Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 - 06h11
BR em pandarecos
A pavimentação da BR-364, inaugurada com o nome de Marechal Rondon, que liga no território rondoniense de Nova Califórnia, na divisa com o Acre, no extremo Norte do estado a Vilhena no Cone Sul, acaba de completar 30 anos e os velhos problemas na estação do rigoroso inverno amazônico. A temporada das chuvas apenas começou e temos trechos – como o de Cacoal a Presidente Médici – já em pandarecos.
Em outras regiões, tomando como exemplo, o trecho Porto Velho a Jacy-Paraná, temos a rodovia desmoronando, com cratera monumental levando meia pista e colocando em risco o tráfego de veículos e a ligação com Rio Branco e o estado do Acre. Não bastasse a ameaça de uma nova enchente no Madeirão para apavorar os acrianos.
Como sempre o Dnitt demora para agir e quando é acionado muitas vezes faz lambança como o que já ocorreu várias vezes na região central. Com camada de asfalto insuficiente – isto já foi denunciado por este Diário – a recuperação dos trechos deteriorados tem vida curta e graves conseqüências com tantos acidentes. Parece que a coisa é feita sob medida para as empreiteiras faturar todo ano em cima da desgraça dos rondonienses. Parece?
Ventos favoráveis
Com o ano legislativo acabando – até aprovação do orçamento 2015 rolou na última terça-feira a noite – a Comissão Especial da Assembléia Legislativa alegou falta de prazo e deixou de lado os pedidos de impeachment contra o governador Confúcio Moura. Como se vê, os ventos sopram favoráveis para Confúcio ser diplomado no próximo dia 17 e festejar a posse em janeiro.
Um acordo
Com um acordo firmado pelo Ministério da Justiça com os estados, finalmente o Acre deixará de ter aborrecimentos pelo envio de caravanas de haitianos para os estados do Sudeste e Sul do Brasil. Como se recorda estados ricos, como São Paulo e Rio Grande do Sul estavam chiando com a chegada de novas levas de imigrantes. Agora, pelo tratado, cada estado terá uma cota de imigrantes para atender.
Jogo de pressão
Na Assembléia Legislativa o jogo de pressão é grande na disputa pelo comando da futura mesa diretora. A base aliada tem sua chapa mais ou menos formada, mas a oposição liderada pelo atual presidente da casa de leis Hermínio Coelho se articula para levar a melhor. Tem um jogo de pressão de todos os lados, mas a permanência do governador define as coisas em favor da base de sustentação governista.
As insinuações
A propósito da citação do nome do senador Valdir Raupp na Operação Lava Jato, o PMDB de Rondônia esclareceu que os recursos doados pelas empreiteiras foram destinados a campanha eleitoral e estão devidamente registrados. O partido repudia as insinuações da mídia nos últimos dias a respeito do assunto. Um outro parlamentar rondoniense citado – Moreirão - ainda não se pronunciou.
Orçamento 2015
O orçamento estadual já esta aprovado e agora falta a votação do orçamento do município de Porto Velho. A três semanas do encerramento do das atividades, o Poder Legislativo municipal ainda estuda a peça orçamentária estimada em R$ 1,27 bilhão. É muito dinheiro e sendo aplicado com honestidade e parcimônia poderá render muito. Mas é pouco diante da necessidade da reconstrução da cidade detonada pelas enchentes.
Via Direta
***Os acrianos acompanham a construção da ponte do Abunã com mais interesse do que os rondonienses *** Quase todo dia têm comitiva de Rio Branco e a ponte só esta ainda nos pilares. É ver para crer, né? *** Alguns prefeitos e deputados rondonienses estão assustados com a Operação das Emendas. Porque será? *** É que ninguém quer fazer companhia a Alex Testoni no cadeião..
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri