Sexta-feira, 21 de setembro de 2012 - 05h29
Eleições 2012
Faltando poucos dias do pleito de 7 de outubro, acompanhe um panorama do que esta acontecendo nos principais colégios eleitorais do estado. Mas campanha quente mesmo, com botinadas nas canelas e jogo abaixo da cintura, só em Vilhena e Ariquemes. Confiram.
Em Porto Velho
Já é tradição na capital as surpresas de última hora. Desta vez são tantas que esta até difícil para acompanhar. Numa gangorra, tem ocorrido troca de posições no pódio e a coisa embolou de vez, com Mário Português (PPS) e Mariana Carvalho (PSDB) em curva ascendente nesta reta de chegada. Garçon (PV) que se cuide.
Em Ji-Paraná
No segundo maior colégio eleitoral do estado, o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) vai ratificando nas pesquisas o favoritismo inicial sobre a oponente Solange Pereira (PMDB). Como a vantagem é enorme, Jesualdo pode queimar gordura à vontade até o pleito, sem medo de ser feliz. .
Em Ariquemes
No 3º colégio eleitoral do estado, onde o clã Amorim já elegeu o pai (Ernandes) e a filha (Daniela) prefeitos e tenta retornar ao poder com Saulo da Daniela, todas pesquisas indicam polarização entre os deputados estaduais Lorivaldo Amorim (PMN) e Adelino Follador (DEM). A peleja lá esta quentísima.
Em Cacoal
Na Meca do PMDB, aonde a deputada estadual Glauciony Néri (PSDC) mantém favoritismo, começou uma virada em favor do Padre Franco (PT) que pleiteia a reeleição. Se ganhar de novo, o atual prefeito estará fazendo replay, já que na eleição passada tinha batido à adversária. Uma final emocionante na capital do café.
Em Vilhena
É a eleição mais tumultuada da temporada, com lama espalhada para todo lado. O ficha suja Melki Donadon (PTB) entrou nas paradas mas foi impugnado pelo TRE. O atual prefeito Zé Rover (PP) mantém a dianteira, seguido do deputado estadual Luizinho Goebel (PB), seu ex-aliado.
Em Jaru
No sexto maior colégio eleitoral de Rondônia, as sondagens eleitorais vão confirmando a supremacia de Sônia Cordeiro (PT), numa eleição polarizada com o atual prefeito Jean dos Muletas que tem apoio do PMDB. Enfraquecido nos grandes centros rondonienses, os petistas ganham espaço nas pequenas e médias cidades.
Em Rolim de Moura
O ex-prefeito de Santa Luzia, César Cassol (PP) vai se consagrando como um dos grandes favoritos da temporada. Não é para menos, conseguiu reunir no mesmo palanque três grandes caciques rondonienses: os ex-governadores e atuais senadores Ivo Cassol e Valdir Raupp e o ex-senador Expedito Júnior.
Outras pelejas
Na cidade mais capixaba de Rondônia, o atual prefeito Alex Testoni (PSD) esta entre os três maiores favoritos da temporada e deve ratificar esta condição no pleito de outubro. Em Pimenta Bueno, outro importante colégio eleitoral do estado, a peleja esta polarizada entre Clayton Roque (PSB) e Jean Mendonça (PTB).
Do Cotidiano
O transporte aéreo
O setor de aviação contribui com 2% das emissões totais de gases de efeito estufa no planeta. Com o aumento das viagens aéreas em um mundo globalizado, a Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata, na sigla em inglês) determinou que até 2050 essas emissões se reduzam à metade, tendo como ponto de partida a contagem de CO2 emitida em 2005, além de se tornar neutro carbono até 2020.
Para atingir essas metas de controle de emissões, em meio a um cenário de forte expansão do transporte aéreo em todo o mundo, uma das alternativas que estão sendo avaliadas pelo setor é a utilização de biocombustíveis.
Nessa perspectiva, eles poderiam ser misturados ao querosene na proporção de até 50% sem a necessidade de realizar modificações nas turbinas da atual frota de aeronaves e no sistema de distribuição do combustível aeronáutico. Entretanto, ainda não se chegou ao desenvolvimento de um biocombustível que seja produzido em escala comercial e a um custo competitivo.
A Embraer aceitou o desafio de chegar ao cumprimento da metade estabelecida pela Iata, iniciando estudos para avaliar novos biocombustíveis destinados especificamente para aviação. A pesquisa integra projeto conjunto com a Fapesp e Boeing, que prevê a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento desses combustíveis especiais.
O projeto de pesquisa faz parte de um acordo entre as instituições, assinado em outubro de 2011, e integra o Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), que reúne mais de 300 cientistas brasileiros, sendo a maioria atuantes em universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo, além de 60 pesquisadores de diversos outros países.
A parceria entre a Embraer, a Fapesp e a Boeing começou com um estudo sobre os principais desafios científicos, tecnológicos, sociais e econômicos para o desenvolvimento e adoção de biocombustível pelo setor de aviação comercial e executiva no Brasil. Esse trabalho está sendo desenvolvido por uma série de oito workshops serão realizados ao longo deste 2012 para coleta de dados com pesquisadores, integrantes da cadeia de produção de biocombustíveis, além de representantes do setor de aviação e do governo.
Via Direta
*** Já tem formiguinha se queixando de calotes dos políticos e a campanha nem terminou ***O ficha suja Melki Donadon acabou de fora da disputa em Vilhena *** Aposte na zebra da temporada em PVH: Português ou Mariana?
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri