturas de César Cassol a prefeito e Luizão do Trento a vice.


 

 

Do Cotidiano

Pela interiorização

O pujante interior rondoniense, que conta com dois terços da população do estado e responde pela maior parte do nosso PIB, alavancado pela agroindústria, mineração e a crescente expansão da soja, merece há tempo maior atenção dos jornais com sede na capital.

O Diário prioriza e se volta para este populoso, rico e importante mercado. Não é a toa que a maioria dos governadores eleitos pelo voto direto, desde a criação do estado, tem vindo da roça. Raupp, Bianco, Cassol e mais recentemente Confúcio Moura conquistaram o Palácio Presidente Vargas com DNA caipira.

Boa parte das grandes empresas estaduais, instaladas hoje, em Porto Velho, dos supermercados Gonçalves a Eucatur começaram suas atividades no interior, assim como o Grupo Guareschi e tantos outros.

Visando maior cobertura interiorana, através da nossa sucursal de Ji-Paraná, inauguramos a coluna Informe Rondônia, dedicada à cobertura política regional. Uma lacuna que precisava ser preenchida, já que tanto Informe Amazônia, como a coluna deste que vos fala trata e se volta mais as ações da capital, e das atividades desenvolvidas no Congresso pelos nossos deputados federais e senadores.

Com mais espaço ao nosso interior, o caderno das cidades se voltará também aos editoriais nos pólos regionais mais importantes, como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Seja nas fronteiras pioneiras de Rio Pardo, aos campos de soja de Cerejeiras, este rotativo assume definitivamente o compromisso da defesa das bandeiras regionais.

Temos nos próximos anos lutas por causas como o anel viário e a segunda ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná; a duplicação da rodovia 364 nos trechos urbanos de Ariquemes, Ouro Preto, Cacoal, Presidente Médici e Pimenta Bueno, a implantação da rodovia Transrondoniense – ligando o extremo norte ao extremo sul do estado -, a ponte internacional de Guajará Mirim; a retomada do projeto da ponte ligando Rondônia ao Acre, na altura do Abunã, sem contar tantas obras paralisadas pelo estado.

Caro leitor, estamos ligados em rede com você. É o SGC, mais presente na vida dos rondonienses, seja com este Diário da Amazônia, a Rádio Alvorada (Ji-Paraná), a Rádio CBN (Porto Velho) e a Rede TV Rondônia, hoje liderando audiência em horários nobres.

 
 

Via Direta

*** A CNBB começa a formatar a Campanha da Fraternidade 2013 *** O tema será voltado aos mendigos e sem   tetos abandonados à própria sorte *** Tudo indica que Raupp e Cassol vão pular cirandinha em alguns municípios na campanha 2012...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)