Domingo, 13 de julho de 2014 - 00h02
Os sem água
Nem faz tanto tempo assim que as enchentes do Rio Madeira atingiram bairros centrais de Porto Velho e as águas se espalhavam dos bairros Nacional ao Triângulo, do Areal a Baixa União. Nem chegamos ao ápice do verão amazônico e tantos bairros na Zona Leste e da Zona Sul já padecem com a falta de água.
Lembro que em anos passados falava-se que a cidade teria 100 por cento de água e de esgoto e tinha gente que acreditava. Era noticiado abundantemente pelos jornais, nas emissoras de rádios e na televisão. Crédulo, este que vos fala, acreditava até no Espaço Multieventos, na região doa Aeroclube onde seriam construídos estádio, bumbódromo, centro de convenções e áreas destinadas para as feiras agropecuária e Flor do Maracujá.
Voltando aos sem água: ao visitar a região das invasões na Zona Leste de Porto Velho verifiquei muita gente caçando água nos vizinhos, em órgãos públicos e até se socorrendo nas torneiras da chácara da Coimbra. Quem pode vai aprofundando os poços a razão de R$ 100,00 a R$ 150,00 o metro. É uma situação que existe desde o início das invasões e que atinge os bairros próximos da antiga cascalheira e a coisa já vem penalizando aquelas comunidades há década. Pergunta-se, até quando vai persistir esta penúria dos sem água?
A substituição
A coligação liderada pelo PSDB trata neste final de semana da substituição do candidato ao Senado Moreira Mendes (PSD-Porto Velho), pelo ex-promotor de justiça Hildon Chaves (PSDB-Porto Velho). A medida foi tomada em vista da condição de inegibilidade de Moreirão. Barrado no baile, vai apoiar a eleição do filho Moreirinha à Câmara dos Deputados.
C r i s e h o t e l e i r a
O entrevistado do programa Rondônia Debate da semana é o presidente do Sindicato Hoteleiro Beto do Trento que relatou as dificuldades do setor. Na entrevista ao jornalista Marcelo Freire, ele defendeu mais investimentos no turismo rondoniense. Trento cobrou ainda a construção de um centro de convenções na capital para incentivar o chamado turismo de negócios
Já era esperado
Por telefone, o candidato ao governo Expedito Junior (PSDB) se mostrou despreocupado com o pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral. Ele acredita que se for barrado no baile nas instâncias locais, será bem sucedido perante as esferas superiores da justiça eleitoral em Brasília. Estabeleceu como estratégia não emitir nota oficial a respeito, minimizando o assunto.
Trabalho escravo
No momento em que o Congresso Estadual voltou a debater medidas rigorosas contra o trabalho escravo, o ex-prefeito de Ariquemes Ernandes Amorim (PTB) foi denunciado pela pratica na sua Fazenda São José. O Estado de Rondônia, como se sabe é um dos lideres no ranking do trabalho escravo no Brasil. Em tempo: O caudilho emitiu nota a imprensa negando o envolvimento.
Voduzando
Os deputados tucanos Euclides Maciel e Jean de Oliveira voduzados por todo mundo pela falta de uma chapa decente a Assembléia Legislativa pelo PSDB acabaram se dando bem com a aliança formada com os Democratas, cujo partido trouxe vários nomes para ajudar no coeficiente eleitoral e entre eles Adelino Folador bom bases sólidas no Vale do Jamari.
Via Direta
*** Com o Brasil fora da final começaram as promoções de televisões no comércio varejista de Porto Velho *** Os Donadons acabaram se dividindo em várias facções para as eleições deste ano no Cone Sul *** Outro clã político dividido é o dos Negreiros na capital, cada um para seu lado *** E a partir de amanhã a campanha começa prá valer *** Salve-se quem puder com pesquisas fraudadas, ataques de jornais e sites de má procedência. A temporada de lama esta aberta!
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri