Quarta-feira, 31 de dezembro de 2014 - 05h50
Os recursos desviados
Entre 2009 e 2012 Porto Velho recebeu recursos – boa parte deles desviados pelos políticos – para dar conta das demandas de água e esgoto, viadutos, mobilidade urbana e tantas outras obras de infra-estrutura necessárias. Foi nesta época, no auge das obras da Usina de Santo Antonio, que a migração teve seu apogeu e o nosso comércio bombava.
Com a cheia histórica do Rio Madeira, em meados deste ano, Porto Velho começou um rápido processo de declínio com fechamento de hotéis, restaurantes, açougues, panificadoras, lojas, etc. O movimento de compras deste mês de dezembro revela o pior desempenho nos últimos dez anos.
Hoje se falar na construção de uma nova rodoviária, parque de exposições, Bumbódromo, uma nova sede para a prefeitura da capital – que virou um jogo de empurra entre Nazif e Confúcio -, virou sonho. Pensar que há dois anos atrás se falava no projeto Multieventos onde a capital concentraria tudo isto na região do Aeroclube.
As classes política e empresarial têm saqueado os cofres púbicos de forma sistemática nos últimos anos. E a maioria destes vampiros está por aí, ainda impunes.
As aposentadorias
A OAB contesta na justiça as aposentadorias vitalícias dos ex-governadores em 11 estados, entre eles, o nosso amado estado de Rondônia. O assunto já foi motivo de muitas polemicas por aqui e de idas e vindas, mas sempre os ex-governadores levaram a melhor, garantindo o benefício, por contar com maioria na Assembléia Legislativa.
Livrai-nos!
Um clima mais ameno antecede a posse do governador reeleito Confúcio Moura nesta quinta-feira, dia 1º. O presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho – que com sua boca sem freio – ameaçava causar transtornos e constrangimentos na festa da posse, resolveu viajar com a família entregando a missão para seu vice Maurão de Carvalho. Alívio nas paliçadas governistas.
Na história
Janeiro tem datas marcantes para os rondonienses. No dia 1º, a posse de Confúcio, no dia 2, data do inicio das manifestações das Diretas Já completando 31 anos; dia 4 as comemorações alusivas dos 33 anos de instalação do estado de Rondônia. O mês também marca o ápice do inverno amazônico, a nossa estação das chuvas. É quando a gente vai saber se tem enchente ou não.
Belo Monte
Centenas de trabalhadores que se transferiram de Porto Velho para Altamira, com o propósito de participar da epopéia da construção da Usina de Belo monte estão com a pulga atrás da orelha. As obras já estão atrasadas um ano e o Consórcio Norte acumula prejuízos ao mesmo tempo em que o custo inicial quase dobrou e as empreiteiras necessitam de novos aportes de recursos.
Boi voa!
Já começaram as refregas empresariais e políticas pelas vendas de marmitex para hospitais e presídios, a lavagem de roupas para hospitais, o novo esquema de vigilância, entre outros negócios proporcionados pelo governo estadual para o período de 2015/2019. Como em Rondônia boi voa, o butim é gordo e as raposas felpudas estão por aí para fazer uma boa apresentação, olho vivo...
Via Direta
*** O polêmico reajuste da tarifa de transportes coletivos de Porto Velho continua na justiça *** As concessionárias querem a passagem a R$ 3,20 e o prefeito Mauro Nazif só libera o aumento caso haja melhorias no sistema. O impasse está criado *** O comércio varejista da capital tem o seu pior final de ano em termos de vendas em 2014 *** Que venha então um 2015 mais generoso para nossos comerciantes.
.
Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos
Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza